terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Rallyteca: pilotos distribuem 10 mil livros em comunidades do sertão



Piocerá termina com um legado: distribuiu paradidáticos em locais de difícil acesso por onde o Enduro passou. Moradores de povoados do Piauí e do Ceará são presenteados



Por
Teresina



Foi concluída neste fim de semana a edição especial dos 30 anos do Piocerá, rally de regularidade que é um dos maiores da América Latina e percorreu mais de 800 km de trilhas entre o serão do Piauí e Ceará. Mais do que velocidade e perícia na pilotagem, os  248 competidores deixaram também uma lição de cidadania: o projeto Rally Teca, que distribuiu 10 mil livros pelas comunidades em que passava. Veja no vídeo clicando no LINK da FONTE no final da matéria abaixo. 

Um grupo de voluntários pega carona há três anos acompanhando o Rally e desde esse período já foram distribuídos cerca de 30 mil paradidáticos para crianças carentes e pessoas que na maioria das vezes não tem acesso à leitura. 

- Tem tudo a ver, porque o Rally é um esporte de aventura que vai para lugares de difícil acesso.
Esses lugares tem gente que têm dificuldades. Então esse casamento de pegar carona com o Rally para chegar nesses lugares faz a gente chegar com o conhecimento e existe um verdadeiro ponto com nosso objetivo. O Rally favorece o projeto acontecer –comentou Adriana Araújo- idealizadora do Rally Teca.

Piocerá 2017 - Ação Social Rallyteca (Foto: Divulgação )
Equipe do Piocerá 2017 entregando livros em 
ação social Rallyteca (Foto: Divulgação )


Dentro dos 30 anos do Enduro, muitas histórias vão se cruzando com a dos competidores. No projeto Rally Teca uma personagem chamou a atenção. Dona Fernanda Ramos, que é catadora de lixo, expressou gratidão por ter recebido um livro e enfatizou que às vezes encontra paradidáticos na sua função, por que na comunidade é difícil aparecer alguém que doe algo para as crianças da região. Ela aos poucos vai entrando para o universo da leitura e voltou a estudar há seis meses.

- Não esperava receber, pois é difícil aparecer gente dando coisa aqui. A gente acha aqui de história de Cinderela e de Princesas. Agora eu vou levar livros novos que ganhei e não foi achado – comentou a catadora.

Líder comunitária de uma das localidades pelo qual o Enduro passou, Dona Maria ganhou 200 livros e para ela foi uma alegria imensa, pois um dos seus sonhos era construir uma área voltada para um projeto de leitura.

Piocerá 2017 - Ação Social Rallyteca (Foto: Divulgação)
Piocerá 2017 - Ação Social Rallyteca 
(Foto: Divulgação)


- O meu desejo sempre foi criar uma área de leitura, principalmente para as de seis, sete anos para baixo. Com isso vão desenvolver mais a leitura deles, o conhecimento. Quando chegar na cidade deles vão saber ler e escrever muito bem- comentou.

- Levar a educação para as comunidades aonde só quatro por quatro ou jipe chega. Essa é a nossa função, por que para chegar aqui já é difícil e chegar um livro é mais difícil ainda.  A gente aproveita que sabe pilotar nessas comunidades que não tem acesso. Levamos livro, educação, saúde e o que pudermos. Vale a pena e a sensação é até melhor do que subir ao pódio e ganhar o primeiro lugar – concluiu Fábio Freire, um dos pilotos do Rally, famoso por conquistar o primeiro título brasileiro da história do Rally Dakar. 


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/pi/noticia/2017/01/rally-teca-pilotos-distribuem-10-mil-livros-em-comunidades-do-sertao.html

Nenhum comentário: