Após perder primeiro set e levar o segundo no tie-break, ex-número 1 do mundo sela classificação com 6/0 na parcial decisiva contra compatriota
Rafael Nadal conquistou a classificação para as semifinais do Masters 1000 de Madri de forma surpreendente. Não pelo fato de ter jogado mal, mas sim pela maneira como venceu o terceiro set contra o compatrioata David Ferrer e diante das circunstâncias que o jogo das quartas de final do torneio se apresentava. Em um duelo equilibrado nas duas primeiras parciais, o ex-número 1 do mundo saiu atrás no primeiro set, conseguiu o empate no tie-break e conquistou a vaga na próxima fase com um "pneu" para cima do rival. As parciais foram de 4/6, 7/6(3) e 6/0 a favor do Touro Miúra, em duas horas e 36 minutos de partida.
Três jogadores que atuam por clubes de futebol de Madri prestigiaram a partida. O astro Cristiano Ronaldo, que levou a namorada consigo, assistiu ao confronto junto com o zagueiro Sergio Ramos. O atacante Falcao García, do Atlético de Madri, acompanhou o duelo ao lado dos atletas do Real Madrid.
Com a classificação, Nadal está a uma partida de igualar um feito importante na carreira. Caso vença nas semifinais, ele repetirá o desempenho de 2011, quando disputou sete finais consecutivas. Desde que retornou da lesão no joelho esquerdo, em fevereiro, o espanhol participou das seis decisões dos seis campeonatos que participou, tendo sido campeão em quatro (Aberto do Brasil, ATP de Acapulco, Masters 1000 de Indian Wells e ATP de Barcelona) e vice em dois (ATP de Viña del Mar e Masters 1000 de Monte Carlo).
Nadal vai enfrentar na próxima fase outro compatriota, o espanhol Pablo Andújar, que superou o japonês Kei Nishikori por 6/3 e 7/5. As semifinais serão realizadas neste sábado, e o SporTV2 transmite ao vivo a partir das 10h30 (horário de Brasília).
Cristiano Ronaldo e a namorada acompanham partida entre Nadal e Ferrer em Madri (Foto: AFP)
Ferrer jogou muito bem o terceiro game da partida, alcançando um triplo break point. Nadal salvou os três, mas deu o game depois de um fraco drop shot de slice e uma cruzada de backhand para fora. Correndo como é de sua característica, Ferrer abriu 4/1 e dificultou a conquista do game seguinte pelo compatriota, sobretudo quando foi buscar dois smashes em sequência disparados pelo Miúra. Nadal começou a aproveitar a correria de Ferrer, principalmente quando ele subia à rede. Foi assim que o ex-número 1 do mundo devolveu a quebra, inclusive marcando um ponto na paralela sem olhar.
Nadal deixou o placar empatado em 4/4. Mostrando garra, Ferrer confirmou o serviço e depois teve o break e set point. Dessa vez o tenista do top 4 dominou a rede e sacramentou o ponto, que lhe deu a dianteira na partida, rebatendo uma cruzada do 5º do ranking no "tudo ou nada".
No segundo set, Ferrer penou para confirmar o primeiro game de serviço. Com um erro não forçado do adversário, Nadal conquistou a quebra no terceiro game, mas o número 4 do mundo devolveu com um ponto na passada: 2/2. Ferrer cresceu em um momento importante do jogo. Ele estava fazendo bom uso das bolas anguladas de direita, e foi assim que ele quebrou pela quarta vez o saque de Nadal e fez 4/2.
Após duros dois primeiros sets, Nadal aplicou um 'pneu' para cima de Ferrer (Foto: Agência EFE)
Sacando para o set, Nadal jogou fora a vantagem com uma bola na paralela que ficou a centímetros de quicar na linha, e o set ficou igual: 5/5. Com muito esforço, o Miúra saiu de um 15-30 para levar a disputa para o tie-break. Os cinco primeiros pontos foram ganhos por quem estava na devolução. Nadal foi o primeiro a pontuar sacando e abriu 5 a 2, após Ferrer mandar um lob para fora. O 4º do ranking até chegou a fazer um ponto no serviço, mas cometeu uma dupla falta e, com uma devolução na rede, viu o ex-número 1 empatar o jogo com o 7 a 3 no tie-break.
Depois do suado empate, Nadal se sobressaiu de modo incontestável no terceiro set. A quebra logo no primeiro game de serviço de Ferrer lhe deu gás para ir em busca da classificação. Ferrer cometeu duas duplas faltas no terceiro game e permitiu o duplo break point. Ele salvou dois, mas o Miúra alcançou o 4/0 com um winner na paralela.
Quando poderia fazer 5/0, Nadal deu um susto na vez em que ele permitiu um break point. Após uma deslizada para alcançar um golpe de Ferrer, o ex-número 1 acabou acertando seu próprio rosto com a raquete. Ele ficou alguns segundos fora de ação, se recuperando; tomou um gole d'água e virou o game a seu favor, abrindo o confortável 5/0. Ferrer até brigou para vencer um game de honra no terceiro set, mas ele não evitou um surpreendente "pneu" para o que a partida havia sido durante as duas primeiras parciais.
Confira os resultados desta sexta-feira:
Rafael Nadal 2 x 1 David Ferrer
Pablo Andújar 2 x 0 Kei Nishikori
Andy Murray 1 x 2 Tomas Berdych
Stanislas Wawrinka x Jo-Wilfried Tsonga
FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2013/05/nadal-sua-contra-ferrer-vira-partida-com-pneu-e-vai-semifinal-em-madri.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário