Desde 2008, Roja só não chegou à decisão da Copa das Confederações de 2009, justamente o único título do Brasil no período
O currículo da Espanha é insignificante perto da quantidade de títulos do Brasil. Mas é cegueira não reconhecer que a seleção europeia vem sendo copeira nos últimos anos. Bem mais do que a equipe verde-amarela, inclusive. A decisão da Copa das Confederações é a quarta na qual a Roja chega em cinco anos. Nas três anteriores, os espanhóis ganharam.
A sequência começou em 2008, com o título da Eurocopa, batendo a Alemanha na final. Teve sequência em 2010, com a conquista do Mundial na África do Sul. E ganhou novo capítulo em 2012, com novo título da Eurocopa.
Taça Fifa da Copa do Mundo e os troféus da Eurocopa da Espanha (Foto: Alexandre Alliatti/Globoesporte.com)
A ironia é que foi o Brasil quem venceu o torneio. E aquele foi justamente o único título verde-amarelo neste período de soberania espanhola.
Sequência
A Espanha vê a Copa das Confederações como o título que falta a esta geração tão vencedora. Em 2008, quando começou a caminhada de conquistas, a Roja já tinha uma série de jogadores que seguem formando o elenco – casos de David Villa, Fernando Torres, Xavi, David Silva, Fabregas, Casillas, Iniesta.
saiba mais
A mesma turma seguiu unida nos títulos seguintes. Com uma ou outra
mudança, dentro de uma ideia de renovação que o técnico Vicente del
Bosque não faz questão de forçar, ganhou a Copa do Mundo e nova
Eurocopa. Foi um crescimento gradativo, calculado.- Esta seleção tem jogadores vindos das categorias inferiores. São jogadores campeões do mundo, campeões da Europa. Temos um esquema de jogo, uma maneira de tocar a bola. Seguimos competindo em alto nível. Conquistar títulos não é fácil – orgulha-se o goleiro Casillas, uma das principais referências da Espanha.
A final da Copa das Confederações será às 19h de domingo, no Maracanã. A TV Globo, o SporTV e o GLOBOESPORTE.COM transmitirão ao vivo.
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecoes/espanha/noticia/2013/06/espanha-copeira-quarta-final-em-cinco-anos-com-tres-titulos-ganhos.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário