terça-feira, 29 de julho de 2014

Náutico vence Icasa na Arena PE e alivia pressão sobre Sidney Moraes

Após duas derrotas seguidas, Timbu volta a se afastar do Z-4 da Série B


 A CRÔNICA

por Daniel Gomes

De um lado, um técnico pressionado: Sidney Moraes. Do outro, um estreante:
Leandro Sena. Melhor para o primeiro. Mesmo com a Arena Pernambuco praticamente vazia (apenas 1.860 torcedores), o Náutico soube se aproveitar do mando de campo para bater o Icasa na noite desta terça-feira e se recuperar após duas derrotas seguidas. A princípio, a vitória por 1 a 0, gol de Marinho, além de afastar o Timbu do Z-4, alivia a pressão sobre o comandante alvirrubro. E ameniza o ambiente tumultuado do clube, com direito a salários atrasados e desgaste notório entre treinador e direção. Já o Verdão do Cariri corre sério risco de entrar na zona de rebaixamento, ao fim da 14ª rodada da Série B.


saiba mais

O Timbu dorme na 11ª posição - três degraus acima do que ocupava antes do jogo começar - com 18 pontos. Já o Icasa permanece na 15ª colocação, com 15 pontos, apenas dois o separam do Paraná, que abre o Z-4.

Foi quinta vitória em sete jogos dentro de casa nesta Série B. Já a estreia do técnico Leandro Sena não foi suficiente para o Verdão do Cariri melhorar seu desempenho como visitante: o time amargou a sexta derrota em nove jogos longe do estádio Romeirão. Na próxima rodada, o Náutico tem um clássico pela frente: encara o Santa Cruz, no estádio do Arruda, no dia 9 de agosto. Já o Icasa vai tentar a reabilitação jogando em casa, no dia 8 de agosto, contra o América-MG.


Náutico x Icasa - Marinho gol (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)
Marinho marcou o gol da vitória 
alvirrubra, aos 38 do 1º T (Foto: Aldo 
Carneiro/Pernambuco Press)


O jogo

O primeiro tempo começou frio, mas melhorou com o passar do tempo. Prevaleceram as mexidas do técnico Sidney Moares. Afinal, duas das quatro mudanças que o treinador do Náutico fez para a partida acabaram se sobressaindo: o atacante Marinho e o meia Marcos Vinícius construíram o primeiro gol do Náutico. Aos 38 minutos, Marinho recebeu passe açucarado de Marcos Vinícius e bateu rasteiro, no canto do goleiro Fábio. Foi o seu primeiro gol na Série B.


No decorrer da primeira etapa, o Icasa  igualou as ações e também ofereceu perigo. Equilíbrio revelado no percentual de posse de bola: 50% para cada ldo. Além de exigir boas defesas de Alessandro, o time  cearense ainda teve uma chance colocou uma bola na trave, com Neílson.

No segundo tempo, coube ao time cearense, diante dos espaços fechados, arriscar de fora da área. Mais uma série de tentativas que não deu certo. Mas o Icasa pressionou ainda mais com o passar do tempo porque passou a ter vantagem numérica: o volante Paulinho e o lateral-esquerdo Zé Carlos se estranharam, o jogador alvirrubro tentou agredir o adversário e foi expulso aos 42 minutos.

Alguns dos melhores lances da partida ocorrer nos últimos minutos.  O lateral-esquerdo alvirrubro Raí quase marca um golaço de muito longe por cobertura. Elicarlos, Vinícius e Tadeu também estiveram perto do segundo gol do Náutico. No final, porém, o Timbu levou pressão. No último lance, Alessandro fez grande defesa numa cabeçada de Núbio, e o torcedor alvirrubro respirou aliviado.





FONTE:

Koff revela negociação simples com Felipão: "Acerto feito em guardanapo"

Presidente do Grêmio se encontrou com o técnico nesta terça em São Paulo para alinhavar a contratação. Desejo antigo, Felipão retornara ao clube na quarta-feira


Por Porto Alegre


Felipão Fábio Koff Arena Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA )Koff e Felipão se encontraram em março durante o curso de Gestão de Clubes (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA )

O contrato do técnico Luiz Felipe Scolari ainda não foi finalizado. Cláusulas são redigidas e o ponto final ficará para quarta-feira, dia em que o velho conhecido dos tricolores volta a Porto Alegre para comandar o Grêmio. Em reunião com o treinador nesta terça, em São Paulo, a negociação - que começou a ser apalavrada por contato telefônico ainda no domingo - foi alinhavada com anotações em um pedaço de papel, segundo o presidente Fábio Koff. 

- Fui a São Paulo para fechar a negociação e alguns detalhes que ficaram pendentes serão resolvidos com a chegada dele (...) Tem cláusulas que nem estão redigidas, foram ajustes verbais. Algumas cláusulas são confidenciais. 
Não temos contrato, temos a palavra comprometida e amanhã vamos acertar - avisou Koff, que finalizou a entrevista à Rádio Guaíba com a seguinte frase, em meio a sorrisos:

- O acerto foi redigido num guardanapo de restaurante.

Senti garra, gana, aquela vontade de vencer. Ele estava perfeitamente informado do elenco do Grêmio, tem acompanhado os jogos. Foi um desfecho relativamente fácil 
Fábio Koff, presidente do Grêmio

De acordo com o presidente, a contratação de Felipão era seu desejo desde o ano passado. Mas a ida do técnico à seleção brasileira impossibilitou a concretização do sonho. Entusiasmado com a volta do treinador ao Grêmio, Koff relatou na mesma entrevista que notou “vontade nos olhos” do comandante durante a conversa em São Paulo.

- Senti garra, gana, aquela vontade de vencer. Ele estava perfeitamente informado do elenco do Grêmio, tem acompanhado os jogos. Foi um desfecho relativamente fácil, uma contratação perseguida desde o ano passado e que felizmente deu certo - contou. - Senti vontade nos olhos - reiterou.

Essa será a terceira passagem de Felipão pelo Grêmio. A primeira foi em 1987, quando foi campeão gaúcho. Retornou ao Tricolor em 1993, depois de ter conquistado a Copa do Brasil com o Criciúma em cima do próprio Grêmio. O técnico teve um início complicado na segunda vez no time gremista, mas sua permanência foi bancada pelo mesmo presidente de hoje, Fábio Koff. O resultado da insistência deu certo: Felipão venceu a Copa do Brasil de 1994, a Libertadores de 1995 e o Brasileirão de 1996.


PERFIL
Nome: Luiz Felipe Scolari
Idade: 65 anos


Clubes: CSA, Caxias, Brasil de Pelotas, Al-Shabab, Juventude, Grêmio, Coritiba, Criciúma, Júbilo Iwata, Palmeiras, Cruzeiro, Seleção Brasileira, Seleção de Portugal, Chelsea, Bunyodkor


Títulos: Copa do Brasil (1991, 1994, 1998 e 2012), Libertadores (1995 e 1999), Recopa Sul-Americana (1995), Brasileirão (1996), Copa Mercosul (1998), Torneio Rio-São Paulo (2000), Copa Sul-Minas (2001), Copa do Mundo (2002), Copa das Confederações (2013).



Súmula eletrônica indicava que Sheik e Edílson não podiam jogar contra Fla

Atletas constavam como pendentes no STJD, mas Bota credita episódio a erro em sistema da CBF. Internamente, entidade não trabalha com chance de perda de pontos


Por Rio de Janeiro


Emerson Botafogo (Foto: Agência Getty Images)Emerson e Edílson (ao fundo) jogaram contra o Flamengo (Foto: Agência Getty Images)

O Botafogo viveu uma situação inusitada antes do clássico contra o Flamengo, no último domingo. O árbitro Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO) relatou que, ao publicar os nomes de Edílson e Emerson Sheik na súmula eletrônica antes da partida, eles apareceram como tendo pendências no STJD. No entanto, os dois já haviam cumprido suas respectivas suspensões na partida anterior – contra o Coritiba.

Segundo o Botafogo, a informação errada ocorreu porque os nomes dos dois jogadores não foram retirados da lista de pendências no sistema da CBF após a rodada anterior. Em seu relato na súmula, o árbitro do clássico disse ter informado a questão ao supervisor alvinegro Adriano Colares. Este, por sua vez, redigiu um termo de responsabilidade que foi anexado à súmula.

Emerson e Edílson foram suspensos por uma partida por terem se envolvido numa confusão após o jogo contra o Grêmio, ainda antes da Copa do Mundo. 
O julgamento da dupla ocorreu no dia da derrota por 1 a 0 para o Sport (16 de julho) e eles cumpriram a suspensão na rodada seguinte (vitória por 1 a 0 sobre o Coritiba, dia 19 de julho).

CBF não cogita perda de pontos
A assessoria de imprensa da CBF confirmou a versão de que houve um erro técnico no sistema e que a diretoria de competições está analisando o ocorrido para a falha não se repetir. O GloboEsporte.com apurou que, internamente, a entidade não trabalha com a hipótese de perda de pontos por parte do Botafogo por conta do episódio.

Súmula Flamengo x Botafogo (Foto: Reprodução)
Súmula Flamengo x Botafogo 
(Foto: Reprodução)


FONTE:

Felipão comemora o retorno ao Grêmio: "Estou muito contente"

Treinador promete trabalho integrado com as categorias de base do clube gaúcho


Por Porto Alegre


Felipão Scolari jogo Brasil x Holanda (Foto: AFP)Felipão será apresentado às 11h desta quarta (Foto: AFP)

Novo técnico do Grêmio, Luiz Felipe Scolari demonstrou empolgação por voltar a trabalhar no clube do qual é torcedor assumido. Por meio de sua assessoria de imprensa, o treinador comentou o retorno ao clube do coração 18 anos depois.

– Estou muito contente por retornar ao clube pelo qual sempre tive carinho. Quero realizar novamente um grande trabalho no Grêmio – disse. 

Felipão desembarca às 10h15 desta quarta-feira no Aeroporto Salgado Filho e será apresentado às 11h na Arena. Começará a trabalhar como técnico do Grêmio a partir do turno da tarde. 

O acerto ocorreu em encontro com o presidente Fábio Koff, na tarde desta terça, em São Paulo. Uma dos pedidos do dirigente é para o novo treinador trabalhar o grupo principal de forma integrada com a base, o que parece empolgar o comandante. 

– Estarão juntos comigo o (auxiliares) (Flávio) Murtosa e Ivo Wortmann, que farão um trabalho integrado com a base.

Felipão assinará por dois anos e meio. Essa será a terceira passagem do treinador pelo Grêmio. A primeira foi em 1987, quando foi campeão gaúcho. Já entre 1993 e 1996, comandou o clube nas conquistas da Copa do Brasil, Libertadores e Brasileirão.

PERFIL
Nome: Luiz Felipe Scolari
Idade: 65 anos

Clubes: CSA, Caxias, Brasil de Pelotas, Al-Shabab, Juventude, Grêmio, Coritiba, Criciúma, Júbilo Iwata, Palmeiras, Cruzeiro, Seleção Brasileira, Seleção de Portugal, Chelsea, Bunyodkor

Títulos: Copa do Brasil (1991, 1994, 1998 e 2012), Libertadores (1995 e 1999), Recopa Sul-Americana (1995), Brasileirão (1996), Copa Mercosul (1998), Torneio Rio-São Paulo (2000), Copa Sul-Minas (2001), Copa do Mundo (2002), Copa das Confederações (2013)


saiba mais


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/gremio/noticia/2014/07/felipao-comemora-acerto-com-gremio-estou-muito-contente.html

Felipão será apresentado na Arena, e torcida poderá assistir ao 1º treino

Treinador comandará treino aberto para torcedores na Arena, mas poderá fazer estreia oficial apenas no Gre-Nal, dia 10, no Beira-Rio


Por Porto Alegre


Luiz Felipe Scolari felipão Murtosa brasil caminhada (Foto: Heuler Andrey / Mowa Press)Felipão será apresentado aos jogadores e torcida nesta quarta (Foto: Heuler Andrey / Mowa Press)

Novo técnico do Grêmio, Luiz Felipe Scolari terá agenda movimentada nesta quarta-feira. O treinador embarca às 8h28m de São Paulo (voo 3865 da TAM) e tem chegada prevista para as 10h15m em Porto Alegre. A apresentação oficial como comandante gremista ocorrerá às 11h no auditório da Arena. 

Os torcedores poderão ter um contato próximo com Felipão no período da tarde. Após almoço com a diretoria, o treinador participará de treinamento aberto, a partir das 15h, para torcedores no espaço da Geral na Arena.  Os portões do estádio serão abertos a partir das 14h30.

Embora a presença do treinador no gramado, o trabalho técnico será comandado pelo interino André Jardine, que também assumiu como auxiliar-técnico fixo do elenco principal. Felipão aproveitará o momento para apresentações com comissão técnica e grupo de jogadores. 

De acordo com o diretor-executivo de futebol Rui Costa, a estreia oficial de Felipão somente deverá ocorrer na próxima semana, em Gre-Nal, no Beira-Rio. Por conta de compromissos pessoais, Felipão ainda terá de retornar a São Paulo. 

- Ele vai voltar para São Paulo para resolver coisas familiares. Deve estar presente contra o Vitória, talvez não na casamata – afirma o dirigente, em contato com a Rádio Bandeirantes. 

Felipão iniciará efetivamente a rotina como treinador do Grêmio a partir de segunda-feira, já com a pressão de um clássico gaúcho no horizonte.

PERFIL

Nome: Luiz Felipe Scolari
Idade: 65 anos

Clubes: CSA, Caxias, Brasil de Pelotas, Al-Shabab, Juventude, Grêmio, Coritiba, Criciúma, Júbilo Iwata, Palmeiras, Cruzeiro, Seleção Brasileira, Seleção de Portugal, Chelsea, Bunyodkor

Títulos: Copa do Brasil (1991, 1994, 1998 e 2012), Libertadores (1995 e 1999), Recopa Sul-Americana (1995), Brasileirão (1996), Copa Mercosul (1998), Torneio Rio-São Paulo (2000), Copa Sul-Minas (2001), Copa do Mundo (2002), Copa das Confederações (2013)


saiba mais

Carlos Alberto ressalta ambiente em meio à crise e descarta greve do time

Jogador afirma que reunião de duas horas indicou caminho positivo, apesar da falta de perspectivas de salário, e diz não crer em debandada por ações na Justiça


Por Rio de Janeiro


Carlos Alberto botafogo (Foto: Vitor Silva / SSPress)
Carlos Alberto rechaça possível greve dos jogadores alvinegros em meio ao impasse financeiro do clube (Foto: Vitor Silva / SSPress)

Uma reunião de quase duas horas, que teve a crise financeira como principal motivação, indicou uma direção positiva. Foi assim que Carlos Alberto resumiu o encontro entre jogadores, diretoria e comissão técnica realizado antes do treino desta terça-feira. O meia afirmou que a conversa serviu para aparar arestas, esclarecer algumas situações, mas deixou claro que não foi dada qualquer perspectiva de pagamento aos jogadores, que têm três meses de salários, cinco de imagem e FGTS atrasados.

Antes do jogo do último domingo, contra o Flamengo, os jogadores do Botafogo subiram ao campo do Maracanã com uma faixa que traduzia a insatisfação e externava os pagamentos atrasados. O gerente técnico Wilson Gottardo classificou a manifestação como desnecessária, mas Carlos Alberto garantiu que a conversa sobre o episódio, nesta terça, seguiu um caminho positivo.

- Uma reunião que se alonga é proveitosa para cada um colocar aquilo o que aconteceu no último jogo e acertar outros detalhes. Nada do que aconteceu influenciou no resultado. O Gottardo tem o direito de discordar, e tem que ser assim mesmo. O objetivo da reunião foi bom, e quando é assim, há mais ganho do que perda.

faixa protesto time Botafogo (Foto: Vitor Silva / SS Press)
Faixa de protesto do time em clássico com 
o Flamengo (Foto: Vitor Silva / SS Press)

Carlos Alberto reconheceu que a crise financeira prejudica a vida dos jogadores, principalmente dos mais jovens, e dos funcionários, que muitas vezes precisam da ajuda de atletas como Emerson Sheik para conseguirem conviver com a falta de salários. No entanto, o meia afirmou que o grupo vem conseguindo preservar o bom ambiente. Ele acredita que isso fará com que não haja uma debandada respaldada por ações na Justiça. Em 2008, Carlos Alberto deixou o Botafogo dessa maneira, mas explicou que são situações completamente diferentes.

Não é que o presidente não paga porque não quer. O grupo tem consciência disso, mas ao mesmo tempo tem contas a pagar. A gente torce para que as coisas mudem 
Carlos Alberto

- Naquele momento fiz a escolha de não vir mais. Hoje a situação está assim porque 100% das receitas do Botafogo estão bloqueadas. Não é que o presidente não paga porque não quer. O grupo tem consciência disso, mas ao mesmo tempo tem contas a pagar. A gente torce para que as coisas mudem. 
Hoje o Botafogo é um clube mais bem preparado e tem pessoas mais bem intencionadas. Essa é uma grande diferença. Quando existe caráter e clareza, é melhor. Quando não tem, o jogador não respeita e busca o que é melhor para ele. Ninguém está de braços cruzados. E enquanto isso não se resolver, o que nós podemos fazer é jogar e buscar as vitórias. Até porque o nosso ambiente é excelente. É o maior patrimônio que nós temos. Se ele é assim com todas essas dificuldades, imagina quando aparecer uma luzinha no fim do túnel? - disse.

E consciente de que os maus resultados apenas agravam uma situação que já é dramática, os jogadores, segundo Carlos Alberto, descartam fazer algum tipo de greve que incluam a não realização de treinos ou o não comparecimento a jogos.

- Isso seria um tiro no próprio pé. Os jogadores têm o direito de discordar de algumas situações e de ter suas opiniões. Essa questão de greve não foi colocada pela gente. Vamos treinar e jogar.


FONTE:

Vida pós-R10: quais as opções de Levir Culpi para substituir o craque no Galo

Maicosuel, Guilherme, Dátolo e Luan brigam pela posição deixada por Ronaldinho. Jogador, que deixa o clube após pouco mais de dois anos, concederá entrevista


Por Belo Horizonte

 
A saída de Ronaldinho Gaúcho do Atlético-MG foi confirmada de forma oficial somente nessa segunda-feira e terá seu último ato nesta quarta, quando o jogador vai à Cidade do Galo conceder uma entrevista de despedida. Porém, a saída do meia do Galo começou antes, de forma dosada, já que vinha passando mais tempo fora dos gramados do que em campo em 2014.

Isso ficou mais evidente com a chegada do técnico Levir Culpi, substituto de Paulo Autuori após a derrota para o Atlético-COL, no primeiro jogo das oitavas de final. Talvez com o aval da direção do clube, o treinador tenha aberto a porta para R10 sair. Em 16 jogos sob o seu comando, o meia participou apenas de sete, sendo substituído em seis, mostrando-se claramente incomodado a cada saída. Ronaldinho só jogou 90 minutos na eliminação do Galo da Libertadores deste ano, no empate por 1 a 1 com o Nacional-COL, no Independência.

Ou seja, na maioria dos jogos, Levir já vinha trabalhando sem o meia, situação definitiva daqui para frente. Como recentemente a diretoria do clube descartou contratações, as opções estão dentro do próprio elenco, e o treinador já usou algumas variações sem R10, tanto táticas quanto relacionadas ao jogador que entrou. Guilherme, Dátolo e Luan brigam pela vaga.



saiba mais

Os mais usados
Com relação ao esquema, o mais adotado nestes nove jogos sem R10 à frente do Galo foi o 4-3-3. Levir usou o sistema em seis oportunidades, sendo que Dátolo começou jogando quatro vezes. Foram triunfos sobre Vitória e Fluminense, empate frente ao Criciúma e derrota para o São Paulo. Contra o Goiás, no Horto, o titular foi Guilherme, e o time perdeu por 1 a 0, enquanto no triunfo sobre o Santos o time atuou sem meia de ligação, com três volantes no meio-campo.
Mas se começou mais vezes como titular nos jogos sem R10, Dátolo não foi o preferido para entrar quando a bola já estava rolando. Das seis vezes em que Ronaldinho foi sacado, Guilherme foi utilizado em cinco, enquanto Luan entrou na outra vez, justamente no jogo de despedida diante do Lanús, pela Recopa Sul-Americana. Nessa partida, R10 já deus sinais de que estava se despedindo.
Último a se juntar a esse grupo, Maicosuel dá sua opinião, porém descarta que ele mesmo possa ser uma das opções para o setor.

guilherme  atletico-mg  (Foto: Bruno Cantini/Flickr Atlético-MG)
Guilherme vinha sendo utilizado no meio, 
quando Ronaldinho não estava atuando 
(Foto: Bruno Cantini/Flickr Atlético-MG)

 - Acho que é característica mais do Guilherme, inteligência de meter uma bola e deixar o companheiro na cara do gol. Por isso, acho que o Guilherme pode assumir, mas o Tardelli também, já que tem um bom passe. Eu não tenho muito essa característica, mas há muita gente no elenco que pode fazer.

Acho que é característica mais do Guilherme, inteligência, de meter uma bola e deixar o companheiro na cara do gol. Por isso acho que o Guilherme pode assumir
Maicosuel

Menos usados
Levir também utilizou outros esquemas. Numa única ocasião o 3-5-2 foi adotado, na vitória sobre o Cruzeiro, por 2 a 1. Porém, o triunfo de virada só surgiu após algumas alterações do treinador, como a saída de Edcarlos para a entrada de Marion e de Tardelli, então em má fase, que cedeu a vaga para Carlos.

Nos outros dois jogos, justamente os últimos da equipe sem o camisa 10, Levir optou pelo esquema criado por Cuca, com o meio-campo formado por dois volantes, um meia mais centralizado, no caso Guilherme, com Tardelli aberto numa ponta e Maicosuel na outra. Contra o Bahia, empate em casa, e derrota para o Sport, na Ilha do Retiro.

Com esse panorama definitivo, Réver também vê Guilherme com mais possibilidades, mas acredita que a camisa 10 ficará guardada neste primeiro momento.

- Acho que no momento vai ficar guardadinha, mas espero que o quanto antes a gente tenha um novo camisa 10 para brigar aí com o Guilherme.

Levir Culpi, Diego Tardelli e Dátolo, no treino do Atlético-MG (Foto: bruno Cantini/Atlético-MG)
Levir Culpi poderia também escalar 
Dátolo para atuar ao lado de Tardelli 
na armação (Foto: Bruno 
Cantini/Atlético-MG)


FONTE:

Fla e Inter podem perder mandos de campo por agressão a André Santos

STJD entende que clubes não protegeram o jogador agredido por rubro-negros na saída do Beira-Rio após duelo entre as equipes


Por Rio de Janeiro


protesto torcida Flamengo Beira-Rio (Foto: Cahê Mota )Torcedores do Flamengo protestaram no lado de fora do Beira-Rio após goleada (Foto: Cahê Mota )

A agressão de torcedores rubro-negros a André Santos na saída do Beira-Rio, após goleada sofrida pelo time carioca (4 a 0), pode custar caro ao Flamengo e também ao Internacional. As duas equipes foram denunciadas pelo subprocurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Caio Pompeu de Souza, e podem perder até dez mandos de campo cada. 

Flamengo e Internacional serão julgados por infringirem os artigos 191 e 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva e os artigos 65 (letras b e c) e 66 (itens 1, 2 e 3) e 67 (item 3) do Código Disciplinar da Fifa. De acordo com a assessoria da entidade, o Tribunal entende que os clubes não tomaram as medidas necessárias para proteger o jogador que deixava as imediações do estádio acompanhado apenas por um segurança particular. 

Além das perdas de mando, os clubes também podem ter que pagar multa de até R$ 100 mil. Ainda não há uma data marcada para o julgamento.
Além de Flamengo e Internacional, o zagueiro Chicão também será julgado pela partida. O rubro-negro foi expulso por conta de um carrinho e pode pegar até seis jogos de suspensão.

André Santos foi agredido por torcedores no caminho entre o vestiário e uma van que o levaria ao aeroporto de Porto Alegre. O jogador deixou o local acompanhado de um segurança e antes dos demais jogadores. Foi cercado e levou socos e chutes antes de conseguir entrar no veículo. O incidente não aconteceu em campo, mas o atleta ainda estava nas dependências do estádio Beira-Rio.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2014/07/fla-e-inter-podem-perder-mandos-de-campo-por-agressao-andre-santos.html

Com 22kg a menos, Mauro retoma paixão pela corrida e faz maratona

Niteroiense de 34 anos se recupera de fratura na tíbia e um problema sério no joelho, emagrece com reeducação alimentar, corre, malha e se supera


Por Rio de Janeiro

O niteroiense Mauro Sant'Ana cruzou a linha de chegada da Maratona do Rio, no último domingo, depois de correr por mais de quatro horas. Encarou todas as dificuldades da prova de 42km, que teve largada no Recreio dos Bandeirantes e chegada no Aterro do Flamengo. Ele deixou 22kg para trás ao adotar hábitos saudáveis, melhorar a alimentação e, claro, se dedicar aos treinos de corrida. (Confira no vídeo acima as melhores imagens da Maratona do Rio)

- Ao completar a maratona, me senti muito feliz e com aquela sensação de dever cumprido. Esse ano foi especial, pois tinham amigos que estavam correndo a primeira maratona. Eu fico realizado quando faço a prova e tenho a oportunidade de vibrar com a conquista de todos os que treinaram conosco - afirmou.

Mauro maratona euatleta (Foto: Getty Images)
Medalha no peito e sensação de dever 
cumprido após sua segunda Maratona 
do Rio (Foto: Getty Images)

Mauro conta que participava de algumas provas quando mais novo, mas não treinava muito e fazia por distração. Isso até sentir um problema sério no joelho e na tíbia, que o impediram de treinar e fazer qualquer outro esporte.

eu atleta montagem antes e depois (Foto: Editoria de Arte)
O antes e depois: Mauro emagrece 
22kg e retomaa paixão pela corrida 
de rua (Foto: Editoria de Arte)

- Um dia estava trabalhando em casa, sentado, e percebi que minha barriga tinha "dobrado" e, literalmente, caído. Foi quando a ficha caiu e percebi que estava bem acima do meu peso ideal. Isso foi em 2002, quando eu tinha acabado de fazer 34 anos. Estava com 105kg - lembrou.

Para emagrecer, Mauro procurou ajuda de uma nutricionista, voltou a malhar e fazer exercícios aeróbicos, como a corrida.

- No começo, foi complicado, pensei em desistir várias vezes, pois estava pesado e cansava facilmente, mas continuei. Fiz uma reeducação alimentar e hoje só como comida saudável. Não tomo refrigerantes, não como doces, e tento comer arroz integral, frango, peixe e outros produtos light. Agora, estou com 83kg, com 22kg perdidos. Pretendo chegar aos 78kg.

Em quase dois anos, foram várias corridas de 5 e 10km, além das Meias da Ponte, Golden Four, Mizuno Half Marathon e duas vezes a Maratona do Rio.

- Minha vida mudou totalmente, além de me sentir muito melhor fisicamente. O nosso ego também melhora e nos sentimos mais bonitos. Com a corrida, tive a oportunidade de fazer amizades que levarei para a vida toda. O mundo da corrida te proporciona amizades verdadeiras e muitas histórias de superação.

Mauro euatleta  (Foto: Getty Images)
Mauro na Meia da Mizuno: niteroiense 
se recupera de fratura na tíbia e volta 
a correr (Foto: Getty Images)

Mauro aproveita para passar dicas às pessoas que estão acima do peso ou precisam mudar de hábitos e ganhar em saúde. Ele cita os fatores fundamentais para a transformação.

- São coisas importantes como foco, força de vontade, disciplina, dedicação e comprometimento. Minha dica pra quem quer iniciar essa mudança é que procure um nutricionista e um profissional de esportes e estipule metas. Ao ver sua melhora mês a mês a satisfação é enorme - encerrou.


saiba mais

Curtinhas: Junior Cigano projeta retorno para novembro, contra Miocic


Ultimate promove UFC 178 com turnê de imprensa em Las Vegas e Los Angeles; Ernest Chavez enfrenta Zubaira Tukhugov no UFC de Estocolmo


Por Rio de Janeiro



Junior Cigano Curitiba entrevista UFC (Foto: Jason Silva)
Junior Cigano não luta desde outubro 
de 2013(Foto: Jason Silva)

O ex-campeão mundial dos pesos-pesados do Junior Cigano era visto por muitos como um provável nome para o card do UFC 179, no dia 25 de outubro, no Rio de Janeiro, mas o lutador catarinense afirmou nesta segunda-feira que uma lesão no joelho deve atrasar mais um pouco seu retorno ao octógono.

- Foi uma lesão pequena. Nós sempre temos lesões pequenas durante os camps de treinamento, mas você ignora e continua treinando. Quando eu tive de parar de treinar por causa da mão quebrada, senti uma dor no joelho. Eu fiz todos os exames e eles não apontaram nada, então meu médico pediu para eu repousar um pouco. Ele me liberou para voltar devagar aos treinos para ver como me sinto. Vou marcar minha próxima luta quando me sentir 100% pronto. Eu conversei com Joe Silva (matchmaker do UFC) e expliquei tudo a ele, e estou otimista que vou estar pronto para lutar novamente em novembro - disse Cigano ao site "MMA Fighting".

Parado desde sua segunda derrota para Cain Velásquez, em outubro de 2013, o peso-pesado brasileiro esteve escalado para enfrentar Stipe Miocic no TUF Brasil 3 Final, em 31 de maio passado, mas deu lugar a Fábio Maldonado por causa da fratura na mão. Miocic já declarou que ainda está interessado no combate, e Cigano concedeu que a recíproca é verdadeira.

- Miocic está fazendo um bom trabalho, vindo de grandes vitórias. Eu estava focado em enfrentá-lo antes, treinei para ele, então acho que seria uma boa luta para mim. Seria uma bela luta para os fãs também.

Turnê promove UFC 178
Após realizar turnês mundiais para promover seus grandes eventos no segundo semestre de 2013, o Ultimate resolveu retomar a prática para divulgar o UFC 178, programado para 27 de setembro em Las Vegas. Desta vez, será uma pequena turnê, de apenas dois dias, passando primeiro pela cidade-sede da luta, na próxima segunda-feira, 4 de agosto, e em seguida por Los Angeles, na terça-feira, 5 de agosto.

Estarão envolvidos o campeão dos pesos-meio-pesados, Jon Jones, e seu adversário no evento, Daniel Cormier, além dos pesos-penas Dustin Poirier e Conor McGregor, que fazem uma das lutas do card principal. Em Las Vegas, o quarteto participará de um "Media Day"; em Los Angeles, haverá uma sessão de perguntas e respostas com o público.

Mais uma luta no UFC Suécia
O Ultimate anunciou nesta segunda-feira a terceira luta de seu terceiro evento em Estocolmo, na Suécia, programado para 4 de outubro. O peso-pena americano Ernest Chavez vai enfrentar o russo Zubaira Tukhugov num combate que deve ficar no card preliminar do torneio. Chavez faz sua estreia na categoria, após ser derrotado por Elias Silvério no TUF Brasil 3 Final. Ele deveria enfrentar Mirsad Bektic no "UFC: Henderson x Dos Anjos", no próximo dia 23, mas sofreu uma lesão e deixou o card. Ele tem sete vitórias e uma derrota no cartel. Já Tukhugov estreou no UFC com vitória sobre o brasileiro Douglas D'Silva em fevereiro e tem 16 vitórias e apenas três derrotas na carreira. Confira o card atualizado do evento:

UFC Suécia
4 de outubro de 2014, em Estocolmo (SUE)


CARD DO EVENTO
Peso-meio-médio: Nico Musoke x Amir Sadollah
Peso-pena: Niklas Backstrom x Mike Wilkinson
Peso-pena: Ernest Chavez x Zubaira Tukhugov




saiba mais

Bobby Green e Dennis Bermudez dão salto em ranking do UFC após vitórias

Lutadores sobem juntos 11 degraus e passam a ocupar a sétima posição em suas respectivas categorias. Daniel Cormier entra no top 15 peso por peso


Por Rio de Janeiro



Josh Thomson e Bobby Green luta UFC (Foto: Kyle Terada-USA TODAY Sports / Reuters)
Bobby Green (à esquerda) foi quem 
subiu mais degraus em ranking 
(Foto: Kyle Terada / Reuters)

O peso-leve Bobby Green e o peso-pena Dennis Bermudez subiram várias posições nos rankings oficiais de suas respectivas categorias após vencerem no UFC do último sábado, em San Jose, nos Estados Unidos. O primeiro derrotou Josh Thomson por decisão dividida dos jurados e pulou da 13ª para a sétima colocação na lista de candidatos à disputa de cinturão até 70kg. Já o segundo, que estava na 12ª posição, também aparece em sétimo no ranking de postulantes ao título até 66kg após ter finalizado o experiente Clay Guida no segundo round.

Os derrotados, por sua vez, foram ladeira abaixo. Thomson caiu de terceiro para sexto nos leves, e Guida, de sétimo para 12º nos penas, trocando posições com seu carrasco Bermudez.

Outros rankings também tiveram algumas alterações. No peso por peso, Daniel Cormier entrou no top 15 no lugar de Gilbert Melendez. Erick Silva deixou o top 15 dos meio-médios e teve seu posto ocupado por Rick Story. Nos penas, Cub Swanson ultrapassou Frankie Edgar, e Dustin Poirier fez o mesmo com Chan Sung Jung. E nos médios, Lyoto Machida e Vitor Belfort mais uma vez se alternaram entre a segunda e a terceira colocações.
A seguir, veja o ranking completo e atualizado do UFC:

ranking ufc 29/07 (Foto: Site Oficial)
Ranking do UFC em 29 de julho de 2014 
(Foto: Site Oficial)


saiba mais

Gleison Tibau encara Piotr Hallmann no coevento principal em Brasília

Peso-leve potiguar vai enfrentar o atleta polonês no card do dia 13 desetembro, no Ginásio Nilson Nelson. Será a 23ª luta dele no Ultimate


Por Rio de Janeiro



Gleison Tibau é mais um brasileiro a ser incorporado ao card do UFC em Brasília, dia 13 de setembro, no Ginásio Nilson Nelson. O potiguar vai enfrentar o polonês Piotr Hallmann pela categoria dos leves (até 70kg). O duelo foi anunciado pelo Ultimate na tarde desta terça-feira por meio do site oficial da organização e será o coevento principal da noite, ficando abaixo somente do embate peso-pesado entre Antônio Pezão e Andrei Arlovski.

Gleison Tibau responde perguntas dos fãs em  ufc Natal (Foto: Rodrigo Malinverni)
Gleison Tibau vai lutar em Brasília 
(Foto: Rodrigo Malinverni)

Brasileiro recordista em número de lutas no UFC, Tibau vem de vitória sobre Pat Healy e tem um cartel no MMA de 29 triunfos e 10 derrotas. Aos 31 anos, ele vai para a sua 23ª luta no octógono. Já Hallmann tem 26 anos e um cartel de 15 vitórias e duas derrotas. Ele também vem de um triunfo no último combate, onde finalizou Yves Edwards.

UFC: Pezão x Arlovski
13 de setembro, em Brasília


CARD DO EVENTO (até agora)
Peso-pesado: Antônio Pezão x Andrei Arlovski
Peso-leve: Gleison Tibau x Piotr Hallmann
Peso-leve: Léo Santos x Lukasz Sajewski
Peso-meio-médio: Serginho Moraes x Santiago Ponzinibbio
Peso-meio-médio: Igor Araújo x George Sullivan
Peso-galo: Jéssica Andrade x Valerie Letourneau
Peso-pena: Godofredo Pepey x Dashon Johnson
Peso-leve: Francisco Massaranduba x Efrain Escudero
Peso-meio-médio: Paulo Thiago x adversário a ser definido
Peso-galo: Rani Yahya x Johnny Bedford



saiba mais

Messi, o leão e a ovelha


por meiodecampo |





Novamente em alta no noticiário pela acusação de fraude fiscal, Lionel Messi se manifestou de forma alternativa através de seu Instagram. O atacante do Barcelona postou uma frase em que dá sinais de que está pouco se importando com a polêmica envolvendo seu novamente: “Um leão não se preocupa com as opiniões de uma ovelha”.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/platb/meiodecampo/2014/07/29/messi-o-leao-e-a-ovelha/

Reus rejeita proposta de renovação e fica mais perto do adeus, afirma jornal

Segundo "Bild", alemão poderia deixar o Borussia por R$ 105 milhões no ano que vem


Por Dortmund, Alemanha


Marco Reus Borussia Dortmund penalto Leverkusen (Foto: Agência AP)Marco Reus é mais uma estrela que pode deixar o Borussia Dortmund (Foto: Agência AP)

Marco Reus não aceitou a proposta de renovação do Borussia, informou o jornal alemão "Bild" nesta terça-feira. Assim, o jogador de 25 anos, que tem contrato com os aurinegros até 2017, poderia deixar sua equipe em 2015 por € 35 milhões (R$ 105 milhões), já que a multa rescisória abaixaria para esse valor.

De acordo com a imprensa europeia, ele está na mira de três equipes em especial: Bayern de Munique, Manchester United e Barcelona. Se de fato deixar a equipe, o atacante será a terceira perda significativa no time de Jurgen Klopp após o vice-campeonato europeu em 2013. Lewandowski e Gotze trocaram recentemente o Borussia pelo rival Bayern de Munique.

Por isso, o “Bild” já chama Reus de Mario Gotze II, considerado traidor e até chamado de Judas pelos torcedores aurinegros. Oficialmente, o treinador Jurgen Klopp garante que nem Reus nem Hummels (outro nome que vem sendo bastante cobiçado por outros gigantes europeus) deixarão a equipe nesta janela de transferências.

- Marco (Reus) e Mats (Hummels) jogarão por nós na próxima temporada. Eu posso assegurar a todos que não há nenhum sinal de que eles possam sair.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-alemao/noticia/2014/07/reus-rejeita-proposta-de-renovacao-e-fica-mais-perto-do-adeus-afirma-jornal.html

Fifa considera uso da tecnologia na Copa um sucesso: "Fez história"

Entidade divulga comunicado para exaltar uso de dispositivo que identificava se a bola cruzou ou não a linha do gol e cita três partidas em que ele foi necessário


Por Genebra


A Fifa divulgou um comunicado nesta terça-feira para fazer  um balanço do uso da tecnologia durante a última Copa do Mundo, no Brasil. Na visão da entidade máxima do futebol mundial, o uso do dispositivo, baseado em câmeras, que identificava se a bola havia cruzado ou não a linha do gol foi um sucesso e fez história.

- A tecnologia na linha do gol foi usada com sucesso durante todas as 64 partidas da Copa do Mundo. O sistema baseado em câmeras fornecido pela GoalControl e testado de acordo com o manual da Fifa  existente da Labosport fez história ao ser o primeiro a ser implement
do durante a Copa do Mundo sênior – dizia parte do comunicado da Fifa.
Para justificar sua opinião, a Fifa tomou com base três lances ocorridos ao longo dos 64 jogos da competição. O primeiro a ser citado, e o de maior destaque, foi o gol marcado por Benzema (veja no vídeo acima), no duelo entre França e Honduras, ainda pela primeira fase em Porto Alegre. O árbitro da partida, o brasileiro Sandro Meira Ricci, só percebeu que a bola cruzou a linha do gol graças ao dispositivo.

Outros dois jogos foram lembrados. Na opinião da Fifa, a tecnologia foi capaz de ajudar a arbitragem a validar o único gol da vitória da Costa Rica sobre a Itália, também pela primeira fase, marcado por Bryan Ruiz. Por fim, a entidade máxima do futebol mundial lembrou o pênalti cobrado pelo holandês Ron Vlaar na semifinal contra a Argentina, que, após ser defendido por Romero, parou sobre a linha (veja no vídeo acima).

- O sistema teria alertado o árbitro se o chute de Vlaar tivesse ultrapassado a linha, apesar de não ter importado no final, já que o pênalti já estava completado quando a bola rebateu do ombro do jogador após o goleiro ter feito a defesa.


Leia o comunicado na íntegra:

“A tecnologia na linha do gol foi usada com sucesso durante todas as 64 partidas da Copa do Mundo. O sistema baseado em câmeras fornecido pela GoalControl e testado de acordo com o manual da Fifa  existente da Labosport fez história ao ser o primeiro a ser implementado durante a Copa do Mundo sênior.

Além de ser decisivo na validação de um gol durante a partida entre França e Honduras, ele ajudou a equipe de arbitragem a tomar decisões difíceis em várias outras ocasiões. Outro caso notável foi aquele em que a tecnologia foi capaz de ajudar o árbitro a validar o gol marcado por Bryan Ruiz para a Costa Rica contra a Itália, o que trouxe à tona memórias do lance de Frank Lampard contra a Alemanha na África do Sul 2010.

A GLT foi usada durante as prorrogações e disputas de pênalti, incluindo o pênalti amplamente divulgado do zagueiro holandês Ron Vlaar na semifinal entre a Holanda e a Argentina. O sistema teria alertado o árbitro se o chute de Vlaar tivesse ultrapassado a linha, apesar de não ter importado no final, já que o pênalti já estava completado quando a bola rebateu do ombro do jogador após o goleiro ter feito a defesa.

Além disso, os espectadores no estádio e assistindo pela TV puderam testemunhar os benefícios da tecnologia, já que os replays de incidentes críticos foram mostrados para dar confirmação visual da situação de gol ou não em mais sete ocasiões.

A tecnologia, que já havia sido usada em três competições anteriores da Fifa, provou seu valor mais uma vez, no maior palco de todos.”


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2014/07/fifa-considera-uso-da-tecnologia-na-copa-um-sucesso-fez-historia.html

Na telinha: veja a lista dos jogos com transmissão neste meio de semana

Destaque para as partidas válidas pela Copa do Brasil e Série B do Brasileiro


Por Rio de Janeiro


As transmissões abaixo referem-se aos canais TV Globo (e suas afiliadas), SporTV e Premiere e estão no horário de Brasília.

TERÇA-FEIRA, 29
Série B do Campeonato Brasileiro
19h - Náutico x Icasa
Transmissão: SporTV (menos PE), Premiere e PFCI (com Rembrandt Junior e Marquinhos)
21h - Portuguesa x Oeste
Transmissão: Premiere e Premiere HD (com Linhares Jr e Ivan Andrade)

Taça Libertadores
21h15 - Defensor-URU x Nacional-PAR
Transmissão: SporTV (com Eduardo Moreno e André Loffredo)


QUARTA-FEIRA, 30
Copa do Brasil
19h30 - Novo Hamburgo x ABC

Transmissão: SporTV e PFCI (com Jader Rocha e Raphael Rezende)
22h - Bragantino x São Paulo
Transmissão: TV Globo para SP (menos Campinas), MG (Uberlândia e Ituiutaba) SC, PR, GO, PE (Caruaru) e TO (com Cleber Machado, Caio Ribeiro e Leonardo Gaciba) e SporTV e PFCI (com Odinei Ribeiro e Luiz Ademar)

22h - Vasco x Ponte Preta
Transmissão: TV Globo para RJ, ES, MG (menos Uberlândia e Ituiutaba), SP (Campinas), MS, MT, BA, SE, AL, PE (menos Caruaru), PB, RN, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF (com Luis Roberto, Juninho Pernambucano e Arnaldo Cezar Coelho) e SporTV 2 (com Eduardo Moreno e Edinho)

22h - Internacional x Ceará
Transmissão: TV Globo para RS (com Paulo Brito, Mauricio Saraiva e Márcio Chagas da Silva), TV Globo para CE (com Kaio Cézar e PC Norões) e SporTV 3 (com Antero Neto e Lédio Carmona)


QUINTA-FEIRA, 31
Copa do Brasil
21h - Londrina x Santos
Transmissão: SporTV (com Julio Oliveira e William Machado)

Uefa Euro Sub-19
14h - Portugal x Alemanha
Transmissão: SporTV (com Claudio Uchoa e André Loffredo)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2014/07/na-telinha-veja-lista-dos-jogos-com-transmissao-neste-meio-de-semana.html

Cristiano Ronaldo chega a Dallas exibindo mochila de R$ 1,9 mil

Item personalizado já é elemento certo no figurino do atacante do Real Madrid


Por Dallas, Estados Unidos


Cristiano Ronaldo no Real Madrid (Foto: Divulgação / Site Oficial do Real Madrid)Cristiano Ronaldo no Real Madrid (Foto: Divulgação / Site Oficial do Real Madrid)

Há um item que Cristiano Ronaldo não dispensa. Sempre quando chega aos locais, ele exibe uma vistosa mochila nas cores mais variadas. Na Liga dos Campeões este ano, o atacante optou por uma cor "madeira". Na Copa do Mundo, o jogador já exibia um modelo na cor rosa com tachinhas, suas iniciais e seu número: CR7. Na chegada a Dallas nesta terça-feira com o Real Madrid, o melhor do mundo novamente desfilou com sua bolsa característica.
Além disso, o atleta exibia as várias pulseiras adquiridas nas férias, assim como o bronzeado. O astro luso voltou ao trabalho com o time merengue no domingo.

Mas a mochila não é algo acessível a todos. Cristiano Ronaldo tem modelos exclusivos em que ele mesmo diz o que deseja. A marca alemã MCM é responsável pela fabricação. O preço? Não sai por menos de 650 euros (cerca de R$ 1,9 mil). No Mundial, atletas como Neymar, Shaqiri, Mario Götze, Heung-Min Son e Mario Balotelli também desfilaram com modelos personalizados.


O Real Madrid está nos Estados Unidos para uma série de amistosos. Na cidade no Texas, o grupo terá pela frente o Roma no Cotton Bowl no final da noite desta terça-feira. O confronto é válido pela Internacional Champions Cup, disputada em diversas localidades do país. Na estreia, em Los Angeles, a equipe acabou derrotada nos pênaltis pelo Inter de Milão, após empate em 1 a 1 no tempo normal. No sábado, o jogo é diante do Manchester United, em Michigan.

Montagem Cristiano Ronaldo mochila (Foto: Editoria de Arte)
Cristiano Ronaldo já usou mochilas com 
outras cores na Copa e Champons 
(Foto: Editoria de Arte; fotos Reuters)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/boleirama/noticia/2014/07/cristiano-ronaldo-chega-dallas-exibindo-mochila-de-r-19-mil.html

Em atualização da Matriz de 2016, orçamento vai de R$ 5,6 para 6,5 bi

APO apresenta nova versão do documento, com o somatório de 71% dos projetos


Por Rio de Janeiro


Seis meses depois de apresentar a tão esperada Matriz de Responsabilidades dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, a Autoridade Pública Olímpica (APO) divulgou nesta terça-feira uma atualização da divisão de gastos do poder público com a competição. Na primeira versão do documento, foram conhecidos os valores de apenas 24 dos 52 projetos listados, somando um total de R$ 5,6 bilhões. Com os avanços nas obras, principalmente em Deodoro, o valor subiu para R$ 6,5 bilhões em julho (sendo R$ 4,2 bilhões provenientes de parcerias com o setor privado), mas ainda representa apenas 71% do total dos projetos.  

- Estamos confiantes na boa organização dos Jogos no Rio. A Matriz indica que as obras estão encaminhadas - disse o presidente da APO, o general Fernando Azevedo e Silva.

Complexo Olímpico de Deodoro (Foto: Reprodução )
Primeiros passos no Complexo Olímpico 
de Deodoro fazem valor de gastos 
aumentar  (Foto: Reprodução )

Segundo a APO, o documento relaciona 52 projetos associados exclusivamente à organização e realização do evento e, nessa atualização, 71% deles atingiram nível de maturidade 4 ou 5. Este índice significa que os contratos foram assinados e as obras iniciadas. Na primeira versão, apresentada no dia 28 de janeiro, a Matriz apresentava valores e prazos de 46% dos projetos.

Os projetos do Complexo Esportivo de Deodoro, que ainda não estavam andando em janeiro, foram os principais responsáveis pelo avanço dos índices e dos valores da Matriz. Onze projetos de construção e adequação de instalações esportivas que vão sediar as provas de 11 modalidades olímpicas e quatro paraolímpicas estavam com maturidade 2 (sem valores e prazos definidos) na primeira versão.

General Fernando Azevedo e Silva, presidente da APO (Foto: Leonardo Filipo)General Fernando Azevedo e Silva, presidente da APO (Foto: Leonardo Filipo)

Na atualização do documento, divulgado uma semana antes da marca de 2 anos para os Jogos, os recursos totais passaram de R$ 5,6 bilhões para R$ 6,5 bilhões. Os investimentos privados, no entanto, continuam contribuindo majoritariamente para o financiamento dos projetos, com o valor de R$ 4,2 bilhões (65%), sendo o restante proveniente do setor público. 

A Matriz de Responsabilidades, que estava atrasada e vinha sendo cobrada insistentemente pela Comissão de Coordenação do COI para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos e 2016, aponta os compromissos assumidos pelos três níveis de governo para a realização da competição. 


FONTE:

Estudo diz que Bota precisa de R$ 65 mi para ficar em dia até o fim do ano

Crise financeira sem precedentes torna gestão do clube quase inviável. Salários estão atrasados na Carteira e nos direitos de imagem


Por Rio de Janeiro


faixa protesto time Botafogo (Foto: Vitor Silva / SS Press)Time do Bota entra com faixa protestando contra os atrasos (Foto: Vitor Silva / SS Press)

A faixa exibida pelos jogadores do Botafogo em campo antes do jogo contra o Flamengo foi a sinalização mais clara da crise sem precedentes que se instalou em General Severiano. O clube não tem dinheiro para cobrir seus mais básicos vencimentos. O salário dos jogadores está com atraso de três meses (CLT) e cinco meses (direitos de imagem) - assim como o de gerentes e diretores. Os funcionários são os únicos que estão em dia.

Um estudo encomendado à empresa KPMG por investidores traçou um raio-x sombrio do futuro do clube. Segundo a análise, o Botafogo precisa de um aporte de pelo menos R$ 200 milhões para sobreviver e ter um mínimo de competitividade em 2015. Até o fim do ano o clube precisaria de pelo menos R$ 65 milhões para colocar tudo em dia. Boa parte da receita futura já está comprometida e não há previsão de entrada de recursos.



saiba mais

A situação chegou ao limite com a penhora de todas as receitas alvinegras pela fazenda e pelo TRT. O clube foi excluído do Ato Trabalhista no ano passado - e desde então vem lutando para ser reintegrado. O Botafogo optou por pagar salários e deixar encargos em atraso, e o presidente Maurício Assumpção apostou as fichas que a Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte seria aprovada até o início de 2014. Não foi - e a bomba começou a explodir em janeiro.

A situação se agravou também por outro motivo - que começou a ficar evidente na semana passada: o departamento de futebol não se adequou à nova realidade.  Após deixar o clube, o ex-gerente de futebol, Sidnei Loureiro, deu entrevista criticando o executivo, Sérgio Landau, e o diretor financeiro, Marcelo Murad:

- Eles disseram que se reduzíssemos os custos do futebol, pagaríamos em dia.

O presidente Maurício Assumpção deu entrevista à Rádio Globo na última sexta-feira e desmentiu Sidnei:

- A orientação de reduzir o orçamento do futebol foi minha. E ele sabia disso. 


Não entendi a entrevista.

Maurício Assumpção presidente Botafogo (Foto: Satiro Sodré)Presidente Maurício Assumpção está no último ano do seu mandato (Foto: Satiro Sodré)

O departamento de futebol pediu um aumento na folha salarial do futebol - que pularia de R$ 5 milhões para R$ 7 milhões. A recomendação do CEO foi reduzir o custo para pouco mais do que metade disso. O orçamento foi revisado mas, ao contrário do que disse o presidente, o orçamento do departamento de futebol não foi reduzido. Pelo contrário - aumentou entre 2013 e 2014.

Em janeiro de 2014, o clube não renovou com o treinador Oswaldo de Oliveira e anteriormente havia demitido alguns membros da antiga comissão técnica. Após a eliminação da Libertadores, houve uma nova leva de demissões, que incluíram o preparador de goleiros Flavio Tenius - muito ligado ao goleiro Jefferson. Apesar disso, não houve redução na folha.

Pelo contrário - o Botafogo contratou uma série de auxiliares e ainda distribuiu reajustes. O ex-gerente Sidnei Loureiro, que saiu reclamando de cortes, recebeu aumento. E agora, como seu contrato foi rescindido, o clube ainda terá que arcar com a multa rescisória. Outro exemplo de aumento recente: promovido a treinador, Eduardo Hungaro foi reajustado. Ao ser rebaixado a auxiliar, em abril, continuou com o mesmo salário.

O orçamento preparado pelo departamento de futebol previa - como publicado em reportagem do GloboEsporte.com em dezembro - que o clube chegaria à final da Libertadores. Projetava um aumento de receita e contabilizava as premiações como entradas de caixa. O clube foi eliminado na fase de grupos - e obviamente a conta não fechou.

A busca por recursos tem causado preocupação em diversas correntes políticas alvinegras - com um receio comum de que o presidente assine contratos que ultrapassem seu atual mandato - buscando recursos "antecipados" para pagar os atrasados.  Na entrevista para a Rádio Globo, o presidente anunciou que o clube está negociando a criação de um cartão de consumo para o Engenhão - embora não se saiba exatamente ainda quando o Botafogo vai retomar o estádio. Por conta desse temor, alguns habituais "emprestadores" do Botafogo já sinalizaram que a fonte "secou".

Para piorar, o clube não consegue sequer vender jogadores para abater as dívidas - porque os direitos econômicos dos destaques do elenco estão penhorados. A saída de Lodeiro para o Corinthians aconteceu em junho - mas o jogador não consegue estrear pelo time paulista porque seus direitos econômicos estão "paralisados" no Botafogo. O temor atual no futebol é não conseguir verba para pagar o terceiro mês de atraso da CLT dos atletas - o que pode provocar uma debandada a qualquer momento.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2014/07/estudo-diz-que-bota-precisa-de-r-65-mi-para-ficar-em-dia-ate-o-fim-do-ano.html