sábado, 16 de junho de 2012

Trio parada dura: meias brilham, e Botafogo vence o Inter de virada

Nova formação dá certo, Alvinegro joga bem e supera os colorados no Beira-Rio. Torcida vaia o time, que perde a invencibilidade no Brasileiro


A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM

Depois de duas rodadas, o Botafogo retomou o caminho das vitórias em grande estilo neste sábado, no Beira-Rio, em jogo válido pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Com gols de Andrezinho e Fellype Gabriel, o time alvinegro bateu o Inter de virada, por 2 a 1, consagrando a nova formação idealizada pelo técnico Oswaldo de Oliveira, com três meias. Vitor Júnior foi o terceiro armador, criando boas situações. A equipe carioca coleciona o seu terceiro trinfo, todos virando o placar.
 
O Inter, apesar do retorno dos selecionáveis Oscar e Leandro Damião, jogou muito mal, foi vaiado pela torcida e perdeu a invencibilidade na competição.

- Tomamos o gol em falta de atenção nossa. No segundo tempo, tiramos o contra-ataque deles, jogamos bem e conseguimos essa vitória, que é muito importante - disse Fellype Gabriel, feliz pelo resultado, diferentemente do colorado D'Alessandro.

- No segundo tempo não conseguimos jogar, não conseguimos encaixar a marcação. Tomamos a virada que não podemos deixar acontecer. É um aprendizado - declarou o argentino.

Com o resultado, os colorados permanecem com oito pontos. Já os alvinegros vão a nove. Na próxima rodada, no dia 24, o Inter visita o Sport, na Ilha do Retiro, enquanto o Botafogo recebe a Ponte Preta, na mesma data, no Engenhão.

Comemoração gol do Andrezinho, Internacional x Botafogo  (Foto: Alexandro Auler / Agência Estado)Andrezinho comemora o golaço marcado no segundo tempo (Foto: Alexandro Auler / Agência Estado)

Com três meias - Vítor Júnior, Andrezinho e Fellype Gabriel -, o Botafogo começou trocando bons passes, tendo o domínio do jogo. Mas a formação deixava Herrera isolado na frente. Os laterais passavam raramente, limitando as opções dos armadores. O Inter só entrou na partida quando Oscar passou a ser acionado pela direita. Com boas investidas, o jovem jogador criava dificuldades para o estreante Jonh Lennon e acabou abrindo espaço para a jogada do primeiro, aos 30 minutos, quando Guiñazu cobrou falta com rapidez e acionou Oscar. O meia da Seleção cruzou na medida para Leandro Damião, que cabeceou para o meio da área e encontrou Dagoberto livre para, também de cabeça, fazer 1 a 0.

Apesar de conseguir ficar mais com a bola no pé (52% a 48% de posse no primeiro tempo), o Botafogo era pouco eficiente na criação. Uma das poucas chances criadas terminou em conclusão de Herrera para a defesa de Muriel. Já o Inter sentia falta de uma melhor atuação das estrelas D'Alessandro e Leandro Damião, apagados até então.

Botafogo sufoca o Inter na segunda etapa
Apesar da batida perigosa de D'Alessandro no início da segunda etapa, foi o Botafogo que voltou melhor, criando mais. Vitor Júnior era o motor do time, com passes verticais, habilidade e muita movimentação. Tanto que quase conseguiu um pênalti após driblar Guiñazu entre as pernas e deslocar Índio antes de ser derrubado perto da linha da grande área. O árbitro Paulo Cesar Oliveira consultou o assistente atrás do gol para confirmar que não houve a penalidade. Não deu certo na primeira, mas Vitor Júnior foi feliz na sequência ao arrancar pela direita e encontrar Andrezinho na entrada da área. O ex-colorado dominou e soltou a bomba no ângulo. Golaço e 1 a 1.

Victor Junior e Guinazu, Internacional x Botafogo (Foto: Wesley Santos / Agência Estado)Vitor Júnior deu trabalho para os marcadores do Inter (Foto: Wesley Santos / Agência Estado)
 
Virada com bom futebol
O Botafogo passou a gostar e muito do jogo. E não teve pênalti marcado aos 21, quando Vitor Júnior driblou Fabrício e acabou calçado. Paulo Cesar Oliveira mandou a partida seguir, para desespero do meia alvinegro. Nesta altura, o Inter estava muito desorganizado, perdendo os rebotes e assistindo ao Botafogo martelar em busca da virada. As vaias da arquibancada eram o termômetro.

E a virada enfim aconteceu aos 26. Após ficar mais de um minuto para bater o escanteio, atrapalhado pela bandeirinha, que balançava com o vento, Andrezinho cobrou para a ótima cabeçada de Fellype Gabriel, desviando de Muriel: 2 a 1.

Somente neste momento Dorival Júnior mexeu no time, colocando o atacante Jajá na vaga do lateral Fabrício. Mas não mudou a postura. Longe de estar numa noite boa, o time colorado só cercava o Botafogo e não esboçou reação. Melhor para os comandados de Oswaldo de Oliveira e a consagração do trio de meias. Final: 2 a 1.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/jogo/brasileirao2012/16-06-2012/internacional-botafogo.html

Nenhum comentário: