sábado, 16 de junho de 2012

Pará deve ser sede do campeonato brasileiro de vôlei para deficientes

Série C do Campeonato Brasileiro de vôlei sentado deverá acontecer de 3 a 5 de agosto, em Belém

Por Pedro Cruz Belém

vôlei sentado parapan guadalajara (Foto: Helena Rebello/Globoesporte.com)Seleção brasileira de vôlei sentado no Parapanamericano de Guadalajara, no México (Foto: Helena Rebello/Globoesporte.com)
 
Enquanto a Série C do Campeonato Brasileiro de futebol não tem data definida para começar, Belém poderá sediar, em agosto, a primeira Série C do campeonato brasileiro de vôlei paraolímpico, também conhecido como vôlei sentado. A competição já tem data marcada: os dias 3, 4 e 5 de agosto, faltando ainda as confirmações do local da competição, locais de hospedagem e alimentação dos atletas.

Medalhista de ouro nos jogos olímpicos de Barcelona (1992) e prata em Los Angeles (1984), o ex-jogador de vôlei Amauri Ribeiro é quem comanda o esporte Brasil a fora. Ele já foi técnico da seleção brasileira de vôlei sentado e, atualmente, preside a Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes (CBVD).

– Estamos fazendo visitas em ginásios e estabelecimentos esportivos porque a Confederação pretende realizar, aqui em Belém, o campeonato brasileiro da Série C. Escolhemos Belém pelo seu forte empenho na categoria escolar e no surgimento de novas equipes, que provavelmente participarão do campeonato – explicou Amauri Ribeiro.

Amauri Ribeiro, ex-jogador e presidente da Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes (CBVD) (Foto: Divulgação)Amauri Ribeiro, ex-jogador de vôlei e presidente da
Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes
(CBVD) (Foto: Divulgação)
Seis locais estão sendo cogitados para receber a competição nacional no Estado: a Escola Superior de Educação Física (ESEF), da Universidade Estadual do Pará (UEPA); o ginásio do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), da Seduc; o SESI, na av. Almirante Barroso; o SESC Doca; o Colégio Santa Catarina; e o Colégio Gentil.
– Esperamos definir o local ainda hoje (15) ou amanhã (16). Seis equipes já estão confirmadas no torneio. São duas de São Paulo, sendo uma da cidade de Peruíbe e uma de Praia Grande; duas do Pará, a ADESEF e a ADFPA; e uma de Anápolis (GO). Ainda há uma sétima pendente, que é de Macapá (AP) – detalhou o professor Renato Oliveira, coordenador do Projeto Ídolos Sentados e membro da comissão técnica da seleção brasileira júnior de vôlei sentado.

O esporte
O vôlei sentado existe no mundo há mais de 50 anos, porém só chegou ao Brasil em 2003. Em franco desenvolvimento no país, já existem 24 equipes masculinas e nove femininas. O esporte é praticado em nove Estados, com 22 entidades filiadas à CBDV. O vôlei sentado é integrante das Olimpíadas Paraolímpicas desde 1976, quando foi disputado em Toronto, no Canadá. Em 2008, a seleção brasileira atingiu sua melhor marca, terminando os jogos paraolímpicos de Pequim, na China, na 6ª colocação.
– A participação nos jogos paraolímpicos já é uma vitória porque só o campeão das américas tem o direito de participar. Foi o que aconteceu ano passado também, quando conquistamos, com o masculino, a medalha de ouro nos jogos Parapanamericanos em Guadalajara, no México e conseguimos, pela primeira vez, classificar a seleção feminina para as Paraolimpíadas de Londres. Das modalidades paraolímpicas coletivas, o vôlei é a única que está levando equipes nas duas modalidades, masculino e feminino – contou Amauri Ribeiro.


FONTE

Nenhum comentário: