quinta-feira, 20 de junho de 2013

'Normais' do Grupo B, Nigéria e Uruguai duelam por vaga na Bahia

Entre potente Espanha e amador Taiti, seleções definem em Salvador quem deve ser o segundo classificado do Grupo B. Forlán chega a 100 jogos

Por Edgard Maciel de Sá, Eric Luís Carvalho e Raphael Carneiro Salvador


Quase tão provável quanto o primeiro lugar da Espanha e a última colocação do Taiti no Grupo B da Copa das Confederações é o caráter decisivo do jogo desta quinta-feira entre Uruguai e Nigéria, às 19h (de Brasília), na Arena Fonte Nova, em Salvador. Entre a potente Fúria e os amadores da Oceania, as duas seleções 'normais' da chave duelam pela chance de chegarem às semifinais do torneio.

Em caso de vitória, a Nigéria deve garantir a vaga e eliminar o Uruguai, já que a Espanha provavelmente confirmará seu favoritismo contra o Taiti na outra partida do grupo, às 16h, no Maracanã. Mesmo derrotado pela Fúria na estreia, o Uruguai deixa a classificação bem encaminhada se ganhar, já que enfrenta os amadores da Oceania na última rodada e os africanos, os campeões mundiais.

treino nigéria (Foto: AFP)Nigéria joga na Fonte Nova podendo garantir classificação com vitória sobre o Uruguai (Foto: AFP)

Mistério na Nigéria

Os nigerianos têm consciência que enfrentarão dificuldades maiores do que na estreia, quando golearam o Taiti por 6 a 1. Diante dos campeões sul-americanos, o treinador Stephen Keshi adotou a tática do mistério e não deu pistas sobre a equipe que vai mandar a campo. Mas a expectativa é que a escalação do jogo da última segunda-feira seja mantida.

saiba mais
  • Técnico da Nigéria diz torcer por 'fair play' no duelo com o Uruguai
  • Tabárez confirma time ofensivo, mas não revela esquema: 'Já falei demais'

  • Enyeama reconhece força ofensiva, mas se preocupa com todo o Uruguai
  • Contra a Nigéria, Cáceres promete um novo Uruguai: 'Será diferente'
- Se você é um profissional, sua mentalidade é forte, e vai te carregar até o fim do jogo. Então, quero ter certeza de que meus jogadores estejam em suas posições e apenas focados no jogo - afirmou o técnico.

Na cidade com o maior número de afrodescedentes fora do seu continente, a Nigéria espera agora torcida maior a seu favor na Arena Fonte Nova. Na estreia, os mineiros 'adotaram' a seleção do Taiti, e os Águias ouviram até "olé" na troca de passes do adversário.

'Final' para o Uruguai

Forlán coletiva Uruguai (Foto: EFE)Diego Forlán vai chegar à marca de 100 jogos pelo Uruguai (Foto: EFE)

Do lado celeste, a partida também é tratada como uma verdadeira final. E, para vencê-la, o técnico Óscar Tabárez apostou na ousadia. Na última quarta, o comandante confirmou a escalação da equipe com Forlán ao lado de Suárez e Cavani no ataque. O jogador do Internacional, aliás, vai alcançar a marca história de 100 jogos pela seleção.

O treinador não quis revelar o esquema de jogo, mas a tendência é que o Uruguai atue no 3-4-3, variando para o 5-3-2 sem a bola.

- Com base no que vimos dos dois últimos jogos da Nigéria, pelas eliminatórias e a estreia na Copa das Confederações, trata-se de uma seleção ofensiva, veloz e que tem muita técnica individual. Quando eles começam a correr, são muito perigosos, objetivos. Pode ser o jogo da vaga. Será difícil e decisivo para o futuro de cada um na competição. Uma final - frisou.

Em relação à estreia, serão três mudanças: além de Forlán, Álvaro González e Arévalo Rios também vão jogar. Saem Gargano, Diego Pérez e Gáston Ramírez. A Fonte Nova, aliás, trás boas recordações para o Uruguai. Foi no antigo estádio que a seleção conquistou a Copa América de 1983, após empate por 1 a 1 com o Brasil.

- Isso foi há 30 anos. Agora será diferente. Esperamos um jogo muito complicado. Respeitamos a Nigéria, mas queremos vencer para chegar à semifinal - disse Cáceres.

NIGÉRIA X URUGUAI
Vincent Enyeama; Efe Ambrose, Godfrey Oboabona, Kenneth Omeruo e Uwa Echiejile; Ogude, Obi Mikel e Sunday Mba; Anthony Ujah, Ahmed Musa e Nhamdi Oduamadi. Muslera, Godín, Lugano e Cáceres; Maximiliano Pereira, Arévalo Ríos, Cristian Rodríguez, Forlán e Álvaro Gonzálezz; Suárez e Cavani.
T: Stephen Keshi T: Óscar Tabárez
Local: Arena Fonte Nova. Data: 20/06/2013. Horário: 19h.
Arbitragem: Bjorn Kuipers, que será auxiliado por Sander van Roekel e Edwin Zeinstra (trio da Holanda).
Transmissão: SporTV e GLOBOESPORTE.COM.

FONTE:

http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-das-confederacoes/noticia/2013/06/normais-do-grupo-b-nigeria-e-uruguai-duelam-por-vaga-na-bahia.html

Nenhum comentário: