quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Com Rubinho, pneus da F-1 e treinos na TV, Stock Car dá largada para 2013


Principal categoria do automobilismo brasileiro inicia neste fim de semana sua 35ª temporada, com novidades técnicas e quatro campeões no grid

Por Alexander Grünwald São Paulo

Quando o diretor de prova autorizar a largada na reta principal de

 Interlagos, às 11h deste domingo, a Stock Car abrirá a 35ª temporada de sua história em alta velocidade. Um campeonato que dá continuidade às mudanças aplicadas no ano passado nos regulamentos técnico e esportivo, mas traz também algumas novidades, como a pontuação maior para o vencedor e a troca do fornecedor de pneus. A partir deste ano, os treinos classificatórios também serão televisionados, dando maior visibilidade à categoria, que acolhe definitivamente em seu grid uma estrela do automobilismo: após participar das três etapas finais de 2012, Rubens Barrichello disputará todas as 12 neste ano, medindo forças com feras como o pentacampeão Cacá Bueno e o vencedor de duas edições da Corrida do Milhão, Thiago Camilo.

Largada da primeira etapa da Stock Car 2012 em Interlagos (Foto: Miguel Costa Jr./ Divulgação)Stock Car terá menos alterações no regulamento para a temporada 2013 (Foto: Miguel Costa Jr./ Divulgação)

Além de Cacá, outros três campeões estarão na pista: David Muffato, Ricardo Maurício e Max Wilson. Um grid de respeito para este novo desafio na carreira de Barrichello. Mesmo com a grande quilometragem acumulada nos treinos extras aos quais teve direito nos autódromos de Curitiba, Brasília e Interlagos, Rubinho confessa que ainda se sente um novato. Recomeçar é a palavra de ordem para alguém que, como ele, tem no currículo 23 anos no automobilismo internacional – 19 deles na Fórmula 1, onde disputou 326 GPs.

capacete Barrichello Stock Car Corinthians (Foto: Miguel Costa Jr. / Divulgação)Recordista de GPs na F-1, Barrichello é uma das estrelas (Foto: Miguel Costa Jr. / Divulgação)

Porém, neste domingo, Rubinho não será o único a iniciar sua primeira temporada completa na Stock Car. Alguns pilotos que fizeram provas isoladas nos últimos anos alinharão pela primeira vez com o intuito de competir em todas as etapas. Caso de Rafa Matos, que disputou as duas provas finais de 2012, de Fábio Fogaça, que estreou na Corrida do Milhão, e também de Rodrigo Pimenta, Wellington Justino e Sergio Jimenez, todos com participações esporádicas na categoria. Já Vitor Genz, Beto Cavaleiro e Felipe Lapenna correrão na Stock pela primeira vez. O grid também ficará maior. Em vez das 16 equipes de 2012, serão 17 neste ano, com a volta da Gramacho Racing, que estava na divisão de acesso.


Veja a formação das equipes para a temporada 2013:
RBR Mattheis – Cacá Bueno e Daniel Serra
RC – Ricardo Mauricio e Max Wilson
AMG – Átila Abreu e Nonô Figueiredo
RCM – Thiago Camilo e Galid Osman
Vogel – Allam Khodair e Fábio Fogaça
A. Mattheis – Valdeno Brito e Popó Bueno
Boettger – Luciano Burti e Lico Kaesemodel
Carlos Alves Competições – David Muffato e Marcos Gomes
RZ Motorsport – Ricardo Zonta e Tuka Rocha
ProGP – Duda Pamplona (segunda vaga em aberto)
Mico’s Racing – Rodrigo Sperafico e Julio Campos
JF Racing – Denis Navarro e Sergio Jimenez
Full Time – Rubens Barrichello e Alceu Feldmann
FTS – Felipe Lapenna e Beto Cavaleiro
Hot Car – Rafa Matos e Wellington justino
Bassani Racing – Diego Nunes (segunda vaga em aberto)
Gramacho – Rodrigo Pimenta e Vitor Genz

Novidades no regulamento

Há um ano, a Stock Car sofreu uma série de alterações que permanecem para 2013. Nesta temporada o campeonato continuará a ser disputado por pontos corridos, sem descartes, mas com uma diferença: o vencedor passará a receber 24 pontos, em vez de 22. A medida foi um pedido dos pilotos, que consideravam muito baixa a margem em relação ao segundo colocado, que continua recebendo 20 pontos. O terceiro segue com 18, o quarto com 17, diminuindo um ponto por posição até o 20º lugar, que soma apenas um. Assim como em 2012, a Corrida do Milhão valerá pontuação dobrada, aumentando as chances de que mais pilotos cheguem com chance de título à rodada final.

No regulamento técnico, serão duas mudanças principais. A primeira é no botão de ultrapassagem, que em 2012 podia ter sua carga dividida entre o treino classificatório e a corrida, à escolha do piloto. Neste ano, o acionamento será autorizado exclusivamente durante as provas. A duração e a intensidade do dispositivo, que dá um ganho de dezenas de cavalos de potência por alguns segundos, continuará variando de pista para pista.

Os diretores da Stock Car e da Pirelli durante asinatura do acordo de fornecimento de pneus (Foto: Duda Bairros / Stock Car)Novos pneus da Stock serão
produzidos na mesma fábrica que faz os da F-1 (Foto: Duda Bairros / Stock Car)

Já a segunda mudança é a que promete mexer com a relação de forças da categoria. A Stock Car trocou o fornecedor de pneus, e a partir deste ano receberá compostos produzidos na Turquia, na mesma fábrica de onde saem os pneus que abastecem todas as equipes da Fórmula 1. A empresa responsável pela nova borracha da Stock promete pneus que resistam aos mais de 40 minutos de prova sem uma perda significativa de performance – ao contrário dos antecessores, que  geraram muita reclamação nos últimos anos pelo seu alto desgaste. Para isso, cerca de 85% do processo de construção dos novos pneus será similar aos da F-1. Reabastecimentos, que deixaram de ser obrigatórios em 2012, seguem desta forma neste ano.

Menos treinos, mais transmissões ao vivo

A programação da Stock Car também sofrerá uma alteração em 2013. Com o intuito de diminuir os custos, cada etapa – exceto a primeira – terá um dia a menos de atividades de pista. Todos os treinos serão concentrados no sábado. Após duas sessões livres para ajustes nos carros, o treino classificatório encerrará o dia definindo as posições de largada com transmissão ao vivo pelo SporTV. Esta é a primeira vez que a categoria terá a briga pela pole position exibida na televisão, da mesma forma que ocorre na Fórmula 1.

Stock Car - Átila Abreu comemora a pole position em Curitiba (Foto: Fernanda Freixosa / Stock Car)Disputas pela pole position também terão transmissão ao vivo na TV (Foto: Fernanda Freixosa / Stock Car)

As 12 etapas serão transmitidas ao vivo pelos canais SporTV, incluindo a Corrida do Milhão, que mais uma vez encerra a temporada e deve decidir o campeonato. A prova mais cobiçada do automobilismo brasileiro, que dá um prêmio de R$ 1 milhão ao vencedor, também será exibida ao vivo pela TV Globo. A emissora deve transmitir mais duas provas em TV aberta, sempre ao vivo.

Então anote na agenda: o treino que define o grid de largada será exibido ao vivo no SporTV 2 a partir das 15h45m deste sábado, enquanto a corrida tem largada prevista para as 11h de domingo, no SporTV. A prova terá a duração de 40 minutos + uma volta.

Veja o calendário da temporada 2013 da Stock Car:
3 de março – Interlagos, SP
17 de março – Curitiba, PR
28 de abril – Tarumã, RS
19 de maio – Salvador, BA
2 de junho – Brasília, DF
16 de junho – Cascavel, PR
11 de agosto - Ribeirão Preto, SP
1º de setembro – Brasília, DF
15 de setembro – Velopark, RS
20 de outubro – Curitiba, PR
10 de novembro – Goiânia, GO (alternativa)
15 de dezembro – Interlagos, SP (Corrida do Milhão)

FONNTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/stock-car/noticia/2013/02/com-rubinho-pneus-da-f-1-e-treinos-na-tv-stock-car-da-largada-para-2013.html

Nenhum comentário: