segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Jornalista critica postagem do Fla após clássico: "Cadê você?"; "No cemitério"



REDAÇÃO SporTV



Martín Fernandez lembra morte de torcedor do Botafogo no entorno do Estádio Nilton Santos e questiona brincadeira do Rubro-Negro, que nega incitação à violência



Por  
Rio de Janeiro



Flamengo provoca Botafogo no Twitter (Foto: Reprodução/Twitter)Flamengo provoca Botafogo ( Reprodução/Twitter)


A provocação do Flamengo após a vitória por 2 a 1 sobre o Botafogo no clássico de domingo, no Estádio Nilton Santos, causou polêmica. A postagem rubro-negra em uma rede social ganhou outro teor devido aos conflitos entre torcedores que antecederam a partida, no Estádio Nilton Santos, e foi considerada apologia à violência pelo Glorioso. No "Redação SporTV" desta segunda-feira, o jornalista Martín Fernandez, do GloboEsporte.com, criticou o Fla ao considerar a colocação um grande equívoco (assista ao vídeo clicando no LINK da FONTE no final da matéria abaixo).

- A primeira mensagem do Flamengo é errada em tantos níveis, é tão errada, que não sei o que dizer, não sei por onde começar, é muito errado. Morreu um torcedor na porta do estádio, e o cara coloca: "Cadê você"? "Estou no hospital, estou no cemitério" - disse o jornalista, indignado com a postagem, lembrando que os tumultos deixaram pelo menos um morto e dois torcedores gravemente feridos.

A publicação citada vem acompanhada da mensagem: "Cadê você? Não adianta fugir, não adianta correr. Deu Mengão no Engenhão só com a Nação: 2 x 1".

A resposta do Botafogo foi imediata: "É sério que estão fazendo apologia à violência em um dia de confusão e morte? Para nós, o futebol não é isso. Começa por paz nos estádios."

O colunista Carlos Eduardo Mansur, do jornal "O Globo", não vê apologia à violência no texto publicado pelo Flamengo, mas também fez críticas à postagem, considerada insensível e infeliz.

- Ali é a insensibilidade em todos os níveis. Na hora da primeira mensagem do Flamengo, não se sabia da morte, mas se sabia do caos instalado. Não é hora desse tipo de brincadeira, até porque o "não adianta correr, não adianta fugir" fazia também referência ao pleito do Botafogo de que o jogo não acontecesse, e (esse pleito) caberia ser discutido (...) Não consigo ter interpretação de que foi incitação de violência. Foi uma brincadeira infeliz. Mostra que exige-se mais cuidado no manuseio dessas ferramentas sociais pela sociedade que a gente vive. Não adianta achar que as brincadeiras vão ser interpretadas da maneira que devem ser. É essa de fato foi muito infeliz.

Twitter Botafogo e Flamengo (Foto: Reprodução)Botafogo respondeu após postagem (Foto: Reprodução)

Após a polêmica, o clube rubro-negro negou que a postagem seria uma provocação relacionada aos confrontos e classificou a resposta do Botafogo como "leviana" e "irresponsável" (leia abaixo).

O que disse o Flamengo
"O Flamengo é um clube austero, íntegro e, apesar de se manifestar com humor quando cabe nas redes sociais, jamais faria "provocação" relacionada a um assunto tão sério e triste quanto a violência que, todos sabem, é mazela social infelizmente comum em nosso país. Pelo contrário. Sempre condenamos e sempre vamos condenar atos como de hoje no entorno do Engenhão. A acusação por parte do perfil do Botafogo é, além de leviana, irresponsável e inconsequente. Como toda violência."

+ Diego diz que "rivalidade tem limite" e admite preocupação após confrontos+ Imagens mostram ausência da PM em confronto violento fora do Engenhão


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/redacao-sportv/noticia/2017/02/indignado-jornalista-critica-postagem-do-fla-apos-classico-muito-errada.html

Nenhum comentário: