segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Federer supera 'canhão' de Raonic e vai às quartas do Aberto da Austrália


Número 2 do mundo enfrenta saques de mais de 210km/h do canadense, mas garante vaga em sets diretos. Suíço terá o francês Tsonga pela frente

Por GLOBOESPORTE.COM Melbourne

Roger Federer foi bombardeado pelos saques de Milos Raonic, que chegaram ao pico de 233km/h, mas o número 2 do mundo passou pelos "canhões" do canadense e se classificou nesta segunda-feira para as quartas de final do Aberto da Austrália. Sem ficar pressionado com os ataques do adversário e os aproveitando a seu favor, o suíço garantiu a vaga por 3 sets a 0, com parciais de 6/4, 7/6(4) e 6/2.

O saque mais rápido já registrado é do australiano Samuel Groth, atual número 200 do ranking da ATP. Em maio de 2012, ele acertou um ace de 263km/h, no Challenger de Busan, na Coreia do Sul.

O francês Jo-Wilfried Tsonga, que derrotou o compatriota Richard Gasquet por 3 sets a 1 (6/4, 3/6, 6/3 e 6/2), será o próximo oponente de Federer no Aberto da Austrália. Os dois já se enfrentaram pelo Grand Slam. Em 2010, o suíço levou a melhor na semifinal, em sets diretos, no mesmo ano em que conquistaria o quarto título do torneio.

tênis roger federer australian open (Foto: Agência EFE)Federer teve maior tranquilidade no terceiro set para derrotar Raonic (Foto: Agência EFE)

Tanto Federer quanto Raonic começaram muito bem nos saques. Enquanto o suíço primava pela técnica, o canadense soltava a mão para os constantes tiros de mais de 210km/h. O número 2 do mundo jogou fora três break points quando vencia por 3 a 2, mas Raonic teve dois erros consecutivos cruciais mais à frente, depois de evitar a quebra inclusive com um ace de 233km/h. Com o suíço jogando para o set, o canadense cometeu uma dupla falta, permitindo o break point para o adversário, e parou na rede no ponto seguinte, o que deu ao vice-líder do ranking a vitória por 6 a 4 em um set rápido, de 33 minutos.

Os pontos continuaram sendo definidos em poucas trocas de bola, e os tenistas confirmaram os serviços até o segundo set chegar ao tiebreak. Com o duelo empatado em 3 a 3 no último game, Federer aproveitou uma subida precoce de Raonic à rede e mandou uma paralela vencedora para abrir um mini game de vantagem. Apesar de forçar o saque para tentar uma reação, o canadense repetiu o erro, e o suíço venceu o tiebreak por 7 a 4, ganhando também o segundo set por 7/6.

Federer contra Raonic oitavas aberto da australia (Foto: AFP)Mesmo sacando forte, Raonic não conseguiu derrotar o número 2 do mundo (Foto: AFP)

Na parcial seguinte, Federer conseguiu no início da disputa o que tinha conseguido somente no fim do primeiro set. De cara o número 2 do mundo quebrou o serviço do adversário e desestabilizou o canadense. Tanto que novamente o suíço se viu numa situação de duplo break point, no terceiro game, e deixou o oponente em maus lençóis ao conquistar a quebra. Quando vencia por 5 a 1, Federer teve a chance de fechar a partida com a terceira quebra, porém, Raonic conseguiu vencer o game. Mas não teve jeito. O suíço confirmou o serviço na sequência, levou o terceiro set por 6 a 2 e carimbou a vaga nas quartas de final do Aberto da Austrália.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/01/federer-supera-canhao-de-raonic-e-vai-quartas-do-aberto-da-australia.html

Nenhum comentário: