domingo, 25 de outubro de 2015

Com título, Hamilton se junta a Senna, Piquet e cia. em seleto "Clube dos Tri"



Campeão em 2008, 2014 e 2015, astro britânico se junta a outras lendas tricampeãs da Fórmula 1. Grupo também tem Niki Lauda, Jackie Stewart e Jack Brabham. Confira




Por
Rio de Janeiro

Lista dos maiores campeões da história da Fórmula 1 (Foto: Divulgação)
Lista dos maiores campeões da história da 
Fórmula 1 (Foto: Divulgação)


Quando Lewis Hamilton estreou em 2007 com uma performance surpreendentemente alta para um novato, o mundo da Fórmula 1 sabia que ali estava um piloto que muito provavelmente marcaria época na categoria. A falta de experiência fez o jovem britânico, na época com 22 anos, deixar a taça escapar em sua primeira chance. O primeiro título, porém, não tardou, veio no ano seguinte, sobre Felipe Massa na antológica decisão de Interlagos. Depois disso, Hamilton viveu alguns anos no “limbo” com uma McLaren boa, mas insuficiente para competir com a Brawn de 2009 e as RBRs de 2010 a 2013. Foi quando o inglês decidiu apostar no projeto Mercedes. O que muitos apontaram como erro se transformou no reerguimento da carreira do piloto. Bi em 2014, Hamilton sagrou-se tricampeão neste domingo, tendo o privilégio de entrar no “Clube dos Tri”, um seleto grupo de lendas da Fórmula 1, que têm como integrantes seu ídolo Ayrton Senna, além de Nelson Piquet, Niki Lauda, Jackie Stewart e Jack Brabham. À frente deles em títulos, apenas outros quatro gênios: Michael Schumacher (7), Juan Manuel Fangio (5), Alain Prost (4) e Sebastian Vettel (4). Relembre a caminhada de cada integrante até o “Clube dos Tri”.


AYRTON SENNA  (1988, 1990 e 1991)

Ayrton Senna pódio Suzuka 1991 arquivo (Foto: Getty Images)Ayrton Senna sagrou-se tricampeão em Suzuka, na temporada de 1991 (Foto: Getty Images)


Grande ídolo e referência de Lewis Hamilton, Ayrton Senna é apontado por muitos especialistas como o maior piloto de todos os tempos. Dono de um talento apurado, o mito brasileiro conseguia conciliar técnica e agressividade como poucos. Após vencer tudo nas categorias de base e fazer boas temporadas na Toleman e na Lotus, Senna ganhou seu primeiro título de F-1 em 1988 em sua primeira temporada na McLaren, desbancando o até então bicampeão Alain Prost. Com o rival já na Ferrari, Ayrton ainda faturou os títulos de 1990 e 1991. O brasileiro teve a carreira abreviada com o acidente fatal aos 34 anos em Ímola em 1994, temporada em que era considerado favorito, mas tinha a forte concorrência de um jovem talento que surgia chamado Michael Schumacher.


NELSON PIQUT(1981, 1983 e 1987)

Em um meio elitista com o esporte a motor, Nelson Piquet precisou driblar a falta de apoio da família para seguir carreira no automobilismo. O piloto carioca conciliava o trabalho em uma oficina com uma vitoriosa carreira nas categorias de base no Brasil. Desembarcando n Europa como prodígio, seguiu a trilha de sucesso ao faturar a F-3 até chegar à Fórmula 1. Na principal categoria do mundo, fez história. Com conhecimento apurado em mecânica, foi crucial no desenvolvimento dos carros que pilotou. Faturou dois títulos pela Brabham em 1981 e 1983. Sagrou-se tricampeão em 1987 na Williams em um campeonato onde superou um forte acidente em San Marino e precisou usar toda sua sagacidade para derrotar dentro e fora da pista o inglês Nigel Mansell em uma equipe predominantemente britânica.

Nelson Piquet foi tricampeão da Fórmula 1 em 1987 (Foto: Divulgação / Williams)
Nelson Piquet foi tricampeão da Fórmula 1 em 
1987 (Foto: Divulgação / Williams)


NIK LAUDA (1975, 1977 e 1984)

Atual chefe de Lewis Hamilton como presidente não-executivo da Mercedes, Niki Lauda tem uma das histórias de superação mais belas do esporte. Metódico e determinado, o austríaco chegou à F-1 no início da década de 1970, reformulou a Ferrari e conquistou seu primeiro título em 1975. No ano seguinte, ficou entre a vida e a morte após um forte acidente em Nurburgring e chegou a receber extrema unção de um padre. Em uma recuperação inacreditável, voltou às pistas semanas depois e quase foi campeão da temporada. Bi em 1977, entediou-se e deixou a F-1. Voltou três anos depois pela McLaren, e ainda teve tempo para, já veterano, faturar o tri em 1984.

Niki Lauda foi tricampeão em 1984, ao superar Alain Prost por apenas 0,5 pontos (Foto: Getty Images)
Niki Lauda foi tricampeão em 1984, ao superar 
Alain Prost por apenas 0,5 pontos 
(Foto: Getty Images)


JACKIE STEWART (1969, 1971 e 1973)

Péssimo aluno, o escocês Jackie Stewart deixou a escola aos 15 anos e só depois foi diagnosticado com dislexia, o que explicava o mau desempenho nas aulas. Nas pistas, encontrou um lugar para canalizar sua inteligência e talento, superando a deficiência para se tornar um dos maiores pilotos de todos os tempos. Disputou o título em quase todos seus anos de atividade na F-1.  Foi campeão em 1969 pela Matra, e em 1971 e 1973 pela Tyrrell. Paralelamente, usou de sua popularidade e habilidade de comunicação para cruzar uma batalha pela evolução da segurança nas pistas. Com o título garantido em 1973 e aposentadoria marcada para o fim daquele ano, não disputou o que seria sua 100ª corrida na carreira, em Watkins Glen, em sinal de respeito e luto pela morte do companheiro François Cevert durante os treinos.

Jackie Stweart no GP de Mônaco de 1987, ano do tricampeonato (Foto: Getty Images)
Jackie Stweart no GP de Mônaco de 1987, ano 
do tricampeonato (Foto: Getty Images)


JACK BRABHAM  (1959, 1960 e 1966)

John Arthur “Jack” Brabham foi mais que um piloto de Fórmula 1, foi um visionário que ajudou a revolucionar a categoria. Com seus conhecimentos em mecânica e engenharia adquiridos em cursos técnicos e trabalho em uma garagem em sua juventude na Austrália, Brabham desenvolveu com John e Charles Cooper um carro de F-1 de motor traseiro, que o ajudou a vencer os campeonatos de 1959 e 1960, pondo fim à era dos bólidos de propulsores dianteiros. Dois anos depois, o australiano deixou o time para fundar a “Brabham Racing Organisation”. E em 1966 sagrou-se tricampeão, tornando-se o primeiro e único piloto da história a faturar um título na própria escuderia que fundou. Brabham morreu em maio de 2014, aos 88 anos.

Jack Brabham no GP da França de 1966, ano do tricampeonato (Foto: Getty Images)
Jack Brabham no GP da França de 1966, ano 
do tricampeonato (Foto: Getty Images)


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