quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Nadal resiste aos 24 aces de Karlovic e estreia em Xangai com vitória suada


Após primeiro set emocionante, partida fica sem alternâncias nos dois seguintes e só é resolvida no tie-break do terceiro, quando o espanhol mostra mais variação de jogo




Por
Xangai, China


Rafael Nadal Masters 1000 Xangai (Foto: Reuters)Rafael Nadal vibra com difícil vitória sobre Karlovic no Masters 1000 Xangai (Foto: Reuters)


Não foi um jogo de encher os olhos, muito longe disso. Diante de um adversário que saca muito bem - converteu 24 aces - mas se movimenta pouco, o espanhol Rafael Nadal estreou com uma dura vitória por 2 sets a 1, parciais de 7/5, 6/7 (7/4) e 7/6 (7/4), sobre o croata Ivo Karlovic (21º), pelo Masters 1000 de Xangai, na manhã desta quarta-feira (de Brasília). A partida de pontos curtos, muitos erros e emoção apenas no primeiro set teve a duração de 2h44m,
Se nas segunda e terceira parciais o ex-melhor do mundo mostrou irregularidade e não conseguiu se aproximar da quebra, na primeira, Rafael Nadal provou que ainda tem muito o que fazer no circuito. Perdendo por 5/4 e com saque nas mãos de Karlovic, o espanhol mudou a tática, passou a agredir o rival com devoluções certeiras e impediu uma derrota que parecia questão de tempo.

Nas oitavas de final, o atual número oito do ranking terá outro grande sacador pela frente, o canadense Milos Raonic (9º), uma posição apenas abaixo na ATP, que eliminou o americano Roberto Bautista Agut (23º), por 2 sets a 1, parciais de 6/4, 6/7 (3/7) e 7/6 (7/5), em 2h36m.


O jogo

A vitória de Nadal no primeiro set foi de um verdadeiro ex-número um do mundo. A quebra sofrida logo no game inicial, os dois breaks desperdiçados no quarto e os 12 aces de Karlovic davam a impressão de queda do Touro Miúra na parcial. Acuado e enfurecido, mudou de tática e atitude.
Nadal arriscou e começou a atacar o primeiro serviço do croata, que sacava para fechar o set no 10º game. Deu certo. As devoluções certeiras, algumas no pé do rival, igualaram o marcador. Com nove pontos obtidos em 10 disputados na reta final do set, o espanhol freou o número de aces, voltou a quebrar o oponente, virou o jogo e fechou a parcial ao levar os dois seguintes (7/5).

Rafael Nadal Masters 1000 Xangai (Foto: Reuters)
Ainda longe do seu melhor tênis, o ex-número 
um do mundo mostrou momentos de talento 
decisivos para a vitória
(Foto: Reuters)


Irritado com a virada, Karlovic pediu a ajuda do torcedor chinês. Com os braços levantados, buscou nas arquibancadas o equilíbrio necessário para seguir em frente. Os aces da metade inicial do primeiro set não apareceram com tanta frequência, mas seu serviço não permitia a Nadal ameaçá-lo. Suas chances de break também diminuíram - somente no nono game teve as únicas três de toda a parcial. Nadal se safou. A disputa foi para o tie-break. O espanhol segurou o braço, errou mais do que o normal e viu a decisão ir para o set desempate (7/4).

O set decisivo foi uma cópia fiel do que tinha acontecido na parcial anterior: dois tenistas inspirados no serviço e com pouca precisão nas devoluções. Por estilo de jogo, Nadal foi quem mais arriscou. No 11º game, chegou a igualar em 30 pontos, mas forçou uma bola, a colocou para fora e lamentou não ter tido a chance de quebra. Veio o segundo tie-break da partida e, com ele, o equilíbrio até o quarto ponto (4/4). Após achar seu 24º ace, Ivo Karlovic cometeu dupla falta (5/4). Com dois saques nas mãos para fechar o duelo, Nadal mostrou talento e contou com a pouca movimentação do croata para avançar em Xangai (7/4).


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2015/10/nadal-sofre-com-24-aces-de-karlovic-mas-mostra-talento-e-segue-em-xangai.html

Nenhum comentário: