sábado, 16 de junho de 2012

Nalbert, sobre o 'grupo da morte' do Brasil nas Olimpíadas: 'Maravilhoso'

Ex-capitão da seleção masculina de vôlei diz que enfrentar EUA, Sérvia e Rússia logo no início dos Jogos permite 'cruzamento melhor' depois

Por Alexandre Sattamini Rio de Janeiro

Nalbert mostra livro sobre sua trajetória (Foto: Alexandre Sattamini) 
Nalbert mostra livro sobre sua trajetória(Foto: Alexandre Sattamini) 
 
Ex-capitão da seleção masculina e medalhista de ouro nos Jogos de Atenas, Nalbert considerou positiva a presença do Brasil no chamado "grupo da morte" das Olimpíadas de Londres. O time do técnico Bernardinho encara Rússia, Estados Unidos, Sérvia, Alemanha e Tunísia pelo Grupo B da primeira fase da competição. Na análise do ex-ponteiro, enfrentar adversários de peso logo no início ajuda a equipe a desenvolver confiança para a etapa seguinte.
- Achei ótimo, maravilhoso. Historicamente todos os medalhistas em Olimpíadas saíram de grupos da morte, do mais difícil. É muito bom começar jogando mais em alto nível e poder fazer um cruzamento melhor - disse Nalbert, hoje comentarista de vôlei e atuante na área de gestão de esportes.

O páreo, entretanto, é duro. Os EUA são os atuais campeões olímpicos (ouro em Pequim-2008), enquanto os russos conquistaram a última Liga Mundial (2011) e a Sérvia - ouro em Sydney-2000 - é uma equipe tradicionalmente forte. Mesmo assim, Nalbert vê como certo o avanço do Brasil na competição.

- Tenho certeza de que o Brasil vai se classificar entre os quatro primeiros. Isso não é dúvida - apontou.

Na opinião de Nalbert, o magro retrospecto da seleção em 2011 é passageira. No ano passado, a única conquista do Brasil foi a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara.

Giba treino seleção vôlei Liga Mundial (Foto: Alexandre Arruda/CBV)Giba será fundamental em Londres, diz Nalbert
(Foto: Alexandre Arruda/CBV)
 
- Cada ano é um ano. Ano passado realmente não foi um ano bom, ano difícil. Esse ano também está sendo um ano difícil. O time enfrenta contusões. Mas o Brasil chega firme nas Olimpíadas, tenho certeza - afirmou, referindo-se aos problemas físicos de Giba e Leandro Vissoto.

Nalbert ainda se disse animado com a volta da "genialidade" de Ricardinho à seleção. Para ele, o levantador precisa apenas retomar o ritmo de jogo. Já o bom desempenho de Giba, que se recupera de uma cirurgia na tíbia da perna direita, será fundamental, segundo apontou o ex-capitão.

- Nossas histórias são parecidas (de lesões próximo dos Jogos). Ainda bem que a situação dele é bem mais tranquila, porque ele tem mais tempo para se recuperar. Eu tinha bem menos tempo. Tenho certeza que a contribuição dele é importantíssima - disse.

Em 2004, a três meses das Olimpíadas de Atenas, Nalbert descobriu uma lesão no ombro que quase o deixou de fora dos Jogos. No entanto, se empenhou na recuperação e voltou à seleção a tempo de conquistar o ouro na Grécia.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2012/06/nalbert-sobre-o-grupo-da-morte-do-brasil-nas-olimpiadas-maravilhoso.html

Nenhum comentário: