quinta-feira, 21 de abril de 2016

Análise: Corinthians mutante goleia com três na frente e muito apoio



TAÇA LIBERTADORES 2016

FASE DE GRUPOS  - GRUPO 8 - 06ª RODADA



Romero e Marlone fazem companhia a Auciano, e Edilson e Rodriguinho ajudam: Timão faz 6 a 0 no Cobresal e chega às oitavas da Libertadores como terceiro melhor





Por
São Paulo




Tirando Cássio, o Corinthians entrou em campo com o time reserva. Mesmo assim, o esquema inicial era o tradicional 4-1-4-1. Este é um dos méritos do trabalho de Tite, que, desde o ano passado, trabalha seus jogadores nessa "forma".

Mas, diante da fragilidade do adversário e com a vontade extra de quem nem sempre joga, o Timão sofreu uma mutação. Num 4-3-3 superofensivo (ou 4-1-2-3), goleou o Cobresal por 6 a 0, na arena de Itaquera (veja gols no vídeo clicando no LINK da FONTE no final da matéria abaixo), e passou do Grupo 8 para as oitavas de final da Libertadores como o terceiro melhor primeiro colocado.


SIMULADOR DA LIBERTADORES: CORINTHIANS PEGA NACIONAL OU TÁCHIRA


Corinthians mutante: 4-1-4-1 se transforma em 4-3-3 na hora de atacar o Cobresal (Foto: GloboEsporte.com)
Corinthians mutante na goleada em Itaquera: 
4-1-4-1 se transforma em 4-3-3 na hora 
de atacar o Cobresal



Desde o início do primeiro tempo, o Corinthians sufocou o Cobresal. O "1" da frente, Luciano, tinha a companhia constante de Romero (pela direita) e Marlone (esquerda), adiantados pelas pontas. Assim, o time da casa criou chances de gol a 1, 6 e 7 minutos. Em seguida, aos 8, Marlone abriu o placar e a porteira.

Ataque reforçado: Romero (pela direita) e Marlone (esquerda) faziam companhia constante a Luciano na frente do Corinthians (Foto: GloboEsporte.com)
Ataque reforçado: Romero (pela direita) e 
Marlone (esquerda) faziam companhia 
constante a Luciano na frente


Para fazer o ataque funcionar, a pressão começava na defesa. Nas poucas vezes que o Cobresal chegava à frente, quase sempre dois jogadores alvinegros davam o bote para tentar recuperar a bola. Foi assim que Romero foi lançado por Rodriguinho, aos 12, para marcar um golaço, segundo do Corinthians.

Rodriguinho, aliás, foi o principal organizador da passagem da bola da defesa para o ataque, setores um pouco mais distantes na formatação do jogo desta quarta-feira.


Pressão para roubar a bola: quando o Cobresal ia ao ataque, pelo menos dois jogadores do Corinthians chegavam na marcação (Foto: GloboEsporte.com)
Quando o Cobresal ia ao ataque, pelo menos 
dois jogadores do Corinthians pressionavam: 
acima, Willians e Vilson


A situação era tão confortável que até os laterais passaram a subir com mais frequência. No terceiro gol, aos 38, Edilson (que participou de quatro dos seis gols) cruzou da direita para Marlone fazer outro golaço, de voleio. No quarto, aos 44, Guilherme Arana pegou a bola na esquerda e chutou de fora da área.

No segundo tempo, com três mudanças, duas delas no intervalo, o Cobresal tentou atacar mais. O Corinthians voltou menos adiantado, mas, na parte final, com Cristian no lugar de Rodriguinho e Elias na vaga de Willians (que não gostou de sair – veja vídeo clicando noLINK da FONTE  abaixo), mais bolas foram para a rede.


Com gols de Elias e Romero, o Timão ultrapassou o Atlético-MG e se consolidou na terceira posição na classificação geral. Na entrevista pós-jogo, Tite deu risada quando perguntado sobre titulares e reservas... Disse preferir tratar da "equipe de trabalho".


Em todo caso, como no ano passado, o Corinthians chega embalado às oitavas. E – assim espera a fiel torcida – com a vacina Guaraní (algoz de 2015) ainda ativa.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2016/04/analise-corinthians-mutante-goleia-com-tres-na-frente-e-muito-apoio.html

Nenhum comentário: