sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Antes de clássico, Camila Brait e Fabi celebram amizade com foto histórica


Líbero do Osasco, ainda na seleção juvenil, conheceu jogadora do Rio e registrou o momento. Nesta sexta, serão destaques no duelo entre equipes

Por João Gabriel Rodrigues Osasco, SP

Com aqueles olhos de menina, Camila Brait chegou a Saquarema com sua primeira convocação para a seleção juvenil em 2006, dias antes de completar 18 anos. Àquela época, a equipe adulta se preparava no mesmo Centro de Treinamento para o Mundial do Japão. A jovem líbero, então, deixou a timidez de lado, andou pelos corredores do local e bateu à porta de sua maior referência na posição. Diante de Fabi, desejou boa sorte na campanha e pediu uma foto ao lado da veterana. Hoje, quase sete anos depois, a imagem não agrada muito às jogadoras. Elas, porém, dizem que aquele dia, sem que soubessem, marcou o início a uma amizade que superou até mesmo a briga por um lugar na seleção. Nesta sexta-feira, as duas voltarão a estar em lados opostos da quadra para mais um clássico entre Osasco e Rio de Janeiro, às 21h, no ginásio José Liberatti, na cidade paulista. O SporTV transmite ao vivo, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real o duelo que vale a liderança na rodada final da fase classificatória.

À época da foto, Camila Brait era uma jovem aposta das categorias de base do vôlei nacional. Com o tempo, ganhou força e passou a ser apontada como sucessora natural de Fabi na seleção. A líbero do Osasco foi a última a ser cortada para os Jogos de Londres, que teve a jogadora do Rio de Janeiro como um de seus maiores destaques. A disputa pela posição não atrapalhou em nada a amizade das duas. A história do duelo desta sexta, porém, é outra.

Camila Brait e Fabi vôlei  (Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)Fabi, Camila Brait e a primeira foto juntas (Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)

- Quando eu cheguei para jogar na seleção juvenil, fui lá no quarto falar que estava torcendo para ela, foi a primeira foto que tirei com ela. Eu estou horrível, cheia de espinhas (risos). Depois de dois anos e meio, estava lá disputando posição com ela. Ela sempre me recebeu muito bem, me deu vários conselhos. Mas eu vou querer ganhar dela, assim como ela vai querer ganhar de mim (risos). Somos grandes amigas fora das quadras, mas estamos ali para lutar. Sou muito amiga da Natália também, só que vou querer defender todas as bolas dela e ela vai querer acertar minha cabeça (risos). Então, vale tudo dentro de quadra.

Fabi fala com carinho de Camila. Diz que sempre se impressionou com o respeito que a jovem líbero demonstrou, mesmo quando as duas brigavam por um lugar no grupo para os Jogos Olímpicos de Londres.

- Por mais que a gente saiba que é uma coisa natural ver jogadoras das categorias de base chegando à seleção, foi uma coisa muito legal de ter vivido. Conhecer a menina, acompanhar os passos dela e a transformação dela. E poder transformar isso em amizade. Ela, desde o início, sempre teve uma admiração muito grande por mim. Eu posso dizer que, nesses quatro anos que a gente conviveu na seleção, apesar de parecer que foi importante para ela, foi muito importante para mim também. Conviver com a juventude e a disposição dela, o fato de ela querer observar as coisas e tornar essa disputa por posição em algo natural... Quando você faz as coisas dessa maneira, consegue levar os momentos complicados de uma forma mais fácil – disse a veterana.


A líbero do Rio de Janeiro só não fica muito feliz ao ver a foto. Reclama de uns detalhes, comenta outros e avisa: vai dar o troco na amiga.

- Ela estava revirando as fotos dela outro dia e me mandou: “Lembra disso?”. Meu Deus... (risos). Mas, independentemente, é uma foto superlegal. Eu lembro bem do dia, da situação. Estávamos às vésperas do Mundial de 2006, ela estava na sua primeira convocação da seleção juvenil. E é muito engraçado. Mas acho que a foto é dispensável, era melhor ficar só na história (risos). Os registros acabam com a gente. Ela disse: “Olha a minha espinha”. Eu respondi: “Que tua espinha, olha a minha cara, o meu braço (risos)”. Ela vai ver, eu vou puxar a orelha dela - brincou.

Camila Brait, Osasco (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Camila Brait será uma das armas defensivas do Osasco no clássico (Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Nesta sexta-feira, as duas serão as principais armas defensivas de Osasco e Rio de Janeiro. Com 44 pontos, a equipe carioca lidera a tabela da Superliga. O Osasco, com 42, é o único rival que pode tirar o time de Bernardinho da ponta da fase de classificação. A situação é a mesma da última edição do campeonato, quando as paulistas venceram o clássico no Maracanãzinho e tomaram o primeiro lugar na última rodada. Nesta sexta, Camila espera que a história se repita.

VÔlei fabi rio de janeiro treino (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)Para Fabi, Rio e Osasco fazem um dos maiores
clássicos mundiais (Foto: Alexandre Durão)
- Foi como no ano passado. E dependemos só da gente. Esse jogo é o mais importante de turno e returno juntos, vai decidir quem fica em primeiro, quem vamos pegar nas quartas. Vai decidir muita coisa. Além de ser um clássico, acho que a torcida vai estar toda aqui em peso para gente. E nós vamos ter de fazer o nosso papel, jogar bem. Quem ganhar o jogo, vai ganhar nos detalhes. Essa vai ser a diferença: quem errar menos e tiver o emocional melhor.
Fabi concorda. Diz que o clássico já se firmou como um dos maiores do vôlei internacional e que, mesmo que não valesse a liderança, já teria um clima especial. Ela, no entanto, espera que a equipe carioca consiga repetir o resultado do turno, quando venceu as rivais dentro do Maracanãzinho.
- Acho que é uma semana diferente, é um jogo especial de jogar. A expectativa de todos, torcida, treinadores tentando surpreender. Esse clássico tem vários fatores diferentes, não só pela história, mas por ter jogadoras de seleção dos dois lados, técnicos de nome, que participam diretamente da seleção, um na categoria de base, outro na adulta. Vou até um pouco além, acho que esse clássico está entre os maiores do vôlei mundial. E, além de todos os ingredientes, vale uma melhor colocação no campeonato. Vai ser um jogo diferente.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/02/antes-de-classico-camila-brait-e-fabi-celebram-amizade-com-foto-historica.html

Nenhum comentário: