sábado, 16 de junho de 2012

Entre sorrisos e dribles, Neymar faz Elza Soares lembrar Garrincha

Para cantora, que foi casada por 16 anos com Mané, craque do Santos é o jogador com mais semelhanças com ex-atacante do Botafogo e da Seleção

Por Alexandre Alliatti e Marcelo Baltar Rio de Janeiro

Header - 50 anos do Bi (Foto: arte esporte)
O talento de Neymar rompe fronteiras. A cada dia, o jovem do Santos conquista punhados de fãs pelo planeta. O drible arisco e o sorriso fácil são características marcantes. Novidades para muitos, mas não para Elza Soares. Fã confessa do moicano mais famoso do futebol, a cantora carioca faz uma revelação: Neymar a faz lembrar de Garrincha, com quem viveu uma história de amor iniciada há 50 anos, na campanha do bicampeonato mundial do Brasil, e que durou 16 anos de casamento.

- Neymar me lembra o Mané. Lembra o jeito de sorrir. Ainda o acho bem moleque, não tem tanta malícia. O Mané, aliás, nunca teve malícia alguma... Vejo o Neymar surgindo com as mesmas brincadeiras, os mesmo dribles. Não tanto quanto o Mané, até porque ainda não vi ninguém que tenha levado tanta alegria para o povo como ele. Está para aparecer outro. Mas o Neymar lembra o Garrincha, sim.

montagem Garrincha Neymar seleção brasileira (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Garrincha e Neymar em ação pela Seleção: estilos parecidos (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
 
Elza sabe que compará-los é complicado. Se o mundo era diferente há 50 anos - quando Garrincha teve seu auge na Copa de 1962 -, o futebol era ainda mais. Os espaços em campo, o profissionalismo e principalmente os salários eram outros. Fora de campo, diferenças ainda maiores entre os dois gênios. Neymar nunca teve o nome envolvido com bebidas alcoólicas. Garrincha aprendeu a beber com seu pai, aos cinco anos. O alcoolismo de Mané fez Elza passar por poucas e boas durante os anos em que estiveram juntos. Diferenças e semelhanças à parte, Elza pede atenção a Neymar, já que sabe que o futebol não é só “tapinhas nas costas”.

O Neymar me lembra o Mané. Lembra o jeito de sorrir. Ainda o acho bem moleque, não tem tanta malícia... Vejo o Neymar surgindo com as mesmas brincadeiras, os mesmo dribles."
Elza Soares, ex-mulher de Garrincha
 
- O Neymar ainda é muito menino. Peço a Deus por ele, que o proteja. Tem muita gente que passa a mão no ombro, Neymar, mas quando você ficar um tempinho sem jogar, neguinho vai dizer:  "E aí, bichado, não joga mais, não?”. Cuidado com a mãozinha no ombro. Mas agora ele também já ganhou muito dinheiro e pode fazer a vida dele, graças a Deus. Muita gente passou a mão no ombro do Mané. Prometeram mundos e fundos, mas nunca deram nada... O Mané era bom demais. Às vezes, você sendo bom demais, você é perverso com você mesmo. É muito difícil ver alguém com a bondade dele. Quando vejo esse menino, o Neymar, penso: “Olha, que eu já vi o Mané, hein, Neymar?. Olha lá!” (risos). Peço tanto para que ele pegue o caminho certo. Mas ele não vai ser tão inocente como o Mané. O Mané não ganhou dinheiro como o Neymar ganha. Aliás, o Mané não ganhou dinheiro algum.

Elza Soares, Brasil, 1962 (Foto: André Durão / Globoesporte.com) 'Mané não ganhou dinheiro algum', diz Elza
(Foto: André Durão / Globoesporte.com)
 
Se pede atenção a Neymar, Elza suplica por reconhecimento a Garrincha. Acredita que o ex-atacante do Botafogo é pouco lembrado e acha que ele poderia servir como exemplo para a geração que está iniciando nos gramados do futebol brasileiro.

- Tinha que mostrar o Mané para essa garotada, gente. Por que esconder? Antes da Copa de 2014, tem que mostrar os vídeos do Mané - cobrou.

Neymar é quem mais fez Elza Soares se lembrar de Garrincha, mas não é o único. A cantora cita outras atletas que, em sua opinião, desfilaram nos gramados o “estilo Mané” de jogar.

- Além do Neymar, o Felipe, na época do Flamengo (2003/2004), fez um trabalho muito bonito, lembrando o Mané. Teve também o Denílson, que tentava fazer umas jogadas à la Mané. Mas o Neymar está aí jogando um futebol bonito, alegre, gracioso. É o futebol arte. O Neymar está sabendo fazer isso – reforçou Elza


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2012/06/entre-sorrisos-e-dribles-neymar-faz-elza-soares-lembrar-garrincha.html

Nenhum comentário: