quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Pupilo de Deco no Porto, CA10 vira mentor e 'adota' Bernardo no Vasco


Camisa 10 lembra importância em sua carreira do meia do Fluminense, seu
rival neste sábado, na semifinal da Taça GB, e tenta passar ensinamento

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro

Aos 22 anos, Bernardo mostra-se decisivo para o Vasco, mas ainda vive os altos e baixos típicos do início de carreira. Para incentivá-lo e colocar seus pés no chão quando preciso, ele conta com a presença de Carlos Alberto, um dos amigos mais próximos no elenco cruz-maltino e a quem costuma chamar de irmão mais velho. O camisa 10, com 28, sabe a importância do auxílio de um companheiro mais experiente nessa etapa da trajetória profissional. Há pouco menos de dez anos, ele teve Deco, como uma espécie mentor quando desembarcou no Porto, de Portugal, e destaca com carinho o que a relação representou.

Neste sábado, Carlos Alberto terá Deco no papel de seu adversário no clássico entre Vasco e Fluminense, pela semifinal da Taça Guanabara. Mas em 2003, o meia-atacante contou com o luso-brasileiro para ajudá-lo a vencer as dificuldades iniciais da mudança de vida, e a relação foi além. Depois de conquistarem todos os títulos que disputaram pelo Porto, tornaram-se amigos íntimos, e hoje o meia admite que tem função semelhante em relação a Bernardo.

gaúcho carlos alberto vasco treino (Foto: Cezar Loureiro / O Globo)Carlos Alberto brinca com Bernardo, seis anos mais novo, no treino (Foto: Cezar Loureiro / O Globo)

- A diferença de idade é parecida. Deco e eu sempre trocávamos ideias sobre erros e acerto. Como ele já tinha experiência na Europa, me mostrou os caminhos. Então acho que a comparação é boa, sim. Eu me vejo parecido com o Bernardo em relação ao temperamento. Mas falo para ele não sair do chão e fico feliz por ele  me escutar. O Bernardo tem nos ajudado muito, e espero que ele mantenha esse rendimento. Com o passar do tempo eu vou ficando feliz por outras conquistas, como participar do crescimento de um companheiro - disse Carlos Alberto.

O meia lembra que a boa relação com Bernardo fora de campo se reflete nas partidas, quando o empenho passa a ser maior para ajudar o companheiro fazer mais um gol decisivo pelo Vasco. Carlos Alberto espera que neste sábado seja o amigo cruz-maltino a brilhar, deixando o amigo tricolor para trás na disputa por um lugar na decisão da Taça Guanabara.
A diferença de idade é parecida (...). Então, acho que a comparação é boa, sim. Eu me vejo parecido com o Bernardo em relação ao temperamento. Mas falo para ele não sair do chão e fico feliz por ele  me escutar"
Carlos Alberto

- É sempre um prazer falar do Deco. Primeiro, pelo nosso passado de amizade e da história que tivemos juntos. Ele também dispensa comentários em campo, pela sua representatividade. Com ele e o Fred, por exemplo, o Fluminense é outro. É um jogador de muita qualidade experiência, e quando está num dia inspirado, fica complicado. Espero que não seja no sábado - brincou o jogador do Vasco.

Após um começo de temporada positivo, Bernardo caiu de produção em duas rodadas e foi sacado da equipe, vendo crescer polêmicas em torno da atitude da comissão técnica, por causa de um passado conturbado. Sem Tenorio e Leonardo, Gaúcho o escalou novamente contra o Duque de Caxias, e ele marcou os dois gols da vitória. A escalação frente ao Tricolor está indefinida, mas o xodó do elenco tem grandes chances de se mantido como titular.

Nenhum comentário: