sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Guardiola é a cereja do bolo no plano do City de dominar o futebol mundial


Clube inglês tem estrutura milionária e ex-diretores de sucesso no Barcelona




Por
Manchester, Inglaterra



Milionário, com alto poder de investimento e ativo no mercado de transferências, sempre em busca de grandes jogadores, o Manchester City parece seguir o roteiro comum dos clubes que foram comprados por bilionários árabes. Bom, só parece. A ideia não é apenas conquistar títulos e estar sempre no topo. É dominar o futebol, desde a base até o time principal. Para isso, o clube vem se estruturando da melhor forma e contratando grandes nomes dentro e fora de campo. Exemplo disso são dois ex-diretores do Barcelona que dão as cartas em Manchester: Txiki Begiristain e Ferran Soriano. A "cereja do bolo" está sendo aguardada na próxima temporada e atende pelo nome de Pep Guardiola.

Pep Guardiola técnico Bayern (Foto: Getty Images)
Pep Guardiola já anunciou a saída do Bayern 
de Munique e está na mira do Manchester 
City (Foto: Getty Images)


Há uma corrente na Inglaterra que aponta que o City quer seguir os passos do Barcelona, ou até mesmo copiar o modelo de sucesso catalão. Isso seria reformular todas as categorias de base, implementar uma forma única de jogo em todas as categorias do clube e contar com homens que mudaram a história da equipe que dominou o mundo nos últimos anos. Porém, uma fonte consultada pelo GloboEsporte.com deixou claro que não se trata de uma cópia do Barça, mas sim da contratação de profissionais de excelência que podem colocar o City em um outro patamar.

- Não se trata de contratar pessoas ligadas ao Barcelona somente, mas profissionais competentes. Ferran Soriano foi chamado para ser o CEO do City e, claro, trouxe profissionais da sua confiança. Como é caso de Txiki Begiristain.

Ferran Soriano Manchester City  (Foto: AFP)
Ferran Soriano acompanha jogo 
do City (Foto: AFP)


Para quem não conhece, ambos foram alguns dos alicerces da retomada do Barcelona no início do século. Na gestão Joan Laporta (2003-2010), pegaram um clube endividado e distante dos resultados esportivos esperados por uma imensa torcida. Desenvolveram um plano estratégico para recuperar a credibilidade catalã, tendo um estilo de jogo único desde as categorias de base, investindo em talentos e contratando referências que pudessem dar um retorno rápido dentro e fora de campo: neste caso, trata-se de Ronaldinho Gaúcho, que chegou na Catalunha em 2003, conquistou diversos títulos e ainda foi eleito o melhor do mundo em duas oportunidades. O plano deu certo!

Além disso, na gestão de Laporta o Barcelona revelou para o mundo diversos craques, entre eles Messi, Iniesta, Busquets, Fàbregas e Piqué. Estes dois últimos saíram ainda muito jovens do clube. Aos 16 anos, Cesc acertou com o Arsenal e permaneceu por lá até 2011, quando foi contratado pelos catalães. Em 2014, deixou o Barça mais uma vez e assinou com o Chelsea. Já o zagueiro também saiu direto de La Masia para a Inglaterra, onde jogou pelo Manchester United de 2004 até 2008, sendo emprestado por uma temporada ao Zaragoza (2006-07). Voltou ao Barcelona em 2008 e se transformou em um dos símbolos do clube.

Ferran Soriano, inclusive, é autor de um famoso livro que conta a recuperação do Barcelona e o trabalho dele no clube:


"A Bola não Entra por Acaso".


Voltando para o Manchester City, Soriano e Begiristain não encontraram uma terra devastada. Pelo contrário, dinheiro não falta. O que falta é uma unidade de jogo, gestão correta dos investimentos - principalmente em contratações - e resultados esportivos equivalentes ao que o clube pode ter em campo. A era Soriano começou no clube em 2012. A equipe conquistou um Campeonato Inglês (2013/14) e uma Copa da Liga Inglesa (2013-14) desta época até hoje. E patina na Champions League (eliminado na fase de grupos em 2012/13, e pelo Barcelona nas oitavas em duas oportunidades: 2013/14 e 2014/15). Agora, para melhorar esse desempenho, o objetivo é a contratação de Guardiola.

E nada melhor para convencer o técnico espanhol do que dois ex-diretores de sucesso do Barcelona e um projeto ousado de títulos e sistema de jogo no qual o treinador terá total gestão. Todo dia, parte das principais notícias da imprensa inglesa dão conta do interesse do City, do United e do Chelsea no comandante do Bayern de  Munique, que já anunciou sua saída do clube alemão ao fim da temporada e o desejo de trabalhar na Premier League. Por tudo o que foi relatado acima, os Citzens aparecem como favoritos.


Clubes mais ricos do mundo (Foto: globoesporte.com)Clubes mais ricos do mundo (Foto: globoesporte.com)


No ranking dos clubes mais ricos do mundo elaborado pela consultoria Deloitte, aqueles que conseguem as maiores receitas como bilheteria, patrocínio e direitos de TV, o City ocupa a sexta colocação com um total de 414,4 milhões de libras (R$ 1,8 bilhão). Ainda está atrás de Real Madrid, Manchester United, Bayern de Munique e Barcelona.

Se Guardiola é a cereja do bolo, o City soube preparar terreno para a chegada do espanhol. Com investimento milionário em estrutura e na base, na casa dos 200 milhões de libras (R$ 1,15 bilhão), o time de Manchester tem hoje o que é considerado o melhor centro de treinamentos do mundo. Incluindo as instalações para a base. Neste caso, a mesma fonte consultada pelo GloboEsporte.com avisa que não tem nada de La Masia - famoso CTda base catalã:

- O projeto da base é muito importante e tem reflexo na cidade esportiva, que é a melhor do mundo. Não é cópia alguma do Barça, as pessoas que comandam nunca trabalharam no Barcelona. E as regras da Inglaterra são diferentes neste sentido.

Toda essa estrutura foi inaugurada em 2014. A expectativa é que dentro de quatro ou cinco anos os frutos da base apareçam no time principal. Na época da inauguração, o lateral-direito argentino Pablo Zabaleta afirmou "que jamais viu algo parecido". São 16 campos no total, sendo 12 dedicados ao desenvolvimento de talentos. Há um estádio para jogos da base com capacidade par sete mil pessoas. Um campo dedicado ao treinamento e desenvolvimento dos goleiros. Três ginásios. Piscinas aquecidas e de água gelada. Auditório pare jogadores e treinadores, centro médico e outras facilidades.

CT Manchester City (Foto: Divulgação/Manchester City)
CT Manchester City conta com um estádio 
que tem capacidade para sete mil pessoas 
(Foto: Divulgação/Manchester City)


Além do CT, o Manchester City também está preparando a ampliação de seu estádio. Hoje com capacidade para 54 mil torcedores, o City of Manchester Stadium poderá em breve receber 61 mil torcedores. O grande rival de Manchester, o United, tem Old Trafford com possibilidade de receber 76 mil torcedores, enquanto o estádio do Arsenal acolhe 60 mil fãs.

Se o objetivo do City é dominar o futebol, e não copiar o Barcelona, alguns passos já foram dados neste sentido. Basta aguardar e saber se o clube vai, de fato, concretizar seu projeto com a contratação de Pep Guardiola.

CT Manchester City (Foto: Divulgação/Manchester City)
Moderno e imponente CT do Manchester City 
é considerado o melhor do mundo (Foto: 
Divulgação/Manchester City)


FONTE:

Nenhum comentário: