domingo, 3 de março de 2013

'O couro comeu': Cacá ousa na tática e inicia ano com vitória incrível em SP


Pentacampeão leva a melhor em disputa lado a lado com Valdeno Brito e Átila Abreu nas voltas finais; Rubinho tem pneu do carro furado e abandona prova

Por Alexander Grünwald São Paulo

Antes da estreia da temporada 2013 Cacá Bueno declarou, em entrevista exclusiva ao GLOBOESPORTE.COM,  que já provou tudo o que tinha de provas. E que, na briga pelo hexacampeonato da Stock Car, ele entraria na disputa com o mesmo “sangue nos olhos” de quando era um novato na categoria. Na primeira prova do ano, que marcou as chegadas de Rubens Barrichello de forma permanete na categoria e dos novos pneus importados (feitos pela mesma fábrica que fornece para a F-1), o piloto carioca mostrou que a experiência também faz diferença. Após ousar na tática, fazendo seu reabastecimento logo ao fim da primeira volta, ele levou o carro de número 0 à vitória depois de vencer um duelo eletrizante com Valdeno Brito e Átila Abreu nas duas voltas finais e desabafou após cruzar a linha de chegada: "O couro comeu!". (assista ao vídeo da incrível ultrapassagem).

- Nas duas últimas voltas o couro comeu, ninguém sabia quem ia ganhar. Começamos mais um ano com o pé direito - vibrou o piloto, que saiu do carro após o fim da corrida e beijou o barrigão da esposa, Talita Stoppazzolli, grávida de sete meses.

- Estou feliz da vida. Está sendo um ano abençoado. Está vindo um filho aí e vai encher ainda mais a casa de alegria. Quero ser, com certeza, o super-herói do meu filho. Quando ele nascer não tem essa história de ficar mais lento, vou ficar ainda mais rápido. Quero que ele veja o pai ao vivo ganhando e vá para a escola contar aos amigos. Filho é o maior troféu que Deus me deu.

caca bueno stock car (Foto: Duda Bairros / Vicar)Com a esposa vibrando, Cacá Bueno sobe no teto do carro e comemora vitória (Foto: Duda Bairros / Vicar)

Estratégia foi a chave para a prova

Pole position pela primeira vez na carreira, Julio Campos manteve a primeira posição, apesar dos ataques de Daniel Serra e Ricardo Maurício, que superaram o segundo colocado, Cacá Bueno. Prevendo a necessidade de completar o tanque de combustível e temendo uma entrada prematura de um safety car, onze pilotos pararam nos boxes para reabastecer logo ao fim da primeira volta, incluindo Cacá. Na segunda volta, foi a vez do líder fazer seu pit stop, voltando à pista na 13ª posição. Átila Abreu assumiu a liderança.

Consciente da necessidade de atacar, Julio Campos pressionou Thiago Camilo. Os dois travaram um belo duelo, trocando de posição ao longo da sexta volta. O paranaense do carro 4 levou a melhor, mas isso fez com que Allam Khodair e Daniel Serra se aproximassem da dupla. Logo à frente, Cacá Bueno e Ricardo Maurício aproveitavam a vantagem obtida por parar antes nos boxes e abriam uma certa margem. Com as paradas dos concorrentes que iam à frente, o pentacampeão já aparecia em sexto lugar na volta 8, a 38 segundos do líder Átila. Valdeno Brito vinha em segundo, com Fábio Fogaça em terceiro.

caca bueno stock car (Foto: Divulgação)Cacá acelera forte para vencer a primeira etapa da temporada 2013 (Foto: Divulgação)

Na nona volta, Valdeno Brito fez seu pit stop e trocou o pneu traseiro direito, voltando à pista atrás de Ricardo Maurício. Átila Abreu fez o mesmo na volta seguinte, mas sua tática de se manter mais tempo na pista deu certo: o sorocabano deixou os boxes pouco mais de quatro segundos à frente de Cacá Bueno, levando um de seus mecânicos às lágrimas. Afinal, a “liderança virtual” estava garantida.

Com 25 minutos de prova, o desgaste dos pneus começou a fazer as primeiras vítimas. Patrick Gonçalves perdeu uma roda no S do Senna e Popó Bueno rodou na chicane do Café. Na disputa pela oitava posição com Allam Khodair, o pole Julio Campos rodou à frente do pelotão que tinha também Daniel Serra, perdendo várias posições. Na volta seguinte, ele passou reto no mesmo ponto – o fim da reta principal – após o estouro do pneu traseiro direito, o mais exigido no traçado de 4314 metros. Fim de prova para o paranaense da Mico’s Racing. Mais duas voltas e foi vez de Rubens Barrichello sofrer com um rasgo no mesmo pneu que vitimou Julio.

Mesmo andando cerca de um segundo por volta mais lento que os adversários, o estreante Vitor Genz sentiu o gostinho de liderar a prova por dez voltas, mantendo-se na pista até faltar cinco minutos para a bandeirada. Com a parada do piloto da Gramacho Racing para reabastecimento, Átila assumiu a ponta, tendo Cacá Bueno e Valdeno Brito em sua cola. Com o combustível no limite, já que pararam logo no início, os três protagonizaram uma disputa sensacional, andando lado a lado por diversas curvas.

As esperanças de Átila ficaram pelo caminho a uma volta e meia para o fim, quando seu combustível chegou ao fim. Valdeno Brito chegou a superar Cacá Bueno, mas o pentacampeão foi inteligente e usou a falta de força do carro 51 de Átila, que “encaixotou” o paraibano, para ganhar definitivamente a liderança. Um final sensacional para uma corrida que projeta uma temporada de muitas emoções em 2013. Campeão de 2008, Ricardo Maurício completou o pódio na terceira posição.

Confira a classificação da prova em Interlagos:
1. Cacá Bueno (Red Bull Racing) – Chevrolet: 25 voltas em 43min21s489
2. Valdeno Brito (Shell Racing) – Peugeot: a 0.763
3. Ricardo Maurício (Eurofarma RC) – Chevrolet: a 7.906
4. Daniel Serra (Red Bull Racing) – Chevrolet: a 11.861
5. Tuka Rocha (BMC Racing) – Chevrolet: a 15.462
6. Max Wilson (Eurofarma RC) – Chevrolet: a 15.639
7. Allam Khodair (Vogel Motorsport) – Chevrolet: a 22.250
8. Luciano Burti (Boettger Competições) – Peugeot: a 22.367
9. Fábio Fogaça (Vogel Motorsport) – Chevrolet: a 23.868
10. Rafa Matos (Hot Car Competições) – Chevrolet: a 26.834
11. Galid Osman (Ipiranga-RCM) – Chevrolet: a 28.370
12. Atila Abreu (Mobil Super Pionner Racing) – Chevrolet: a 28.591
13. Marcos Gomes (Carlos Alves) – Chevrolet: a 30.464
14. Ricardo Sperafico (Prati-Donaduzzi) – Chevrolet: a 31.167
15. Lico Kaesemodel (Boettger Competições) – Peugeot: a 31.184
16. Diego Nunes (RC3 Bassani) – Peugeot: a 35.926
17. Wellington Justino (Hot Car Competições) – Chevrolet: a 40.571
18. Vitor Genz (Gramacho Racing) – Peugeot: a 51.813
19. Thiago Camilo (Ipiranga-RCM) – Chevrolet: a 55.023
20. Duda Pamplona (Officer Pro GP) – Chevrolet: a 55.783
21. Popó Bueno (Shell Racing) – Peugeot: a 56.161
22. Rodrigo Pimenta (Gramacho Racing) – Peugeot: a 1:01.899
23. Ricardo Zonta (BMC Racing) – Chevrolet: a 1:21.911
24. Nonô Figueiredo (Mobil Super Pionner Racing) – Chevrolet: a 1:22.460
25. Rubens Barrichello (Medley/Full Time) – Chevrolet: a 1:30.068
26. Denis Navarro (Voxx Suplementos) – Peugeot: a 1 volta
27. Beto Cavaleiro (Hanier Racing) – Peugeot: a 1 volta.
28. Sérgio Jimenez (Full Time Competições) – Peugeot: a 2 voltas
29. Alceu Feldmann (Voxx Suplementos) – Chevrolet: a 2 voltas
30. Julio Campos (Prati-Donaduzzi) – Peugeot: a 9 voltas
31. Patrick Gonçalves (RC3 Bassani ) – Peugeot: a voltas
32. David Muffato (Carlos Alves) – Chevrolet: a 17 voltas
33. Felipe Lapenna (Hanier Racing) – Peugeot: a 21 voltas
34. Rodrigo Sperafico (Prati-Donaduzzi) – Chevrolet: a 25 voltas


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/stock-car/noticia/2013/03/caca-ousa-na-tatica-repete-2012-e-abre-temporada-com-vitoria-em-sp.html

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