sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Do Guarujá ao título: 13 coisas que você precisa saber sobre Mineirinho


Campeão mundial ganhou do irmão a primeira prancha, já teve dor de cabeça com alfândega e fez pedido de casamento na TV. Treze é seu número de camisa e da sorte




Por
Rio de Janeiro



(OBS. DO BLOG:
PARA ASSISTIR AOS VÍDEOS CLIC
NO LINK DA FONTE NO  FIM
DA MATÉRIA ABAIXO)



Depois de batalhar por 10 anos, Adriano de Souza, o Mineirinho, alcançou o tão almejado título mundial. Da infância humilde no Guarujá, em São Paulo, até a conquista na última quinta-feira, em Pipeline, no Havaí, o surfista brasileiro se destacou desde cedo no cenário internacional, superou dificuldades e construiu o respeito na elite do surfe.


+ Veja como ficou o ranking mundial no fim da temporada 2015

+ Mineirinho conquista título mundial no Havaí com ajuda de Medina



O mais novo campeão mundial teve uma temporada fantástica. Vencedor das etapas de Pipeline e de Margaret River, na Austrália, ele foi vice em Bells Beach e Trestles, e ainda terceiro lugar na Gold Coast australiana e em Hossegor, na França. Mas a conquista foi iniciada muito antes de começar em 2015. Diversas curiosidades envolvem a trajetória do paulista de 28 anos, o mais experiente do Brazilian Storm. O GloboEsporte.com listou 13 abaixo:

Adriano de Souza, o Mineirinho, é campeão mundial de surfe na 11 etapa do circuito mundial em Pipeline no Havaí (Foto: David Abramvezt)
Vitória em Pipeline garantiu o título mundial 
a Mineirinho (Foto: David Abramvezt)


RELAÇÃO COM O 13


Mineirinho passa um mês na casa de Jamie O'Brien e treina com o especialista nos tubos de Pipeline, no Havaí (Foto: Divulgação/WSL)
Número da sorte de Mineirinho é o 13 
(Foto: Divulgação/WSL)


Mas por que 13 curiosidades? A explicação está em nosso primeiro item: Mineirinho escolheu o número 13 para usar no Circuito Mundial de Surfe. Para ele, a relação não traz azar nenhum, pelo contrário. Na verdade, o número aparece de diversas formas na vida do surfista paulista e é considerado um amuleto do surfista. Ele nasceu no dia 13 de fevereiro de 1987, 13 é o DDD de Guarujá, sua terra natal, e ele venceu sua primeira etapa na elite do surfe no dia 13 de outubro de 2009, em Mundaka, na Espanha.


MINEIRO DO GUARUJÁ

Apesar do apelido, Adriano de Souza não é mineiro. O surfista de 28 anos nasceu no Guarujá, no litoral de São Paulo. A alcunha foi recebida por tabela. Pelo estilo discreto, o irmão mais velho Angelo de Souza era chamado de Mineiro pelos amigos. E então Adriano recebeu o diminutivo Mineirinho. O próprio surfista costuma dizer que segue o estilo mineiro, "comendo pelas beiradas".


CAPITÃO NASCIMENTO

"Mineirinho" é como Adriano de Souza é mais conhecido. Mas nos bastidores ele também é alvo de um outro apelido. O surfista brasileiro é chamado de Capitão Nascimento, personagem interpretado por Wagner Moura no filme "Tropa de Elite", por gostar de usar a frase "missão dada é missão cumprida". A máxima também tem a ver com seu jeito competitivo e sua gana de vencer.


PRANCHA DE  30 HORAS

A primeira prancha que Mineirinho ganhou foi comprada pelo irmão Angelo. O equipamento custou R$ 30. Pode parecer pouco, mas, na época, o valor era muito para a família que vivia de forma simples, em um bairro humilde do Guarujá.


AMIZADE COM RICARDINHO

Primeiro campeão da etapa de Teahupoo (2008), Ricardo dos Santos era considerado um irmão para Mineirinho. Os dois eram melhores amigos, e o big rider ajudou muito o paulista de Guarujá no surfe de ondas pesadas e em tubos. Ricardinho morreu em janeiro deste ano, vítima de tiros disparados por um policial militar na Guarda do Embaú (SC). Desde então, Mineirinho prometeu homenagear o surfista caso viesse a conquistar o título mundial e cumpriu a promessa. No decorrer da temporada, outras homenagens foram feitas. Ele tem a mesma tatuagem que o catarinense tinha no braço (as palavras "força", "equilíbrio" e "amor") e escreveu uma mensagem na prancha em sua lembrança quando venceu em Margaret River, em abril.


EXPERIÊNCIA

Mineirinho é o brasileiro que está mais tempo no Circuito Mundial. Essa foi a décima temporada dele, coroada com a primeira colocação do ranking. Anteriormente, o melhor que o paulista havia conseguido foi ter terminado em quinto lugar em três oportunidades.

2015: campeão
2014: 8º
2013: 13º
2012: 5º
2011: 5º
2010: 10
2009: 5º
2008: 7º
2007: 28º
2006: 20º



TOPO

Desde muito tempo Mineirinho vinha colhendo resultados no surfe internacional. Já havia se revelado para o mundo ao ser o campeão mundial júnior mais jovem da história, com 16 anos. E também colocou o Brasil entre os grandes ao ser o primeiro surfista do país a liderar o ranking mundial. Foi em 2011, logo após ter conquistado a etapa do Rio de Janeiro, nas ondas da Barra da Tijuca.


ALGOZ DE SLATER

Mineirinho é um dos surfistas que mais causaram dor de cabeça a Kelly Slater, onze vezes campeão mundial. Apesar de já ter perdido 12 vezes, o brasileiro, junto com o australiano Mick Fanning, é quem mais derrotou o americano em baterias na elite do surfe. São 10 vitórias na carreira.

Kelly Slater Hossegor surfe (Foto: Divulgação/WSL)
Kelly Slater perdeu 10 vezes para Mineirinho 
(Foto: Divulgação/WSL)


PROBLEMAS NA ALFÂNDEGA

e problemas dentro e fora do circuito. No ano passado, conviveu com as lesões e foi prejudicado durante a temporada. O paulista também sofreu com a alfândega brasileira algumas vezes. Em 2012, teve o troféu de Jeffrey's Bay retido na Polícia Federal e chegou a apelar até à presidente Dilma para reaver a taça. Em 2014, ficou sem sete pranchas dias antes da etapa do Rio de Janeiro ao ter o material apreendido no aeroporto. O equipamento havia sido despachado pela sua equipe, e o surfista precisou ir até o local para obter a liberação, explicando que era para uso profissional.


surfe Mineirinho protesto (Foto: Reprodução / Facebook)
Mineirinho teve muita dor de cabeça com a 
Polícia Federal (Foto: Reprodução / Facebook)


FORA DE PIPE EM 2014

No ano passado, o paulista do Guarujá sofreu um acidente quando surfava em Keramas, na Indonésia. Ele precisou realizar uma plástica no rosto e aproveitou para realizar também uma cirurgia no nariz para corrigir o desvio de septo. Como já estava fora da briga pelo título mundial, no ano passado, e também precisava recuperar de sua lesão no joelho, Adriano abdicou do Pipeline Masters para voltar com tudo neste ano.


VISTO AMEAÇAD



Se no ano passado, o surfista enfrentou problemas na alfândega brasileira, no início deste ano, Mineirinho também levou um susto quando foi renovar o visto australiano. Como no ano passado ele acabou ficando um mês a mais na Austrália por conta dos campeonatos, o governo local quis barrar o seu visto. Mas, com a ajuda do governo brasileiro, deu tudo certo e ele embarcou numa boa.


PEDIDO DE CASAMENTO NO ESQUENTA!

Mineirinho fez dois pedidos de casamento à catarinense Patrícia Eicke no ano passado. O segundo foi no palco do programa Esquenta!, da TV Globo, com direito até a visual havaiano. Foi uma lembrança do pedido real, feito em 2013 numa superprodução na praia do Haleiwa, no Havaí.


SUSTO NA INDONÉSIA

Mineirinho surfe (Foto: Reprodução/Facebook)Mineirinho surfe (Foto: Reprodução/Facebook)


No ano passado, Mineirinho levou um susto. Em junho, ele sofreu um acidente durante um treino em Keramas, na Indonésia. O surfista estava dentro de um tubo quando foi atingido pela prancha de outro surfista que remou contra a parede da onda ao invés de ir em direção à espuma. O brasileiro fraturou o nariz, torceu o tornozelo e levou dois pontos no rosto. Mineirinho passou por uma cirurgia e precisou repousar, o que atrapalhou a sua temporada em 2014.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/radicais/surfe/mundial-de-surfe/noticia/2015/12/do-guaruja-ao-titulo-veja-13-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-mineirinho.html

Nenhum comentário: