Principal categoria do automobilismo brasileiro inicia neste fim de semana sua 35ª temporada, com novidades técnicas e quatro campeões no grid
Interlagos, às 11h deste domingo, a Stock Car abrirá a 35ª temporada de sua história em alta velocidade. Um campeonato que dá continuidade às mudanças aplicadas no ano passado nos regulamentos técnico e esportivo, mas traz também algumas novidades, como a pontuação maior para o vencedor e a troca do fornecedor de pneus. A partir deste ano, os treinos classificatórios também serão televisionados, dando maior visibilidade à categoria, que acolhe definitivamente em seu grid uma estrela do automobilismo: após participar das três etapas finais de 2012, Rubens Barrichello disputará todas as 12 neste ano, medindo forças com feras como o pentacampeão Cacá Bueno e o vencedor de duas edições da Corrida do Milhão, Thiago Camilo.
Veja a formação das equipes para a temporada 2013:
RBR Mattheis – Cacá Bueno e Daniel Serra
RC – Ricardo Mauricio e Max Wilson
AMG – Átila Abreu e Nonô Figueiredo
RCM – Thiago Camilo e Galid Osman
Vogel – Allam Khodair e Fábio Fogaça
A. Mattheis – Valdeno Brito e Popó Bueno
Boettger – Luciano Burti e Lico Kaesemodel
Carlos Alves Competições – David Muffato e Marcos Gomes
RZ Motorsport – Ricardo Zonta e Tuka Rocha
ProGP – Duda Pamplona (segunda vaga em aberto)
Mico’s Racing – Rodrigo Sperafico e Julio Campos
JF Racing – Denis Navarro e Sergio Jimenez
Full Time – Rubens Barrichello e Alceu Feldmann
FTS – Felipe Lapenna e Beto Cavaleiro
Hot Car – Rafa Matos e Wellington justino
Bassani Racing – Diego Nunes (segunda vaga em aberto)
Gramacho – Rodrigo Pimenta e Vitor Genz
Novidades no regulamento
Há um ano, a Stock Car sofreu uma série de alterações que permanecem para 2013. Nesta temporada o campeonato continuará a ser disputado por pontos corridos, sem descartes, mas com uma diferença: o vencedor passará a receber 24 pontos, em vez de 22. A medida foi um pedido dos pilotos, que consideravam muito baixa a margem em relação ao segundo colocado, que continua recebendo 20 pontos. O terceiro segue com 18, o quarto com 17, diminuindo um ponto por posição até o 20º lugar, que soma apenas um. Assim como em 2012, a Corrida do Milhão valerá pontuação dobrada, aumentando as chances de que mais pilotos cheguem com chance de título à rodada final.
No regulamento técnico, serão duas mudanças principais. A primeira é no botão de ultrapassagem, que em 2012 podia ter sua carga dividida entre o treino classificatório e a corrida, à escolha do piloto. Neste ano, o acionamento será autorizado exclusivamente durante as provas. A duração e a intensidade do dispositivo, que dá um ganho de dezenas de cavalos de potência por alguns segundos, continuará variando de pista para pista.
produzidos na mesma fábrica que faz os da F-1 (Foto: Duda Bairros / Stock Car)
Menos treinos, mais transmissões ao vivo
A programação da Stock Car também sofrerá uma alteração em 2013. Com o intuito de diminuir os custos, cada etapa – exceto a primeira – terá um dia a menos de atividades de pista. Todos os treinos serão concentrados no sábado. Após duas sessões livres para ajustes nos carros, o treino classificatório encerrará o dia definindo as posições de largada com transmissão ao vivo pelo SporTV. Esta é a primeira vez que a categoria terá a briga pela pole position exibida na televisão, da mesma forma que ocorre na Fórmula 1.
Então anote na agenda: o treino que define o grid de largada será exibido ao vivo no SporTV 2 a partir das 15h45m deste sábado, enquanto a corrida tem largada prevista para as 11h de domingo, no SporTV. A prova terá a duração de 40 minutos + uma volta.
Veja o calendário da temporada 2013 da Stock Car:
3 de março – Interlagos, SP
17 de março – Curitiba, PR
28 de abril – Tarumã, RS
19 de maio – Salvador, BA
2 de junho – Brasília, DF
16 de junho – Cascavel, PR
11 de agosto - Ribeirão Preto, SP
1º de setembro – Brasília, DF
15 de setembro – Velopark, RS
20 de outubro – Curitiba, PR
10 de novembro – Goiânia, GO (alternativa)
15 de dezembro – Interlagos, SP (Corrida do Milhão)
FONNTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/stock-car/noticia/2013/02/com-rubinho-pneus-da-f-1-e-treinos-na-tv-stock-car-da-largada-para-2013.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário