sábado, 16 de junho de 2012

Eficiente, Avaí faz 2 a 0 no Coelho, que perde invencibilidade na Série B

Melhor em campo, time catarinense consegue segunda vitória seguida e
chega aos dez pontos, na quinta posição. América-MG se mantém líder

Por GLOBOESPORTE.COM Florianópolis

O Avaí venceu o América-MG por 2 a 0 na noite desta sexta-feira, derrubou a invencibilidade dos mineiros, líderes da Série B, e encostou de vez no G-4. Os gols do Leão da Ilha foram marcados em lances individuais. No primeiro tempo, Julinho emendou uma bicicleta e abriu o placar. No segundo, Diogo Acosta acertou chute de fora da área e decretou a vitória catarinense.

O jogo foi muito disputado desde o início. Os donos da casa procuraram mais o ataque, mas os visitantes iam bem, na proposta de contra-atacar. O Avaí foi premiado com um gol no final do primeiro tempo, o que obrigou o América-MG a buscar o jogo na etapa final. Quando as duas equipes buscaram o gol, o Leão foi mais eficiente.

O time mineiro segue líder com 13 pontos, mesmo com a derrota. O América-RN, que poderia ultrapassar o Coelho, também foi derrotado na rodada, pelo São Caetano por 3 a 2. Com os três pontos o Avaí saltou para o quinto lugar, com 10 pontos, dois a menos que o Criciúma, quarto colocado. O Coelho dorme na liderança. Porém, os mineiros podem sair do primeiro lugar neste sábado caso o Criciúma vença o ASA.

Julinho, Avaí x América-MG (Foto: Petra Mafalda / Agência Estado)Julinho comemora o primeiro gol do Avaí (Foto: Petra Mafalda / Agência Estado)
 
O Avaí vai até Guaratinguetá, na próxima rodada, encarar o time da casa, no Dario Rodrigues Leite, na sexta-feira, às 21h (de Brasília). Já o América-MG receberá o Bragantino na terça-feira, às 21h, no Independência, em Belo Horizonte.

Pressão em azul e branco
Assim que a bola rolou, o Avaí tomou a iniciativa do jogo. Antes do primeiro minuto já havia finalizado, em um chute de longe de Julinho. O América-MG se conteve nos primeiros minutos, marcando forte no meio-campo, e se mostrou bem armado na defesa. Os catarinenses chegavam tocando a bola até a intermediária, até arriscavam alguns chutes, mas não conseguiam penetrar na área alviverde.

O Leão da Ilha só foi levar algum perigo aos 21 minutos. Pirão fez boa jogada pela esquerda, cortou para o meio e bateu com força. A bola explodiu no zagueiro Everton Luiz. A torcida se levantou pedindo toque de mão do americano, mas o árbitro nada marcou.

A proposta do América-MG no primeiro tempo foi nitidamente contra-atacar. Os meias Rodriguinho e Gilberto aguardavam uma bola roubada para, numa enfiada, encontrar a velocidade de Bruno Meneghel. Em contrapartida, os donos da casa marcavam pressão, mantendo mais a posse de bola.
Já passada meia hora de jogo, o Avaí levou perigo, e o meia Julinho começou a se destacar. Ele arrancou pela esquerda, driblando, e bateu no canto para boa defesa de Neneca. O jogo voltou a esfriar. Os minutos seguintes pareciam só confirmar um inevitável 0 a 0.

Mas, praticamente no último lance, o Avaí teve escanteio pela esquerda. A bola cobrada no primeiro poste foi desviada duas vezes de cabeça e sobrou para Juninho no centro da área. Ele emendou uma bicicleta e fez um golaço: Avaí 1 a 0.

Melhora alviverde e vitória azul
O América-MG voltou do intervalo com duas alterações (o lateral-esquerdo Pará no lugar de Bryan e o atacante Alessandro, no de Bruno Meneghel) e outra postura. O placar desfavorável fez o Coelho procurar o jogo, que ficou franco, pois o Avaí não abandonou o ataque. Tanto que as duas melhores chances nos primeiros minutos foram dos catarinenses.

O time mineiro levava perigo principalmente com as jogadas individuais de Rodriguinho. Mesmo muito marcado, ele encontrava espaços. O Leão da Ilha chegava ao gol adversário pelas laterais do campo. Principalmente depois que o Coelho perdeu o lateral-direito Rodrigo Heffner e teve que improvisar um volante no setor.

Novamente, quando o jogo ficou morno, o Avaí marcou o gol. Aos 33 minutos, Cleber Santana puxou rápido contra-ataque. A bola chegou até Diogo Acosta, que cortou o zagueiro e bateu de fora da área. O chute no canto passou por baixo do corpo do goleiro Neneca e entrou.

A situação americana ficou ainda mais complicada aos 40 minutos quando o zagueiro Gabriel recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Os minutos finais foram de pressão do América-MG, principalmente em chutes de fora da área. Mas o jogo já estava resolvido.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-b/noticia/2012/06/eficiente-avai-faz-2-0-no-coelho-que-perde-invencibilidade-na-serie-b.html

Nenhum comentário: