sábado, 14 de abril de 2012

Loco Abreu chega a seu 100º jogo pelo Botafogo

Uruguaio alcançará a marca histórica neste domingo, contra o Boavista, no clube em que passou mais tempo na carreira

Vinícius Perazzini
Publicada em 14/04/2012 às 07:13

Rio de Janeiro (RJ)

Botafogo foi o clube que Loco Abreu mais partidas disputou na carreira
(Foto: Alexandre Loureiro)
   
Uma marca que, acima de tudo, destaca identificação. Neste domingo, contra o Boavista, Loco Abreu completa 100 jogos com a camisa do Botafogo. Aos 35 anos – dois anos e quatro meses deles no Alvinegro –, o uruguaio tem contrato com o Glorioso até junho de 2014 e mostra felicidade por isso. A estatística centenária é vista para o camisa 13 como consequência de um tempo alegre.
Em papo com a reportagem do LANCENET! na última segunda-feira, quando foi modelo no lançamento dos uniformes do Botafogo para 2012, El Loco foi direto ao comentar sobre a proximidade do seu jogo 100.
– É uma estatística legal, porém o mais importante disso é desfrutar o jogo. E desde que cheguei estou desfrutando o dia a dia no Botafogo, a estrutura do clube. Desfrutando o que se faz, os números chegam de forma natural – comentou Loco Abreu.
Receba as notícias sobre Loco Abreu pelo Glorioso no celular!
Até chegar ao Botafogo, El Loco havia atuado por 16 clubes. Seu recorde anterior pelo mesmo time era de 72 partidas feitas pelo San Lorenzo, da Argentina, em duas passagens (1996-1997, 2000-2001). No Rio de Janeiro criou raízes: caiu nas graças de uma torcida supersticiosa como ele, foi campeão com quatro meses de casa, virou ícone de marketing e até mesmo referência cultural, o que se nota pelo discurso nas entrevistas.
– Na Espanha, o Real Madrid empatou em casa no domingo e a torcida aplaudiu o time, o que foi destacado pela imprensa. Essa mentalidade da torcida e da imprensa só transmite forças – disse 
 El Loco, modesto:
– O time não é só Abreu. E está muito bem, fazendo muitos gols.

VOLTA AO PALCO DEPOIS DE VAIA
No jogo 100, Abreu volta a São Januário, palco no qual levou as primeiras vaias pelo Botafogo. Na última partida alvinegra no estádio, contra o Volta Redonda, em 4 de março deste ano, o uruguaio recebeu a reprovação de pequena parte da torcida ao ser substituído durante o segundo tempo da vitória do Glorioso por 3 a 1.
Apesar das críticas, o ano tem sido de bola na rede para Loco Abreu. A média de gols do atacante na atual temporada é melhor do que a obtida nos dois últimos anos. Em 2012, são 0,63 gols por confronto em média. Loco tem sete gols no ano e no elenco só está atrás de Herrera, com 11 tentos.
OS 13 MOMENTOS DE LOCO ABREU NO BOTAFOGO
1. Carinho na chegada
Em 3 de janeiro de 2010, o Botafogo anunciou Abreu. Cerca de 50 torcedores fizeram festa no aeroporto. No dia 6, El Loco foi apresentado em grande festa em General Severiano e recebeu a camisa 13 das mãos do ídolo Zagallo.

2. Estreia para esquecer
Na terceira rodada da Taça Guanabara, El Loco pouco conseguiu fazer para evitar a goleada sofrida por 6 a 0 contra o Vasco. O atacante saiu no intervalo.

3. Redenção rápida
No encontro seguinte de Loco Abreu com o Vasco, só alegria. Em plena decisão da Taça Guanabara, o camisa 13 marcou e fechou triunfo por 2 a 0.

4. Cavadinha histórica
Na decisão da Taça Rio, contra o Flamengo, o uruguaio imortalizou a cavadinha. O pênalti resultou no gol do título carioca em vitória por 2 a 1 e tornou Abreu ídolo. Anteriormente, o rival havia feito do Bota três vezes vice.

5. Juntos no Mundial
A celeste foi até a semi e levou os alvinegros ao delírio. Na volta do Mundial, o marketing do clube preparou camisa parecida com a do Uruguai e a peça virou fenômeno: cerca de 50 mil peças vendidas.

6. Ruído com técnico
Em 1 de setembro de 2010, Joel Santana e Loco discutiram no banco após o técnico tirar o atacante durante segundo tempo contra o Prudente. Dias depois, o Alvinegro derrotou o Santos com gol de Abreu e o atacante mostrou o escudo do clube em sua “segunda pele”, camisa que guarda seus tesouros na vida.

7. Problema clínico
Em fevereiro de 2011, uma inflamação no nervo ciático fazia Abreu sentir dores lombares. Porém o problema não se agravou e El Loco voltou aos gramados em pouco menos de um mês.

8. Joel sai, Loco capitão
Loco Abreu já disse em entrevistas que sua diferença com Joel Santana era apenas por questões táticas. Porém, com a saída de Joel Santana e a chegada de Caio Junior, no fim de março de 2011, o camisa 13 logo virou capitão do time.

9. Briga em campo
Contra o Avaí, pela Copa do Brasil, Loco saiu no braço com Marquinhos, do rival, ao fim da partida. O adversário disse a Abreu: “Chupa, gringo”.

10. América alvinegra
Ao festejar o título da Copa América, Abreu levou a bandeira do Botafogo para todos os lados na premiação.

11. Tempo de recordes
Em setembro de 2011, Abreu fez do Botafogo o time pelo qual mais atuou e o que mais balançou a rede na carreira.

12. Vilão em pênaltis
Do fim do ano passado até hoje, nos últimos cinco pênaltis batidos por El Loco, quatro acabaram sendo perdidos.

13. Novo fôlego
Em março, Loco ficou três semanas em trabalho de recuperação física especial.

BATE-BOLA
Loco Abreu
Atacante do Botafogo

Como você avalia o comportamento ofensivo do time no ano?
Estamos bem, no caminho certo. A gente treina para o Botafogo fazer gol, ganhar, ser campeão. Botafogo não faz gol, Herrera não faz gol, não faz Abreu, mas o time faz gol. Vamos valorizar o elenco.

Você acredita que existe uma análise equivocada da equipe?
Creio que sim. Não dá para fazer uma avaliação do time em números com Abreu ou sem Abreu. O time se analisa pelo grupo.

O que tirar desses 100 jogos?
É seguir trabalhando com dedicação... E a gente trabalha fortemente pelo bem do Botafogo.

FONTE:

http://www.lancenet.com.br/botafogo/Loco-Abreu-chega-jogo-Botafogo_0_681532074.html

Nenhum comentário: