sábado, 9 de fevereiro de 2013

Nazaré? Couto opta pela Irlanda e briga por prêmio de onda gigante

Brasileiro explica polêmica sobre suposta quebra de recorde de McNamara: 'Levantaram a questão de que ela (a onda) veio armando e nunca quebrou'

Por Gabriel Fricke Oahu, Havaí
 

surfe danilo Couto (Foto: Greg Browning)Tubo de Danilo na Irlanda (Foto: Greg Browning)
 
A onda gigante surfada pelo americano Garett McNamara chamou a atenção mundial nos últimos dias. Após uma foto virar sucesso na internet, peritos vão fazer análises para saber se houve quebra de recorde, que era do próprio McNamara, no mesmo local. Longe de Nazaré, em Portugal, contudo, o brasileiro Danilo Couto optou por encarar o mar bravo de Mullaghmore, na Irlanda. E não se arrependeu da escolha.

Após vencer o frio de zero grau, a tempestade, a neve e as rajadas de vento, ele dropou uma onda gigante que o credencia a disputar o XXL 2013, o Oscar das ondas gigantes, na categoria Maior onda. Ele conta que foi aconselhado por amigos a deixar a Irlanda e buscar outro local por conta do mau tempo, mas optou por seguir sua própria aposta.

- Cogitamos ir para Portugal, tenho um amigo por lá e diziam que onda lá é muito fotogênica. Mas pensei: aqui na Irlanda é que vai estar nervoso, não vou para lá só porque a foto vai ficar bonita. Eu observo previsão de ondas há quinze anos. Todo mundo dizia que não daria. Mas, na minha aposta, daria para pegar. E deu - disse Couto, que, em 2011, levou um prêmio pela onda mais impressionante entre os big riders, em Jaws, no Havaí.

surfe Danilo Couto irlanda Onda Gigante (Foto: LAURENT PUJOL)Danilo pega tubo espetacular na Irlanda (Foto: LAURENT PUJOL)
 
Muitos especialistas questionaram a quebra de recorde de McNamara. Alguns, contudo, como os da Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa, disseram que ele teria ultrapassado os 27,5m da onda de 2011, e chegado a 34m, neste ano. Couto explica que a onda surfada pelo americano não teve parte crítica, ou seja, não quebrou.

- A foto da onda dele foi impressionante, ela tem, na frente, o farol, tipo uma parede, os carros, as pessoas, e ele atrás. Deu um efeito alucinante. Mas depois que foram surgindo os vídeos, levantaram a questão de que ela veio armando e nunca quebrou. O fotógrafo pegou um grande ângulo, tirou leite de pedra, mas são os juízes que vão julgar - relatou o baiano, que completou ainda que prefere surfar na Irlanda, que tem bancada rasa.

Garrett McNamara surfa onda gigante em Portugal (Foto: Reprodução / Desporto Público)Foto de McNamara que ganhou o mundo: onda não teria quebrado (Foto: Reprodução / Desporto Público)
 
Apesar de disputar na categoria Maior Onda, Danilo Couto espera vencer em outra, por uma onda surfada no início do ano, em Cortes Bank, na Califórnia.

- Não é nem minha prioridade estar nessa categoria ("Maior Onda"). Meu foco é na remada. Prefiro não criar expectativa. Em Cortes Bank era um dia louco, onda quebrando para tudo que é lado, surfista quase se afogando, distante 160km da costa, e consegui, até porque tinhamos um resgate de qualidade também - concluiu o brasileiro, que mora no Havaí com a família, e ainda deve brigar na categoria de performance do ano entre os surfistas de ondas grandes.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/radicais/surfe/noticia/2013/02/nazare-couto-opta-pela-irlanda-e-briga-por-premio-de-onda-gigante.html

Nenhum comentário: