quarta-feira, 19 de junho de 2013

Teste para 2014: com obras, Castelão falha nos bares e falta de informação

GLOBOESPORTE.COM passeou dentro e fora do estádio e viu carência em serviços básicos. Já serviços de internet e imprensa foram aprovados

Por Roberto Leite, Marcelo Baltar e Marcos Montenegro Fortaleza, CE


Header_TESTE-PARA-2014_CASTELAO (Foto: Infoesporte)
torcida brasil entrada castelão (Foto: Richard Souza)Torcida brasileira faz fila parte de fora do Castelãopara entrar no estádio (Foto: Richard Souza)

O Estádio Castelão foi o primeiro a ficar pronto para a Copa do Mundo de 2014 e, consequentemente, para a Copa das Confederações deste ano. Ainda em dezembro de 2012, foi entregue com direito a visita da presidente Dilma Rousseff. No entanto, a praça esportiva ainda enfrenta problemas tanto na parte de dentro quanto do lado de fora. O seu entorno foi um dos principais problemas diagnosticados pelo GLOBOESPORTE.COM, em Fortaleza.

Do lado de dentro, o estádio apresenta arquibancadas confortáveis e arquitetura bonita. Serviços de internet dedicados à imprensa também estão dentro dos padrões de um grande evento esportivo. Já os serviços básicos, como alimentação e informações ao público não funcionaram bem.

Chegada e partida

Pelo que se viu antes da partida entre Brasil e México, nesta quarta-feira, a infraestrutura ao redor do estádio ainda deixaa desejar. Para se ter ideia, pela manhã, operários ainda tentavam retocar os meios-fio sem acabamento e aplicavam asfalto em partes das vias de acesso.
 

Para o torcedor, que veio andando por quase dois quilômetros, a falta de calçadas e a presença de areia e lama onde deveria estar a calçada do estádio atrapalhou o acesso. Na Avenida Paulino Rocha, buracos dificultavam ainda mais a chegada. Outras obras no entorno estavam cobertas com tapumes.

Antes de entrar no perímetro da Fifa, já próximo ao Castelão, os torcedores chegaram com certa facilidade até o meio-dia. Contudo, um protesto gerou confronto manifestantes e Polícia Militar, tornando a chegada mais difícil. Os manifestos eram contra possíveis gastos excessivos para a realização da Copa do Mundo e também por melhorias nos serviços de educação, transporte público, segurança e saúde.´

protesto castelão (Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)Protesto próximo ao Castelão dificultou a ida dos torcedores ao estádio (Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)

Duas das quatro vias de acesso foram completamente fechadas durante o início da tarde, após o protesto obstruir a passagem de carros e pedestres. Mas quando o horário do jogo se aproximou, os próprios manifestantes abriram espaço para torcedores com ingressos passarem.

Na saída, o estádio foi esvaziado rapidamente, seguindo os padrões da Fifa. Do lado de fora, torcedores seguiram para os ônibus que os levariam de volta aos bolsões de estacionamento do qual saíram antes do jogo.

"Fan walks"

O espaço destinado a chegada da torcida estava delimitado com grades em um dos lados das avenidas Alberto Craveiro e Paulino Rocha. Nos dois locais, nada de enfeites que fizessem alusão a Copa das Confederações ou tendas de patrocinadores do evento, como prometido pela Secreatia Extraordinária da Copa em Fortaleza. Apenas quiosques para venda de bebidas.

Muitos torcedores, inclusive, ignoraram a "fan walk" e andaram do lado de fora dela. Inclusive, muitos caminhavam por cima do canteiro central, que só recebe grama parcialmente, colocada um dia antes da partida.

Operários estádio Castelão (Foto: Marcelo Baltar)Operários ainda trabalhavam próximo ao início do jogo no Castelão (Foto: Marcelo Baltar)

Falta de informação

Já nos portões de entrada, alguns torcedores reclamaram de informações desencontradas. Seguranças do estádio informaram que os portões abririam às 13h. No entanto, só foram abertos, de fato, quase uma hora depois do informado.

Na parte de dentro, voluntários davam informações desencontradas a torcedores e jornalistas. E em alguns setores, sequer estavam lá para dar orientação. O GLOBOESPORTE.COM tentou conversar com o chefe do voluntariado, mas ele informou que apenas o Comitê Organizador Local (COL) poderia falar a respeito do assunto.

Polícia orienta torcedor castelão (Foto: Richard Souza)Policial ajuda a dar informações a torcedor em área próxima ao Castelão (Foto: Richard Souza)

Setor de imprensa

No Centro de Imprensa do Castelão, a internet funcionou com eficiência e boa velocidade. A tribuna de imprensa também repetiu a performance de internet e mostrou contar ainda com pontos de energia e televisões em cada bancada.
Bares e restaurantes

No intervalo da partida, já faltava água mineral, refrigerante e sanduíches em boa parte dos bares do Estádio Castelão. As pessoas chegavam a ficar mais de 30 minutos na fila para comprar um produto.

fila lanchonete castelão torcida brasil x mexico (Foto: Carlos Montenegro)Torcedores enfrentam longas filas em um dos bares do estádio (Foto: Carlos Montenegro)

Os atendentes dos bares onde acabaram comida e bebida não souberam informar quando haveria reposição ou se ainda isso seria feito ao longo da partida. Isso foi motivo de decepção para o contador Ítalo Belo, que viajou de Natal, no Rio Grande do Norte, até Fortaleza, para assistir Brasil x México.
- Vim para a fila aos 25 minutos do primeiro tempo e não fui atendido ainda - disse ele, já com a bola rolando na segunda etapa.

Banheiros sujos também foram problema

banheiro estádio Castelão  (Foto: Marcos Montenegro)Antes da partida começar, banheiros já estavam sujos no Castelão (Foto: Marcos Montenegro)

O fato não é novo no Castelão. Na rodada dupla, pela Copa do Nordeste deste ano, quando o estádio teve seu campo de jogo inaugurado, antes do fim do primeiro tempo da primeira partida, já não havia mais comida. A situação voltou a se repetir no show de Paul McCartney, em maio, e na final do Campeonato Cearense, entre Ceará e Guarany de Sobral.

O sistema de som também estava ruim. As escalações não puderam ser bem ouvidas. Muita gente deixou os carros em bolsões e teve de ir nos ônibus da organização para o estádio. No entanto, as filas estavam caóticas. Alguns torcedores decidiram pegar táxi. Mas por conta do perímetro de segurança da Fifa, tiveram de andar cerca de 3 Km até o estádio

Além disso, os banheiros estavam bem sujos antes do jogo começar. No chão, muita lama e papéis higiênicos no chão. As pias também estavam muito molhadas.

FONTE:

http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-das-confederacoes/noticia/2013/06/teste-para-2014-com-obras-castelao-falha-nos-bares-e-falta-de-informacao.html

Nenhum comentário: