Principal categoria do automobilismo brasileiro inicia neste fim de semana sua 35ª temporada, com novidades técnicas e quatro campeões no grid
Interlagos, às 11h deste domingo, a Stock Car abrirá a 35ª temporada de sua história em alta velocidade. Um campeonato que dá continuidade às mudanças aplicadas no ano passado nos regulamentos técnico e esportivo, mas traz também algumas novidades, como a pontuação maior para o vencedor e a troca do fornecedor de pneus. A partir deste ano, os treinos classificatórios também serão televisionados, dando maior visibilidade à categoria, que acolhe definitivamente em seu grid uma estrela do automobilismo: após participar das três etapas finais de 2012, Rubens Barrichello disputará todas as 12 neste ano, medindo forças com feras como o pentacampeão Cacá Bueno e o vencedor de duas edições da Corrida do Milhão, Thiago Camilo.
Stock Car terá menos alterações no regulamento para a temporada 2013 (Foto: Miguel Costa Jr./ Divulgação)
Além de Cacá, outros três campeões estarão na pista: David Muffato,
Ricardo Maurício e Max Wilson. Um grid de respeito para este novo
desafio na carreira de Barrichello. Mesmo com a grande quilometragem
acumulada nos treinos extras aos quais teve direito nos autódromos de
Curitiba, Brasília e Interlagos, Rubinho confessa que ainda se sente um
novato. Recomeçar é a palavra de ordem para alguém que, como ele, tem no
currículo 23 anos no automobilismo internacional – 19 deles na Fórmula
1, onde disputou 326 GPs.
Recordista de GPs na F-1, Barrichello é uma das estrelas (Foto: Miguel Costa Jr. / Divulgação)
Porém, neste domingo, Rubinho não será o único a iniciar sua primeira
temporada completa na Stock Car. Alguns pilotos que fizeram provas
isoladas nos últimos anos alinharão pela primeira vez com o intuito de
competir em todas as etapas. Caso de Rafa Matos, que disputou as duas
provas finais de 2012, de Fábio Fogaça, que estreou na Corrida do
Milhão, e também de Rodrigo Pimenta, Wellington Justino e Sergio
Jimenez, todos com participações esporádicas na categoria. Já Vitor
Genz, Beto Cavaleiro e Felipe Lapenna correrão na Stock pela primeira
vez. O grid também ficará maior. Em vez das 16 equipes de 2012, serão 17
neste ano, com a volta da Gramacho Racing, que estava na divisão de
acesso.Veja a formação das equipes para a temporada 2013:
RBR Mattheis – Cacá Bueno e Daniel Serra
RC – Ricardo Mauricio e Max Wilson
AMG – Átila Abreu e Nonô Figueiredo
RCM – Thiago Camilo e Galid Osman
Vogel – Allam Khodair e Fábio Fogaça
A. Mattheis – Valdeno Brito e Popó Bueno
Boettger – Luciano Burti e Lico Kaesemodel
Carlos Alves Competições – David Muffato e Marcos Gomes
RZ Motorsport – Ricardo Zonta e Tuka Rocha
ProGP – Duda Pamplona (segunda vaga em aberto)
Mico’s Racing – Rodrigo Sperafico e Julio Campos
JF Racing – Denis Navarro e Sergio Jimenez
Full Time – Rubens Barrichello e Alceu Feldmann
FTS – Felipe Lapenna e Beto Cavaleiro
Hot Car – Rafa Matos e Wellington justino
Bassani Racing – Diego Nunes (segunda vaga em aberto)
Gramacho – Rodrigo Pimenta e Vitor Genz
Novidades no regulamento
Há um ano, a Stock Car sofreu uma série de alterações que permanecem para 2013. Nesta temporada o campeonato continuará a ser disputado por pontos corridos, sem descartes, mas com uma diferença: o vencedor passará a receber 24 pontos, em vez de 22. A medida foi um pedido dos pilotos, que consideravam muito baixa a margem em relação ao segundo colocado, que continua recebendo 20 pontos. O terceiro segue com 18, o quarto com 17, diminuindo um ponto por posição até o 20º lugar, que soma apenas um. Assim como em 2012, a Corrida do Milhão valerá pontuação dobrada, aumentando as chances de que mais pilotos cheguem com chance de título à rodada final.
No regulamento técnico, serão duas mudanças principais. A primeira é no botão de ultrapassagem, que em 2012 podia ter sua carga dividida entre o treino classificatório e a corrida, à escolha do piloto. Neste ano, o acionamento será autorizado exclusivamente durante as provas. A duração e a intensidade do dispositivo, que dá um ganho de dezenas de cavalos de potência por alguns segundos, continuará variando de pista para pista.
Novos pneus da Stock serão
produzidos na mesma fábrica que faz os da F-1 (Foto: Duda Bairros / Stock Car)
Já a segunda mudança é a que promete mexer com a relação de forças da
categoria. A Stock Car trocou o fornecedor de pneus, e a partir deste
ano receberá compostos produzidos na Turquia, na mesma fábrica de onde
saem os pneus que abastecem todas as equipes da Fórmula 1. A empresa
responsável pela nova borracha da Stock promete pneus que resistam aos
mais de 40 minutos de prova sem uma perda significativa de performance –
ao contrário dos antecessores, que geraram muita reclamação nos
últimos anos pelo seu alto desgaste. Para isso, cerca de 85% do processo
de construção dos novos pneus será similar aos da F-1.
Reabastecimentos, que deixaram de ser obrigatórios em 2012, seguem desta
forma neste ano.produzidos na mesma fábrica que faz os da F-1 (Foto: Duda Bairros / Stock Car)
Menos treinos, mais transmissões ao vivo
A programação da Stock Car também sofrerá uma alteração em 2013. Com o intuito de diminuir os custos, cada etapa – exceto a primeira – terá um dia a menos de atividades de pista. Todos os treinos serão concentrados no sábado. Após duas sessões livres para ajustes nos carros, o treino classificatório encerrará o dia definindo as posições de largada com transmissão ao vivo pelo SporTV. Esta é a primeira vez que a categoria terá a briga pela pole position exibida na televisão, da mesma forma que ocorre na Fórmula 1.
Disputas pela pole position também terão transmissão ao vivo na TV (Foto: Fernanda Freixosa / Stock Car)
As 12 etapas serão transmitidas ao vivo pelos canais SporTV, incluindo a
Corrida do Milhão, que mais uma vez encerra a temporada e deve decidir o
campeonato. A prova mais cobiçada do automobilismo brasileiro, que dá
um prêmio de R$ 1 milhão ao vencedor, também será exibida ao vivo pela
TV Globo. A emissora deve transmitir mais duas provas em TV aberta,
sempre ao vivo.Então anote na agenda: o treino que define o grid de largada será exibido ao vivo no SporTV 2 a partir das 15h45m deste sábado, enquanto a corrida tem largada prevista para as 11h de domingo, no SporTV. A prova terá a duração de 40 minutos + uma volta.
Veja o calendário da temporada 2013 da Stock Car:
3 de março – Interlagos, SP
17 de março – Curitiba, PR
28 de abril – Tarumã, RS
19 de maio – Salvador, BA
2 de junho – Brasília, DF
16 de junho – Cascavel, PR
11 de agosto - Ribeirão Preto, SP
1º de setembro – Brasília, DF
15 de setembro – Velopark, RS
20 de outubro – Curitiba, PR
10 de novembro – Goiânia, GO (alternativa)
15 de dezembro – Interlagos, SP (Corrida do Milhão)
FONNTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/stock-car/noticia/2013/02/com-rubinho-pneus-da-f-1-e-treinos-na-tv-stock-car-da-largada-para-2013.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário