sábado, 3 de março de 2012

Na volta de Eder Luis, Vasco perde Tenório e vence Olaria com reservas


Camisa 7 retorna aos gramados e marca na vitória por 2 a 0. Equatoriano também faz gol, mas se lesiona e não joga mais no semestre. Time dorme líder

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Visando o confronto contra Alianza Lima-PER pela Libertadores, o Vasco optou por escalar os reservas, neste sábado, contra o Olaria. Mas o jogo acabou trazendo boas novidades para os vascaínos. Valeu pela vitória por 2 a 0 – a primeira do time na Taça Rio. Valeu pela boa estreia do jovem lateral esquerdo Dieyson, de apenas 18 anos. Valeu pelo bom retorno de Eder Luis, que provou estar recuperado e pronto para ajudar a equipe principal. E valeu, principalmente, pela liderança provisória do Grupo B da Taça Rio.

A notícia ruim ficou por conta da grave lesão do equatoriano Carlos Tenório. Após marcar seu primeiro gol pelo Vasco no primeiro tempo, o atacante rompeu os ligamentos do tendão de aquiles e deixou o campo chorando. O jogador não joga mais pelo Campeonato Carioca e pela Libertadores, uma vez que passará por uma cirurgia e deve ficar seis meses afastado dos gramados.

Com o triunfo, o Vasco chegou a quatro pontos e dorme na liderança da chave. O Olaria, por sua vez, segue com apenas um ponto e pode terminar a rodada na lanterna do Grupo B, caso Madureira e Flamengo vençam Americano e Duque de Caxias, respectivamente, neste domingo.

Vasco supera adversidades e sai na frente

Da equipe considerada titular, o técnico Cristóvão Borges optou por escalar apenas o goleiro Fernando Prass. Com o time repleto de reservas, os minutos iniciais deram a impressão de que o Vasco sofreria com o calor, com o péssimo estado do gramado do estádio Moça Bonita e, principalmente, com a falta de entrosamento. Os muitos passes errados reforçaram a tese, uma vez que a equipe encontrava dificuldades para desenvolver seu jogo no setor ofensivo.

eder luis olaria x vasco (Foto: Cezar Loureiro/Globo)Eder Luis comemora seu gol no retorno aos gramados (Foto: Cezar Loureiro/Globo)

As adversidades, porém, logo foram superadas por um surpreendente entendimento entre os principais jogadores de frente do Vasco – Felipe, Tenório e Eder Luis. O camisa 7, aliás, retornou aos gramados após 105 dias parado por conta de uma lesão no pé direito e foi bem. Mostrou boa desenvoltura e faro de gol, participando das principais jogadas do ataque cruz-maltino. Quem também foi bem foi o estreante lateral-esquerdo Dieyson, de apenas 18 anos, novidade na escalação de Cristóvão Borges.
E, em uma bonita jogada após longa troca de passes, o Vasco inaugurou o placar em Moça Bonita. Diego Rosa achou Felipe na entrada da área e, no melhor estilo “maestro”, deixou Tenório livre na área para fazer o gol, aos 11 minutos. Foi o primeiro do equatoriano pelo clube carioca.

No minuto seguinte, Tenório mostrou sua outra faceta: a de garçom. No melhor estilo “demolidor”, rompeu pela defesa do Olaria e encontrou Eder Luis livre na área. O goleiro Wanderson, porém, aproveitou um rápido momento de indecisão do atacante para abafar o chute e evitar o segundo do Vasco.

Do outro lado, o Olaria pouco ameaçava. Com Pedrinho lesionado e fora de jogo, em toda a primeira etapa, apenas Juninho, em três chutes de fora da área, ameaçou o gol de Fernando Prass. Em dois deles, aliás, o goleiro foi muito bem.

Duas estreias e o drama de Tenório


Com o time da Rua Bariri pouco inspirado, não demorou para o Vasco chegar ao segundo. E novamente o gol surgiu após uma bonita troca de passes. Cheio de personalidade, Dieyson tocou para Diego Rosa na esquerda. Ele cruzou para Eder Luis driblar o goleiro e celebrar com gol sua volta aos gramados. No fim da primeira etapa, o argentino Chaparro quase aumentou, mas esbarrou na grande defesa do goleiro Wanderson.

Se o primeiro tempo foi animador para o Vasco, o início da segunda etapa foi marcado por um susto e uma perda. Logo aos seis minutos, o Olaria marcou em um lance muito confuso na área. A arbitragem anulou o gol, assinalando impedimento. Na jogada, Tenório caiu sozinho e rompeu os ligamentos do tendão de aquiles. O atacante não joga mais no semestre. Jonathan entrou em seu lugar.

Se começou quente, o ritmo do segundo tempo caiu. Mesmo com a estreia do atacante paraguaio Christian Ovelar e em desvantagem no placar, o Olaria pouco ameaçou. Com a vitória aparentemente segura, Cristóvão Borges promoveu outras duas estreias no Vasco. O jovem Paulista entrou no lugar de Fellipe Bastos, enquanto Eder Luis deu lugar ao argentino Abelairas. O meia, que não atuava há quase dois anos, ficou pouco mais de 15 minutos em campo e não teve tempo para mostrar muita coisa. No fim, o Olaria ensaiou uma pressão, mas, desorganizado, não ameaçou o gol de Fernando Prass.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/rj/futebol/campeonato-carioca/noticia/2012/03/na-volta-de-eder-luis-vasco-perde-tenorio-e-vence-olaria-com-reservas.html

Nenhum comentário: