quinta-feira, 27 de junho de 2013

Algoz de Sharapova figura entre mais bonitas e tem 'formação' de campeã

Aos 20 anos, Michelle Larcher de Brito se dividiu entre lições na academia de tenistas de Nick Bollettieri e os hobbies de uma adolescente comum

Por GLOBOESPORTE.COM Londres

O sorriso tímido de menina logo se esconde atrás das mãos que vão ao rosto. Michelle Larcher de Brito está em êxtase, mal consegue acreditar no que acabara de fazer. A portuguesa de apenas 20 anos deixa os dias de figurante no circuito mundial de tênis e ganha os holofotes ao bater a número 3 do mundo, a russa Maria Sharapova, na segunda rodada do Grand Slam de Wimbledon.
 O maior feito na carreira de uma jovem que foi preparada desde muito cedo para figurar entre as melhores do tênis.

Tênis Michelle Larcher De Brito  Wimbledon (Foto: Agência Reuters)Michelle Larcher de Brito vibra com maior feito da carreira: bater Maira Sharapova (Foto: Agência Reuters)
 
Fora das quadras, Michelle também faz sucesso pela beleza. Ela não estourou ainda como Sharapova, mas já fez alguns ensaios fotográficos para revistas de moda. E já figurou em uma lista das 20 atletas mais bonitas que ainda não são "conhecidas pelo grande público" feita por um site especializado em esporte no ano passado.

Michelle de Brito - foto perfil WTA (Foto: Reprodução WTA)Michelle de Brito na foto do seu perfil no
site da WTA (Foto: Reprodução WTA)
 
Uma rival que parece incomodar Maria Sharapova. Além da vitória em quadra em Wimbledon no primeiro duelo entre as duas, Michelle já havia também desbancado a russa ao tirar o posto da jogadora mais nova a conquistar o campeonato mundial de juniores Eddie Herr internacional em sub-16. A marca pertencia a Sharapova, mas a portuguesa a "roubou" ao levar o título quando tinha 12 anos.

Formação nos Estados Unidos
Filha de António Larcher de Brito, um português de Angola, e de Caroline, uma sul-africana, Michelle mal conseguia segurar uma raquete quando deu seus primeiros passos no tênis. Aos nove anos, ela e toda sua família deixaram Lisboa para morar em Bradentron, no estado americano da Flórida. A garota prodígio ganhou uma vaga na mais famosa e conceituada academia de formação de tenistas do mundo, comandada por Nick Bollettieri, que revelou nomes como Andre Agassi, Jim Courier, Monica Seles e Mary Pierce.

Por seis anos, Michelle recebeu acompanhamento de perto do técnico que teve papel fundamental na formação de diversos campeões do tênis. A própria Sharapova passou pela academia de Bollettieri, assim como as irmãs Serena e Venus Williams.  A garota aprendeu bem as lições de Nick e já aos 14 anos entrou para o circuito profissional, agora sob as orientações de seu pai.

Michelle Larcher tenista arquivo (Foto: Getty Images)Michelle Larcher durante o circuito mundial de tênis
(Foto: Getty Images)
 
A adolescente comum, que gosta de ler, nadar, ir ao cinema e escutar as músicas do cantor americano Justin Timberlake, teve de dividir espaço com a promessa do tênis português. Em 2008, conquistou sua primeira vitória de destaque, superando a polonesa Agnieszka Radwanska, atual número 4 do mundo, durante o torneio de Miami - Michelle vendeu caro a derrota para Serena na rodada seguinte. No ano seguinte, foi a primeira portuguesa a entrar na chave principal de simples de um Grand Slam, em Roland Garros. Na ocasião ela chegou à terceira rodada e pulou para a 76ª posição no ranking mundial, seu melhor posto até hoje.

Ela tem grandes chances a voltar ao Top 100 após Wimbledon. Atualmente, Michele é a número 131 do mundo, mas a vitória sobre Sharapova lhe dará moral para seguir em frente no torneio londrino e somar cada vez mais pontos, mesmo que a ficha ainda não tenha caído.

- Estou muito empolgada. Eu não acredito que venci. Estou um pouco chocada e animada. Eu apenas tentei ficar focada o máximo possível - disse Michelle, que coloca os pés no chão para o duelo com a italiana Karin Knapp, pela terceira rodada de Wimbledon.

Michelle Larcher de Brito tenista arquivo (Foto: Getty Images)Michelle Larcher de Brito em ensaio para revista
(Foto: Getty Images)
 
- Eu penso em um jogo por vez. Não quero colocar pressão em mim mesma. Só quero seguir em frente e continuar dando o meu máximo, mantendo essa motivação e confiança.

Antes de vencer Maria Sharapova, Michelle de Brito precisou passar pelo qualifying em Wimbledon, onde venceu a sul-africana Chanel Simmonds (número 166 do mundo) por 6-3 e 6-1. Depois, bateu a francesa Claire Feuerstein (número 160 da classificação WTA) pelos parciais de 6-1 e 6-2. E, por fim, derrotou a israelita Shahar Peer, ex-número 11 da WTA e atual 171ª do ranking, por esmagadores 6-3 e 6-0. Na primeira rodada da chave principal em Londres, a tenista portuguesa venceu a norte-americana Melanie Oudin (123 do mundo) por 2 sets a 1, parciais de 7-6, 1-6 e 6-4.

O SporTV2 transmite o Grand Slam de Wimbledon, de 24 de junho a 7 de julho, a partir das 9h (horário de Brasília).

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/Wimbledon/noticia/2013/06/algoz-de-sharapova-figura-entre-mais-bonitas-e-tem-formacao-de-campea.html

Nenhum comentário: