sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Nadal diz que França faz campanha generalizada contra atletas espanhóis


Vice-líder do ranking diz que ataques ultrapassaram um pouco o limite

Por Agências de notícias Madri

Rafael Nadal tênis Australian Open coletiva (Foto: AP)Nadal critica as brincadeiras (Foto: AP / Arquivo)

Rafael Nadal rebateu o que chamou de "campanha generalizada" na França para desacreditar os atletas espanhóis ao creditar o sucesso deles ao uso ilegal de drogas. Depois de a Federação Espanhola de Tênis declarar que vai processar a TV francesa Canal+ por "insinuações inaceitáveis e prejudiciais", o tenista disse considerar "tristes" os ataques feitos por um programa da emissora.

- É um tipo de humor que por um dia tudo bem, mas se é repetido muitas vezes, não está correto e acredito que tenha ultrapassado um pouco a linha. Não acho que seja apenas um veículo, é uma campanha generalizada feita pelo país vizinho. É triste ver uma campanha como essa contra algo que custa muito a alcançar. Não existe questão de pílulas ou seringas ou algo assim. Posso te assegurar - afirmou Nadal, hexacampeão do Torneio de Roland Garros.

A cena exibida no programa do Canal+ "Les Guignols" ("Os Fantoches") mostrou um personagem representando Nadal tomando água e, depois, abastecendo o tanque de gasolina de um carro com sua própria urina. O personagem, então, foi parado pela polícia por excesso de velocidade.

Rafael Nadal tênis doping Canal+ (Foto: Reprodução do YouTube)Personagem 'Nadal' no programa da TV francesa
(Foto: Reprodução do YouTube)

A frase "Esportistas espanhóis. Eles não ganham por acaso" foi exibida na tela ao lado dos logos da Federação Espanhola de Tênis e de várias outras federações esportivas espanholas, incluindo futebol e ciclismo.

Em um comunicado divulgado na quarta-feira, a Federação Espanhola disse que vai processar o Canal+ France por atacar Nadal, além de reproduzir o emblema da federação sem permissão.
O Canal+ divulgou várias outras cenas relacionando os atletas espanhóis ao uso ilegal de drogas, incluindo uma sobre o ciclista Alberto Contador, que foi suspenso esta semana por dois anos pela Corte Arbitral do Esporte por um exame antidoping positivo durante a Volta da França de 2010.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/02/nadal-diz-que-franca-faz-campanha-generalizada-contra-atletas-espanhois.html

Nenhum comentário: