quinta-feira, 17 de maio de 2012

Botafogo saúda aniversário de Nilton Santos com bandeirão e exposição

Ídolo alvinegro faz 87 anos nesta quarta e ganha evento na sede de General Severiano, com direito à presença emocionada do 'sobrinho' Jairzinho

Por André Casado Rio de Janeiro

O departamento de marketing do Botafogo organizou um pequeno evento para celebrar os 87 anos de idade de Nilton Santos, considerado o maior ídolo da História do clube. Foi hasteada uma enorme bandeira do ex-lateral-esquerdo no jardim da sede de General Severiano, no fim da manhã desta quarta-feira. A festa teve a presença de dezenas de crianças matriculadas nas escolinhas esportivas e de Jairzinho, outro craque alvinegro, que trata a Enciclopédia de "tio", por ter sido orientado por ele no início da carreira. O pavilhão permanecerá tremulando até domingo.

Além desta saudação, uma exposição na loja oficial do Glorioso revelou documentos - como o registro de trabalho no Botafogo -, fotos antigas e reportagens sobre Nilton Santos, que, mesmo com a saúde debilitada e sofrendo do Mal de Alzheimer há uma década, foi à General Severiano horas depois do evento ver a homenagem. Ele passou de carro e recebeus os parabéns. As relíquias estarão à disposição do público até o fim do mês de maio, que destaca o ídolo.

Aniversário homenagem Nilton Santos Botafogo (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Bandeirão de Nilton Santos traz o apelido 'Enciclopédia' (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
 
Comovido, Jairzinho, que usava o número do ex-companheiro às costas, mandou um recado.

Nilton Santos, Botafogo (Foto: Reprodução)Nilton Santos, nesta quarta, no carro, de olho na
bandeira (Foto: Reprodução Facebook do Bota)
 
- Tio, você sabe o quanto eu te amo e te admiro. Obrigado por tudo, por ter me ensinado a me colocar dentro e fora de campo no meu início, em 1963. Foi fundamental para o meu sucesso. Pela pessoa que você é, pelo exemplo, o Botafogo tem a felicidade de ter um ídolo e um líder assim, respeitado no mundo todo. Foi o primeiro lateral a fazer gol em Copa, mostrando que também poderia se atacar na posição e mudando esse conceito - disse Jairzinho, que puxou a solenidade com o hino e cantos tradicionais da torcida, animando a garotada que participou.

Nilton Santos só jogou pelo Alvinegro em sua trajetória e foi campeão carioca quatro vezes (1948, 1957, 1961 e 1962) e conquistou dois Torneios Rio-São Paulo (1962 e 1964). Foi bicampeão mundial pelo Brasil, em 1958 e 1962, e esteve nas Copas de 50 e 54. No Botafogo, disputou 723 partidas, marcando 11 gols. Na Seleção, fez 84 jogos, com 3 gols. O Governo do Estado decretou que a data 16 de maio é o Dia do Botafogo por causa do aniversário da lenda.

Aniversário homenagem Nilton Santos Botafogo (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Bandeirão de Nilton hasteado no jardim da sede, após o evento (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
 
FONTE:

Nenhum comentário: