sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Real? Temporada impecável coloca o Atlético como principal rival do Barça


Invictos há 23 jogos, Falcao, Miranda e companhia atingem sequência de
13 vitórias seguidas e protagonizam disputa pela liderança com os catalães

Por Lucas Loos Rio de Janeiro

Sem saber o significado da palavra derrota desde o dia 11 de abril, quando caiu diante do Real (4 a 1), o Atlético de Madri vive uma fase iluminada e já soma uma série invicta de 23 jogos (esta conta só leva em consideração partidas oficiais). São 13 vitórias seguidas desde o empate em 1 a 1 com o Levante, no duelo que abriu a temporada ainda em agosto, resultados que colocam a equipe de Diego Simeone na briga direta pela ponta do Campeonato Espanhol, com o mesmo número de pontos do Barcelona. Além disso, o clube lidera com folga o Grupo B da Liga Europa, competição na qual é o atual campeão e vem atuando sem seus principais titulares.

Os números do Atlético impressionam, e a consequência disso foram dois canecos a mais para a sala de troféus do clube neste período invicto: além da Liga Europa 2011/12, faturou também a Supercopa ao bater o Chelsea em agosto. Mais que isso, a equipe de Madri surge, pelo menos neste início, como principal concorrente do Barcelona na briga pelo título espanhol. Os times dividem a liderança com 25 pontos - sete a mais que o terceiro Málaga e oito à frente do quarto Real -, embora a vantagem no critério de desempate seja catalã.

Falcao García Atlético de Madri (Foto: EFE)Gol é com ele: Falcao marcou oito vezes nos últimos 13 jogos com a camisa do Atlético (Foto: EFE)

A tarefa da equipe de Simeone é complicada, afinal, o rival na briga nacional é considerado por muitos o melhor time do mundo. Se mantiver essas boas atuações, no entanto, o sonho pode se tornar realidade, e um eventual título daria fim a uma sequência de nove conquistas seguidas da dupla Real e Barça. O último clube a quebrar essa hegemonia foi o Valencia, em 2003/04. Já o Atlético não sente esse gostinho desde 1995/96. Mas os jogadores sabem que o fim do tabu não será uma tarefa das mais fáceis.

- O título espanhol é um sonho. Todo jogador que está aqui no Atlético sonha com uma conquista dessa. Sabemos que as condições são difíceis, mas não impossíveis. É natural que eles (Barcelona) que têm um poder econômico grande sejam favoritos. Mas, em termos de material humano, temos qualidades - disse o zagueiro brasileiro Miranda, por telefone, ao GLOBOESPORTE.COM.

 Os resultados da incrível temporada do Atlético de Madri e seus adversários, placares e torneios
R. Jaen
3 x 0 (fora)
Copa do Rei
Osasuna
3 x 1 (casa)
Espanhol
Académica
2 x 1 (casa)
Liga Europa
R. Sociedad
1 x 0 (fora)
Espanhol
Málaga
2 x 1 (casa)
Espanhol
V. Plezen
1 x 0 (casa)
Liga Europa
Espanyol
1 x 0 (fora)
Espanhol
Bétis
4 x 2 (fora)
Espanhol
Valladolid
2 x 1 (casa)
Espanhol
Hapoel T. A.
3 x 0 (fora)
Liga Europa
R. Vallecano
4 x 3 (casa)
Espanhol
Chelsea
4 x 1 (neutro)
Supercopa
A. Bilbao
4 x 0 (casa)
Espanhol
Levante
1 x 1 (fora)
Espanhol
 Falcao, um capítulo à parte

Silvio, Tiago e Miranda campeões da Liga Europa com Atlético de Madri (Foto: Getty Images)Miranda faturou a Liga Europa e a Supercopa em
2012 com o Atlético de Madri (Foto: Getty Images)

Para seguir adiante com esse sonho, o clube da capital espanhola tem um trunfo na manga. Ou melhor, no ataque. O colombiano Falcao García desandou a fazer gols e já soma 13 nos últimos oito jogos em que esteve em campo com a camisa alvirrubra (ele passou em branco apenas uma vez na temporada, justamente na única vez que seu time não venceu, no empate com o Levante). E olha que a conta não leva em consideração os quatro gols marcados nas eliminatórias sul-americanas, neste mesmo período, com a camisa da Colômbia.

Tal desempenho como goleador não é de hoje. Já na temporada passada, quando estreou no futebol espanhol após deixar o Porto para se mudar para Madri, ele só não marcou mais vezes que Cristiano Ronaldo e Messi na liga nacional - o colombiano fez 24, contra 46 do português e 50 do argentino. A disputa entre os três se repete nesta edição, e Falcao tem um papel mais importante do que nunca na equipe, principalmente se a meta for o título espanhol. Essa fase fenomenal, no entanto, tem um preço e cada vez se fala mais no interesse de outros times no italiano.

- Acho difícil o Falcao seguir no Atlético de Madri. Muito pelo campeonato que ele está fazendo. Meu pensamento é que ele continue no clube, porque nosso time necessita dele. Ele é muito importante - acrescentou Miranda.

Diego Simeone Atlético de Madri (Foto: EFE)Argentino Diego Simeone é um dos grandes responsáveis pela campanha do Atlético de Madri (Foto: EFE)

O próximo compromisso do Atlético de Madri no Campeonato Espanhol será neste sábado, contra o 11º colocado Valencia, fora de casa, às 19h (de Brasília). Além do duelo em si, Miranda, Falcao e companhia estarão de olho no Camp Nou, onde o Barcelona recebe o Celta de Vigo no mesmo dia, só que um pouco mais cedo. Aquela secada sempre é válida, mas, pelo menos no discurso, as atenções estão voltadas sempre para o próximo adversário.

- Nosso pensamento é focar sempre na próxima partida. Não estamos pensando no Barcelona agora. Só no momento em que chegar a rodada de enfrentá-los. O objetivo é se concentrar sempre no próximo rival – concluiu o brasileiro, autor de dois gols na temporada, contra o Chelsea no título da Supercopa e no último domingo contra o lanterna Osasuna pelo Espanhol.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2012/11/real-temporada-impecavel-coloca-o-atletico-como-principal-rival-do-barca.html

Nenhum comentário: