quarta-feira, 19 de junho de 2013

Conexão Espanha-Curicica: Piqué faz a festa de jovens em projeto social

Zagueiro do Barça deixa hotel na manhã desta quarta, visita comunidade e joga bola de olhos vendados: 'Fiquei feliz com a experiência que vivi aqui'

Por Cintia Barlem, Gustavo Rotstein e Pedro Veríssimo Rio de Janeiro

Gerard Piqué deu um tempo no luxo do hotel e no conforto da concentração da Espanha, que está no Rio de Janeiro para o confronto com o Taiti pela Copa das Confederações, quinta-feira, no Maracanã. O zagueiro deixou a bela paisagem de praia e, na manhã desta quarta, foi até uma comunidade localizada no bairro de Curicica, Zona Oeste da cidade. Lá, o atleta da Fúria - embaixador das Nações Unidas para a infância – conheceu um projeto social que tem a fundação "Fifa For Hope" como um dos patrocinadores.

A atividade do projeto "Companheiros das Américas" tem como base a prática do futebol. Convidado pelos cerca de 20 adolescentes que o receberam, ele jogou bola até com os olhos vendados. Mas deixou o local com a certeza de que naquele local do Rio fora dos cartões postais, a prática do esporte é apenas um meio para que pessoas necessitadas tenham noções de amizade, respeito, cidadania e solidariedade.

Astro do Barcelona e marido da cantora Shakira, Piqué foi recebido pelos jovens com informalidade. Sempre sorrindo, o zagueiro logo sentiu-se à vontade e ouviu atentamente a instrutora explicar os objetivos do projeto – a melhor capacitação de pessoas para o mercado de trabalho. Em seguida, foi convidado a participar de uma amostra da prática esportiva. Numa quadra de futebol de salão, jogou de mãos dadas com uma aluna e depois experimentou a sensação de atuar no campo com os olhos cobertos, se movimentando apenas com as orientações de um companheiro. Ao fim, o zagueiro mostrou ter entendido o propósito.

- Foi interessante jogar com os olhos cobertos, porque você precisa muito da ajuda do companheiro. Isso é importante em qualquer trabalho em equipe, seja no futebol ou na vida - resumiu.

Mosaico - Pique Curicica (Foto: Cintiam Barlem, Pedro Veríssimo e Gustavo Rotstein)

Em seguida, Piqué fez perguntas aos alunos e respondeu a alguns questionamentos dos jovens, a maioria relativas aos objetivos do projeto social. O zagueiro lembrou a importância dos estudos para a formação de grandes profissionais em todas as áreas. Ao ser indagado se havia passado por problemas de relacionamento num grupo de futebol, Piqué disse:

- Tenho a sorte de estar no Barcelona, um grupo no qual a maioria é formado na base do clube. Então nos conhecemos desde criança e somos amigos. Mas sei que em outros clubes existem jogadores que querem ser mais importantes do que outros. Então muitas vezes há problemas. Todos devem saber qual é seu papel na equipe, cada um tem sua importância - destacou.

O GLOBOESPORTE.COM transmite Espanha x Taiti ao vivo, quinta, às 16h, no Maracanã

Sem tirar o sorriso do rosto, Piqué posou para fotos com os jovens, recebeu elogios das meninas até deixar o local já apressado por conta dos horários da seleção. Antes, mostrou ter ficado satisfeito por estar perto de uma realidade tão diferente da sua.

- Nós jogadores viajamos muito, mas raramente deixamos o hotel para conhecer outros lugares. É sempre bom saber como são outras formas de viver a vida, e fiquei muito feliz com a experiência que vivi aqui hoje - afirmou.

A Espanha entra em campo nesta quinta-feira para enfrentar o Taiti, no Maracanã, pela Copa das Confederações. Piqué deve ser poupado da partida, mas com sorrisos e o afeto recebido no Brasil, antes mesmo de jogar contra a frágil seleção da Oceania já fez a sua goleada de simpatia.

Nenhum comentário: