sábado, 14 de abril de 2012

Vôlei Futuro bate o Rio em Araçatuba e vai à final da Superliga pela 1ª vez

Em partida nervosa, equipe paulista vence por 3 sets a 1 e festeja com a torcida. A disputa pelo título vai ser contra o Cruzeiro, no dia 21 de abril

Por João Gabriel Rodrigues Araçatuba, SP

 Foi através dos passes de Ricardinho. Ou das pancadas de Lorena e Camejo. Ou ainda impulsionado pela vibração de Michael e Dentinho. Na noite desta sexta-feira, o Vôlei Futuro soube aliar todos os seus melhores ingredientes. Longe do time apático da primeira partida da semifinal, a equipe de Araçatuba deu apenas um set para que o Rio de Janeiro sonhasse. No anseio de chegar à primeira final de Superliga de sua história, no entanto, impôs 3 sets a 1 sobre o time carioca: 25/17, 25/21, 29/31 e 25/21. Desta vez, a festa estava completa no ginásio Plácido Rocha. (Confira os melhores momentos no vídeo acima).

O próximo compromisso já está marcado. Em jogo único, o Vôlei Futuro vai enfrentar o Cruzeiro no dia 21 de abril, sábado, no ginásio de São Bernardo do Campo, na disputa pelo título. Na última Superliga, as equipes se enfrentaram nas semifinais, e o time mineiro levou a melhor.
- É um projeto de anos se concretizando. Estamos dando uma resposta a esse investimento que foi feito, a essa doação. O time, a torcida, a diretoria, estão todos de parabéns - disse Micahel, eleito melhor jogador em quadra.

O jogo

Foi no embalo de sua barulhenta torcida que o Vôlei Futuro entrou em quadra. No primeiro ponto, o árbitro flagrou invasão de Marlon e incendiou as arquibancadas do ginásio Plácido Rocha. Vaiado a cada toque na bola, Lucão empatou, mas errou um saque na sequência. Foi quando o time da casa disparou. Michael foi para o saque, acertou dois aces e abriu vantagem. Mal na recepção, o time carioca também não conseguia passar do bloqueio de Lorena. Assim, o Vôlei Futuro já tinha 10 a 3 no placar.

Vôlei Futuro x Rio de janeiro (Foto: João Gabriel Rodrigues/Globoesporte.com)Vôlei Futuro comemora em quadra a vaga para a decisão (Foto: João Gabriel Rodrigues/Globoesporte.com)
Nos passes de Ricardinho e nas pancadas de Lorena e Camejo, o Vôlei Futuro manteve o ritmo. Nem alguns erros de recepção do time de Araçatuba conseguiram fazer o Rio encostar no placar. Àquela altura, estava fácil. Michael, também em dia inspirado, brilhava nos saques e na rede. Os cariocas ainda tentaram uma reação, com Lucão e Dante, mas ficaram apenas na tentativa. Lorena explorou o bloqueio e fez 24/17. Michael desperdiçou um saque, mas, na sequência, Théo devolveu o favor: 25/18.


Em uma largada malfeita, Ricardinho entregou o primeiro ponto do segundo set para o Rio de Janeiro. E os cariocas começaram melhor a parcial. Com Marlon no saque, souberam explorar os erros de recepção do Vôlei Futuro e abriram 4/1. Mas os donos da casa foram buscar. No erro de Théo, o time de Araçatuba chegou ao empate (5/5).

Vôlei Futuro x Rio de janeiro (Foto: Gaspar Nóbrega / Inovafoto  )Bloqueio de Dentinho e Michael em ação pelo
Vôlei Futuro (Foto: Gaspar Nóbrega / Inovafoto )

Ao contrário do primeiro set, o Vôlei Futuro errava demais. E, assim, o Rio voltou a abrir vantagem. No ace de Dante, os cariocas fizeram 11/8 e silenciaram as arquibancadas por alguns segundos. Só que o Vôlei Futuro foi buscar mais uma vez. Lorena, que andava meio apagado, explorou o bloqueio e empatou. Na sequência, Camejo, em belo saque, virou. O time da casa acordou de vez. Em jogada de muito talento, Lorena enganou o bloqueio do Rio e marcou mais um ponto: 14/13.


Dentinho, em belo bloqueio, abriu três pontos para o time da casa: 17/14. A torcida voltou a gritar, e o Vôlei Futuro disparou novamente. Michael explorou o bloqueio mais uma vez e marcou o set point: 24/20. Os cariocas ainda diminuíram, em saque para fora de Lorena e em belo ataque de Da Silva. Mas, na jogada seguinte, Dentinho atacou pela ponta, o bloqueio do Rio não funcionou, e a equipe local abriu 2 sets a 0: 25/22.

Discussão em quadra

Michael, no bloqueio, abriu a contagem no terceiro set. O Vôlei Futuro começou melhor e nem o nervosismo por uma marcação de dois toques de Camejo tirou o controle do time. Do outro lado, a tensão era maior. Depois de bloqueio de Vini, Marlon e Riad tiveram discussão áspera em quadra. Depois de conversar com o técnico Marcos Miranda, o meio de rede deixou a quadra, irritando Dante, que o chamou de “moleque”. (Confira a discussão no vídeo abaixo)

 O Vôlei Futuro, então, se aproveitou. Na primeira parada técnica, já tinha 8/4 no placar. Os cariocas, já com Riad de volta, tentaram mostrar que não estavam mortos e empataram a parcial por duas vezes. Depois de abrir 18/16 com pancada de Vini, o Vôlei Futuro viu o Rio empatar novamente em um ponto dado de graça. Após saque balanceado, Loren acertou o ace na linha e fez 20 a 18. Mas o time carioca não estava morto, deixou tudo igual em ponto de Dante e colocou fogo no jogo (20 a 20).


A partir daí, foi emoção pura, com as equipes praticamente juntas no placar. Com o Vôlei Futuro vencendo por 23/22, Théo foi para o ataque, Vini bloqueou, e a arbitragem marcou bola fora de forma equivocada. Os paulistas reclamaram bastante. No lance seguinte, o Vôlei Futuro errou o ataque e viu o Rio ficar em vantagem (24 /23). Os cariocas desperdiçaram três set points, até que Vini acertou a mão no saque e fez 27/26 para o Vôlei Futuro. No próximo saque, Vini jogou na rede e viu Dante brilhar no bloqueio no lance seguinte. O Rio ganhou moral e mostrou força para fechar o set em 31/29, após bloqueio, e se manter vivo na partida.
No retorno à quadra, o time de Araçatuba se acertou. Camejo, no bloqueio, marcou o primeiro ponto da parcial. O Rio se esforçava e lutava por cada bola, mas foi o Vôlei Futuro que abriu vantagem: 6/3. Em dois erros de Lorena, o Rio encostou. A torcida resolveu incentivar o oposto e passou a gritar o nome do jogador, que se recuperou e acertou seu ataque seguinte.
O jogo seguiu equilibrado, mas o Vôlei Futuro conseguiu abrir quatro pontos de vantagem. Àquela altura, a torcida já fazia a contagem regressiva. Ricardinho, Dentinho e Lorena gritavam e pediam a festa das arquibancadas. Com 18/12 no placar, o Rio se esforçava, mas não conseguia tirar a diferença. Ricardinho, em linda bola de segunda, fez 21/14 e levantou ainda mais o público. O Rio chegou a esboçar a reação, encostou no placar, mas não deu. O Vôlei Futuro fechou o set em 25/21 e comemorou dentro de quadra a classificação para a decisão.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/04/volei-futuro-passeia-em-aracatuba-bate-o-rio-e-vai-final-da-superliga.html


Nenhum comentário: