Britânico alia talento e sorte, se aproveita de erro de Rosberg no fim e conquista título com três etapas de antecedência. Vettel fecha pódio. Massa quebra, e Nasr fica em 9º
Lewis Hamilton chegou a Austin, palco do GP dos EUA, com a mão na taça. O título da temporada 2015 estava tão encaminhado que foi preciso que fatores externos dessem uma apimentada para valorizar ainda mais a conquista do britânico da Mercedes. Em um imprevisível GP dos EUA, recheado de incidentes, entradas de Safety Car e estratégias variadas, Hamilton aliou talento e sorte para vencer a corrida, chegar aos 327 pontos e assegurar o tricampeonato com três etapas de antecedência, graças à combinação de Nico Rosberg (Mercedes) em segundo e Sebastian Vettel (Ferrari) em terceiro (confira a classificação completa). Felipe Massa abandonou a prova com problemas na Williams, enquanto Felipe Nasr voltou a pontuar, com o 9º lugar. Com tricampeonato, Hamilton se junta a um seleto grupo de lendários pilotos na Fórmula 1, como Ayrton Senna, Nelson Piquet, Niki Lauda, entre outros.
Veja a lista.
A TV Globo exibe um VT do GP dos EUA neste domingo, a partir das 23h55
Lewis Hamilton bebe champanhe no troféu
para celebrar vitória no GP dos EUA e
título mundial (Foto: AFP)
A corrida foi uma "montanha-russa" para Hamilton. O inglês largou em segundo, tomou a ponta de Rosberg na primeira curva, mas viu Daniel Ricciardo (RBR) o ultrapassar no decorrer da prova e ainda caiu para quarto. Aproveitando a pista mais seca, recuperou as posições até voltar à briga. Mas em razão de um erro de estratégia da Mercedes, que preferiu mantê-lo na pista durante um período de Safety Car, o inglês viu a vitória ficar nas mãos do companheiro de equipe. Só que a estrela dele brilhou mais forte. A oito voltas do fim, Rosberg errou e entregou de bandeja para Hamilton não só a vitória, mas o título. História feita no Circuito das Américas.
Daí em diante era só comemorar. Ainda na volta de desaceleração, Hamilton tirou o cinto e fez os tradicionais "zerinhos" para delírio da torcida. Com a voz embargada, agradeceu à equipe e à família. Ao chegar na garagem, não segurou as lágrimas. Na sequência, ajoelhou-se e fez uma oração. No pódio, o sorriso aberto do inglês contrastava com o abatimento de Rosberg, que não se conformava com o erro bobo a poucas voltas do fim.
Brasileiros se envolvem em acidentes no início. Massa quebra, Nasr se recupera
Os brasileiros tiveram um começo de prova difícil. Largando em sétimo, Felipe Massa rodou e bateu na McLaren de Fernando Alonso, enquanto na segunda volta Felipe Nasr, que partia de 12º, quebrou o bico ao tocar no companheiro de equipe Marcus Ericsson. O veterano da Williams caiu para 13º e chegou a estar no top 10, quando abandonou com problemas no carro. Já o novato da Sauber caiu para último, perdeu uma volta, mas aproveitou a série de abandonos e as entradas de Safety Car para minimizar o prejuízo. No fim, fez ultrapassagens e cruzou em 9º, voltando a marcar pontos, mesmo tendo feito cinco pit stops.
A CORRIDA
Hamilton espalha Rosberg na largada; Massa roda
A corrida não poderia ter começado melhor para Hamilton. Largando por dentro, o britânico tracionou bem, colocou do lado e espalhou o pole Rosberg na curva 1, para assumir a primeira posição. Os dois chegaram a tocar roda. O alemão fez de tudo para segurar a ponta, mas acabou saindo da pista, com isso perdeu posições para Kvyat e Ricciardo e caiu para quarto. Apesar de não chover, por causa da pista ainda molhada, todos os pilotos começaram com pneus intermediários.
Na 18ª volta, Rosberg deu o bote em Hamilton, levou o “X” na
primeira tentativa, mas ganhou o segundo lugar na curva seguinte. O britânico
começou a levar pressão de Kvyat e a Mercedes decidiu chamá-lo para os boxes. O
time alemão trabalhou e devolveu o bicampeão para a pista em oitavo, agora com
pneus macios.
Os brasileiros tiveram um começo de prova difícil. Largando em sétimo, Felipe Massa rodou e bateu na McLaren de Fernando Alonso, enquanto na segunda volta Felipe Nasr, que partia de 12º, quebrou o bico ao tocar no companheiro de equipe Marcus Ericsson. O veterano da Williams caiu para 13º e chegou a estar no top 10, quando abandonou com problemas no carro. Já o novato da Sauber caiu para último, perdeu uma volta, mas aproveitou a série de abandonos e as entradas de Safety Car para minimizar o prejuízo. No fim, fez ultrapassagens e cruzou em 9º, voltando a marcar pontos, mesmo tendo feito cinco pit stops.
RESULTADO FINAL
Resultado do GP dos EUA (Foto: Divulgação)
A CORRIDA
Largada do GP dos EUA de Fórmula 1
(Foto: Getty Images)
Hamilton espalha Rosberg na largada; Massa roda
A corrida não poderia ter começado melhor para Hamilton. Largando por dentro, o britânico tracionou bem, colocou do lado e espalhou o pole Rosberg na curva 1, para assumir a primeira posição. Os dois chegaram a tocar roda. O alemão fez de tudo para segurar a ponta, mas acabou saindo da pista, com isso perdeu posições para Kvyat e Ricciardo e caiu para quarto. Apesar de não chover, por causa da pista ainda molhada, todos os pilotos começaram com pneus intermediários.
Lewis Hamilton espalha Nico Rosberg na largada
do GP dos EUA (Foto: Getty Images)
Do meio para trás, muita confusão. Massa rodou, bateu em
Alonso e furou pneu do espanhol.
Grosjean foi outro que teve um furo de pneu. Bottas,
por sua vez, quebrou o bico da Williams. Quem aproveitou a confusão foi Vettel,
que ganhou seis posições e subiu de 13º para 7º. Na abertura da segunda volta,
Nasr tentou passar o companheiro Ericsson, mas acabou sendo tocado e quebrou o
bico de sua Sauber, precisando ir para os boxes.
O brasileiro da Sauber e o finlandês da Williams
aproveitaram o pit stop por causa dos bicos quebrados para colocar pneus de
pista macia. Mas a aposta se mostrou precipitada e ambos tiveram que voltar aos
boxes para colocar novamente os intermediários. Voltas depois, o finlandês da
Williams recolheu para a garagem. Nesse momento, Massa era o 13º e Nasr, o
último dos que seguiam na pista.
Felipe Nasr caiu para último, mas se recuperou
e cruzou em nono no GP dos EUA (Foto: AP)
Lá na frente, Hamilton chegou a abrir pouco mais de 1s, mas
nas voltas seguintes começou a ver a aproximação de Kvyat. O russo chegou a
passar o britânico na quinta volta, mas levou o “X” e voltou para segundo. Mais
atrás, Nasr se aproveitou da série de abandonos e problemas dos rivais para
entrar na zona de pontuação.
Na quinta volta, a direção de prova decidiu então acionar o
safety car virtual (todos os pilotos tiveram a velocidade limitada), para que
fossem retirados os detritos da pista ocasionados pelas batidas na largada. A
relargada aconteceu três voltas depois. Hamilton manteve a ponta com Kvyat em
segundo, enquanto Rosberg tomou a terceira posição de Ricciardo. Com a faca nos
dentes o alemão da Mercedes deu o bote no russo curvas depois e assumiu o
segundo lugar.
Foi então que a previsão meteorológica avisou que não havia mais
expectativa de chuva para o restante da corrida. O trilho no traçado começava a
se formar e quem acertasse a hora de trocar os pneus para a pista seca poderia
dar o pulo do gato. Uma dica poderia ser Grosjean, que decidiu experimentar os
pneus para a pista seca. Mas não foi possível ter nenhuma pista, o franco-suíço
logo precisou voltar para os boxes com superaquecimento dos freios e abandonou.
Enquanto Hamilton liderava, a disputa pelo
segundo lugar pegava fogo. Kvyat tentou passar Rosberg, mas escapou e ainda perdeu
a posição para Ricciardo. O australiano se aproveitou, partiu para cima do
alemão e assumiu o segundo lugar.
Ricciardo assume a
liderança
Com o bom chassi da RBR, Ricciardo se aproximou rapidamente
e começou a pressionar o líder Hamilton. Na 15ª volta, o australiano pôs o carro
de lado e assumiu a ponta. Com o 2º lugar ainda lhe dando o título, o britânico
preferiu não fazer resistência. Só que o bicampeão perdeu rendimento e começou
a ver Rosberg em seu retrovisor. E aí o inglês precisava jogar duro se quisesse
sair de Austin como campeão. O alemão tentou passar o companheiro de equipe e
ambos quase se tocaram. Enquanto isso, Vettel, que também tinha chances
matemáticas de título, era o sexto.
Daniel Ricciardo chegou a liderar o GP dos
EUA (Foto: Getty Images)
Rosberg passa
Hamilton, que aproveita para ir para os boxes
Na volta seguinte, Rosberg, Kvyat e Ricciardo também fizeram
suas paradas. Após a primeira rodada de pit stops, o australiano manteve a
ponta, seguido do alemão da Mercedes. Já Hamilton teve uma volta um pouco mais
lenta e acabou voltando em quarto, atrás de Kvyat.
O britânico ainda errou na curva 1 e espalhou. Para piorar, Vettel já era o
quinto. Cenário que impossibilitava o título em Austin. Mais atrás, Raikkonen
saiu da pista e chegou a tocar no muro, mas conseguiu voltar, evitando a
entrada do safety car.
Com a pista começando a secar, os motores Mercedes começaram
a falar mais alto que os Renault da RBR. Com isso, Rosberg, que voava baixo,
passou Ricciardo e assumiu a liderança. Já Hamilton, depois de errar três vezes
seguidas a curva 1, conseguiu se livrar de Kvyat e subiu para terceiro. Voltas
depois foi a vez de Vettel passar o russo e assumir o quarto lugar.
Enquanto isso, Massa, que acabara de entrar no top 10,
começou a perder rendimento e ser ultrapassado. Com problemas na Williams, o
brasileiro abandonou na 24ª volta. Já Nasr era o 16º, com uma volta de
desvantagem em razão das duas paradas nos boxes a mais.
Hamilton passa
Ricciardo e sobe para segundo
Na 26ª volta, Hamilton, enfim, alcançou Ricciardo e não teve
dificuldades para fazer a ultrapassagem e conquistar a segunda posição.
E para o azar de Rosberg, na 27ª volta, quando já tinha uma
vantagem de 13s para o britânico, o Safety Car precisou ser acionado em razão
da Sauber de Marcus Ericsson, que teve uma pane e ficou parada no meio da
pista. Enquanto os líderes seguiram na pista, Vettel, Hulk, Pérez, Sainz, Button
e Alonso aproveitaram o período de paralisação para fazer mais uma parada nos
boxes. Todos, exceto o inglês da McLaren, arriscaram colocar os pneus médios.
Na relargada, Rosberg arrancou bem e não foi ameaçado por
Hamilton. Ricciardo seguiu em terceiro, enquanto Kvyat espalhou e perdeu o
quarto lugar para Vettel. O alemão estava atacado. Passou o ex-companheiro de
RBR, levou o troco na sequência, mas pouco depois conseguiu tomar o terceiro
lugar em definitivo.
Com problemas, Kvyat ia ficando para trás, sendo superado
por Hulkenberg e Verstappen. O jovem da STR, aliás, era um dos destaques da
prova. Passou Ricciardo na sequência e subiu para quarto. E o australiano
acabou se envolvendo em um incidente com Hulk quando tentava defender o quinto
lugar.
Períodos de Safety
Car abrem leque de estratégias e Vettel entra na briga
Lá na frente, a 20 voltas do fim, Hamilton buscava se manter
próximo de Rosberg. Uma ultrapassagem a essa altura colocaria o britânico em
uma combinação que voltava a lhe dar o título. Foi quando outro safety car virtual
foi acionado, para a retirada da Force India de Hulkenberg da pista. Só que a
dupla da Mercedes ainda precisaria fazer uma parada a mais nos boxes ou levar
os carros até o fim com pneus desgastados.
Sebastian Vettel saiu do meio do pelotão e
chegou a ameaçar vitória das Mercedes
(Foto: AP)
O alemão da Mercedes decidiu fazer seu pit stop e retornou
em quarto, com um novo jogo de pneus macios. Já o inglês preferiu seguir na
pista com o jogo de compostos desgastados. Após o fim do safety car virtual, a
situação era a seguinte: Hamilton liderava, seguido de Vettel. Rosberg aparecia em quarto, mas rapidamente
passou Verstappen e subiu para terceiro.
Com pneus macios contra médios de Vettel, Rosberg
rapidamente colou no compatriota e fez a ultrapassagem para assumir o segundo
lugar. Tal combinação voltava a dar o título para Hamilton.
A grande dúvida da corrida seria se Rosberg conseguiria
alcançar Hamilton e tomar a vitória. Foi então que Kvyat “resolveu” bater e
provocar a entrada de mais um Safety Car.
Ciente de que não teria condições de vencer com pneus
desgastados, Hamilton foi para os boxes fazer seu segundo pit stop. Vettel foi
outro a aproveitar o período para parar nos boxes novamente. O alemão da
Ferrari retornou em quarto, novamente atrás de Verstappen.
Rosberg erra e entrega título de bandeja para Hamilton
A relargada ocorreu a dez voltas do fim. Hamilton precisava
passar Rosberg para vencer a corrida e conseguir o título antecipado. Mas o
alemão manteve a ponta com segurança mais uma vez. Mais atrás, Vettel passava
Verstappen e subia para terceiro.
Foi então que Rosberg vacilou. A oito voltas do fim, escapou
sozinho quando liderava com folga e entregou a liderança de bandeja para Hamilton,
que passava a ser campeão com a combinação de resultados.
Mas para comemorar o tri, o britânico ainda precisava que
seu companheiro segurasse a segunda colocação de Vettel. E o alemão da Ferrari se aproximava
perigosamente do compatriota da Mercedes.
Lá na frente, Hamilton recebia a bandeirada para a vitória.
Mais atrás, Nico cruzava à frente de Vettel. O britânico entrava assim no
seleto hall dos tricampeões mundiais.
Hamilton campeão Circuito das Américas
(Foto: John Locher/AP)
(OBS. DO BLOG:
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