terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Luis Enrique defende tecnologia, mas critica sistema com árbitro de vídeo



FUTEBOL ESPANHOL



Técnico se diz contra modelo que foi testado no Mundial de Clubes e que poderá ser usado na Copa do Rei. Barcelona já tem outro tipo de tecnologia no Camp Nou



Por
Barcelona




Luis Enrique Barcelona x Betis (Foto: EFE)Luis Enrique diz que sistema testado no Mundial pode atrapalhar a partida por interrupções (Foto: EFE)


O uso de tecnologia para auxiliar o trio de arbitragem foi tema da coletiva do técnico Luis Enrique nesta terça-feira, após o Barcelona ter sido prejudicado no empate de 1 a 1 com o Betis, domingo. A federação espanhola deverá testar na próxima Copa do Rei o sistema de árbitro com vídeo (VAR), que foi usado no último Mundial de Clubes da Fifa, mas a solução parece não agradar o treinador. Também nesta terça, o clube divulgou em seu site oficial que já conta no Camp Nou com um outro tipo de tecnologia, a "Hawk-Eye" ("Olho de falcão"), desde agosto de 2016 por causa da Liga dos Campeões. Das principais ligas da Europa, apenas a espanhola ainda não tem nenhuma tecnologia sendo usada nos estádios.

O sistema "VAR" ("video assistant referees") consiste na presença de "árbitros auxiliares de vídeos" em uma sala, durante a partida, vendo a transmissão por televisores. Em momentos de dúvida, esses auxiliares assistem novamente ao lance e entram em contato com o árbitro indicando a dúvida. O juiz pode aceitar a opinião dos auxiliares ou ele mesmo pode rever as imagens no vídeo, parando o jogo.

Esta é a crítica de Luis Enrique:

- Há jogadas importantes, como gol fantasma ou uma agressão, e que os árbitros precisam de ajuda e não se perde nada por isso. O VAR, entendido como uma revisão de muitas jogadas, não me parece bom e não estou de acordo. Não entendo o futebol parando a cada dois minutos. Tem que diferenciar isso do que é o "Olho de falcão" - disse o treinador.

Enquanto Luis Enrique dava a coletiva, o Barcelona divulgou uma nota em seu site dizendo que já possui a tecnologia "Hawk-Eye", citada pelo técnico, instalada no Camp Nou desde agosto de 2016 por causa da Liga dos Campeões. Esse sistema foi adotado pela Uefa e também é usado no Campeonato Inglês, por exemplo.

A "Hawk-Eye" usa sete câmeras em cada lado do campo, em um sistema muito parecido ao usado pela Fifa na Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Assim que a bola passa a linha do gol, o árbitro recebe um aviso automático em seu relógio e não há interrupção das partidas para análise do lance.

Hawk-Eye Camp Nou Barcelona (Foto: Reprodução)
Barcelona divulga que já conta com tecnologia 
"Hawk-Eye" no Camp Nou para jogos da 
Champions (Foto: Reprodução)


FONTE^
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2017/01/luis-enrique-defende-tecnologia-mas-critica-sistema-com-arbitro-de-video.html

Nenhum comentário: