sábado, 9 de fevereiro de 2013

'Derrota não atrapalha ciclo olímpico', diz treinador de Sarah após Paris

Expedito Falcão, que treina a atleta há 13 anos, avalia como “normal” resultado no Grand Slam de Paris. Sarah continua com treinos na França

Por Josiel Martins Teresina

Na primeira competição oficial após o ouro nas Olimpíadas de Londres, a judoca Sarah Menezes ficou sem medalhas no Grand Slam de Paris. Atual campeã olímpica na categoria ligeiro (até 48 kg), a atleta venceu duas lutas e perdeu outros dois combates na competição. O treinador Expedito Falcão, que acompanhou as lutas em Teresina (PI), considerou o resultado como “normal”. Para o técnico – que acompanha a piauiense há 13 anos – o resultado não interfere os planos da piauiense no ciclo olímpico para os Jogos do Rio em 2016.
 
- Não atrapalha a preparação. Pelo contrário, ela continua. Foi a primeira competição após as Olimpíadas de Londres e Sarah está treinando há apenas um mês. Ela pediu a participação no Grand Slam para poder se adaptar ao novo conjunto de regras adotadas pela Federação Internacional de Judô. Isso também conta. É ter foco, cabeça erguida e acreditar sempre, assim como foi nossa trajetória até a medalha de ouro em Londres – considera Expedito.

Na competição, Sarah estreou com vitória contra a chinesa Qinqin Mo. Nas quartas-de-final, a judoca perdeu para a francesa Laëtitia Payet. Com a derrota, Sarah Menezes foi para repescagem, vencendo, por ippon, o confronto com a francesa Armandine Buchard. Na disputa pela medalha de bronze, a piauiense teve uma luta equilibrada contra Urantsetseg Munkhbat, da Mongólia. Uma imobilização, entretanto, impediu o terceiro lugar da brasileira.

sarah menezes judô frança (Foto: AFP)Sarah Menezes no confronto contra a francesa Armandine Buchard, na repescagem (Foto: AFP)
 
- Com a medalha em Londres, o foco das atenções é a Sarah. Por isso, todas as judocas da categoria querem derrotá-la. O mais importante do Grand Slam não é o resultado, mas o treinamento de quatro dias feito após o fim da competição com todas as judocas. Além disso, é importante sua presença na seleção brasileira. É mais uma oportunidade para ganhar ritmo – enfatiza o técnico de Sarah.

Com esse treinamento, Sarah passará o carnaval nos tatames de Paris. O retorno a Teresina está programado para o dia 15 de fevereiro. Segundo Expedito Falcão, os treinamentos continuam de olho Campeonato Mundial do Rio de Janeiro, principal competição do calendário em 2013, que acontece em agosto.

Nenhum comentário: