sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Djokovic conta com 'ajudinha' do amigo Tipsarevic e vai à semifinal

TÊNIS INTERNACIONAL 2011



Número 1 do mundo vencia por 2 sets a 1 e 3/0 no quarto set quando o
compatriota abandonou. Ele enfrenta o vencedor de Federer x Tsonga


Por SporTV.com Nova York, EUA


Amigos, amigos, negócios à parte. E não poderia ser diferente. Mesmo longe de seu tênis ideal, o sérvio Novak Djokovic, número 1 do mundo, superou nesta quinta-feira o compatriota e amigo Janko Tipsarevic (20) e foi o primeiro a garantir vaga nas semifinais masculinas do US Open. E Nole ainda contou com uma "ajudinha": vencia por 2 sets a 1, parciais de 7/6(2), 6/7(3) e 6/0, e tinha 3/0 no quarto set, após 3h27m de batalha, quando o "adversário" abandonou por conta de um problema na coxa. Juntos, os dois foram os protagonistas do primeiro título da Sérvia na Copa Davis, no ano passado.

Foi o terceiro triunfo de Djokovic em três jogos contra Tipsarevic. Ele aguarda pelo vencedor do confronto entre o suíço Roger Federer, atual número 3 do mundo, e o francês Jo-Wilfried Tsonga (11), que se enfrentam ainda na noite desta quinta-feira.

tênis Janko Tipsarevic Novak Djokovic (Foto: Getty Images)Os amigos Djokovic e Tipsarevic dão um caloroso abraço ao término do jogo (Foto: Getty Images)

O duelo foi marcado pelo grande índice de erros não forçados: 64 de Tipsarevic, contra 41 de Nole. O número foi superior ao de bolas vencedoras: 40 do primeiro, e 36 do segundo.
E Djokovic, definitivamente, não esteve bem na partida: acabou quebrado logo no primeiro game. No quarto, o sérvio teve um break point e desperdiçou. Mas não perdoou na segunda oportunidade e igualou com uma linda passada na paralela. Depois, quebrou novamente e chegou a abrir 5/2. Sacando em 5/3 para fechar a parcial, Nole jogou mal e permitiu a quebra. Logo em seguida, desperdiçou um set point e viu o rival empatar em 5/5.
O número 1 do mundo abriu o 11º game com 40/15, mas cometeu seis erros não forçados e levou a virada. Tipsarevic, no entanto, precisou de quatro break points, mas conseguiu a quebra. Sacando para fechar a parcial, o número 20 da ATP brincou com a sorte e perdeu grande chance: Nole devolveu a quebra na primeira oportunidade que teve. Abatido e balançando a cabeça negativamente em vários momentos, Tipsarevic ficou vulnerável no tie-break, cometeu muitos erros e facilitou o caminho para Djoko fechar o game de desempate em 7 a 1.

tênis Novak Djokovic (Foto: Getty Images)Nole vibra muito após vencer um longo rally
contra o compatriota (Foto: Getty Images)

No segundo set, Djokovic parecia cansado em quadra e foi quebrado de zero no segundo game. Com um grande saque, salvou um break-point no 0/3, confirmou e devolveu a quebra logo depois. A parcial seguiu igual até o fim e se encaminhou para mais uma decisão no tie-break. Tipsarevic sacou muito bem, foi bastante agressivo e apertou Nole. Com 6 a 3, devolveu um saque potente do rival e contou com um erro não forçado para fazer 7 a 3 e fechar a parcial, igualando o jogo.
O embalo de Tipsarevic durou pouco. O sérvio foi prejudicado por um problema na coxa e pediu atendimento médico durante o terceiro set. E Djokovic nem precisou jogar seu melhor tênis para quebrar o compatriota três vezes consecutivas e aplicar um tradicional "pneu".
No primeiro game do quarto set, Nole foi à exaustão ao chegar em uma deixada de Tipsarevic e ainda conseguir aplicar uma linda cruzada, que arrancou aplausos até do próprio adversário. Mas o esforço lhe rendeu uma unha quebrada, que o levou a pedir tempo médico. No entanto, o cansaço maior estava mesmo do lado do número 20 do ranking, que foi quebrado de zero no segundo game e já pouco se movimentava para rebater as bolas. Foi questão de alguns minutos até que ele não aguentasse mais e abandonasse a partida quando perdia o set por 3/0. No fim, um belo abraço entre os amigos deixou de pé todo o público do Arthur Ashe Stadium.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/US-Open/noticia/2011/09/djokovic-deixa-negocios-parte-supera-compatriota-e-vai-semi.html

Nenhum comentário: