sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Ídolo, amigo e adversário: holandês é espelho de Arthur Zanetti nas argolas


Referência do campeão olímpico, Yuri van Gelder aprende português com namorada brasileira e mira no Mundial se classificar para as Olimpíadas em sua "segunda casa"




Por
Direto de Glasgow, Escócia


Tremiam as pernas de Arthur Zanetti ao se aproximar de Yuri van Gelder para tirar uma foto. Em 2006, era o holandês o campeão mundial das argolas, um espelho para o garoto de 16 anos na Copa do Mundo de São Paulo. O registro fotográfico se perdeu no tempo, mas a relação dos dois se fortaleceu. O que começou como tietagem virou amizade. Hoje com 32 anos, o antigo número 1 das argolas agora é só elogios ao “irmão” campeão olímpico. Uma cordialidade que tem de ficar de lado em Glasgow, onde os dois miram o pódio no Mundial, que começa nesta sexta-feira e se estende até o dia 1º de novembro.


+ Brasileiras têm dia de altos e baixos e entram na briga pelo top 8 no Mundial+ Em clima de espetáculo, Mundial tem recordes e briga por vagas olímpicas
+ Com foco na equipe, Arthur Zanetti mira metas inéditas em Glasgow

+ Confira a programação completa do Mundial de ginástica de Glasgow


Yuri van Gelder no treino de pódio do Mundial de Glasgow (Foto: Getty Images)Aos 32 anos, Yuri van Gelder voltou ao Mundial em Glasgow (Foto: Getty Images)


- Eu comecei a competir e percebi: “Nossa, eu vou competir contra ele. Que maravilhoso. O cara que serviu de espelho para mim está aqui do meu lado.” Sempre torci por ele e acho que cresci na ginástica por me espelhar nele. Para mim, ele só tem pontos positivos. Somos amigos, mas no local de competição somos inimigos. Ninguém dá dica para ninguém - disse Zanetti.

- Gosto muito do Arthur. Eu o vejo como um irmão. Somos até mais ou menos do mesmo tamanho. Tem rivalidade, mas também somos amigos. Desejo boa sorte, vai com tudo, mas claro que eu quero ganhar - completou Yuri.

Além do interesse em comum pelas argolas, a língua ajudou a aproximar os dois campeões mundiais. O holandês namora uma brasileira há cinco anos e aprendeu a falar bem o português, ainda que com esforço. O simpático ginasta diz se sentir à vontade quando vai ao Brasil.

- É meu segundo país. Fui ao Brasil algumas vezes. Estou muito ansioso para ir novamente, para as Olimpíadas. Espero muito conseguir para estarmos juntos lá no Rio. Gosto muito do Brasil, tenho uma namorada brasileira, a Catarina. Ela é muito simpática e doce comigo. Ela cuida de mim. Eu preciso disso. Estou muito feliz com ela. Ainda namoramos. Acho que casamento pode ser depois das Olimpíadas. Estamos juntos há cinco anos já. Ainda não tenho argola no dedo (risos), só pego argolas com as mãos - brincou Yuri.

Arthur Zanetti no treino de pódio do Mundial de Glasgow (Foto: Ricardo Bufolin/CBG)Arthur Zanetti tem Yuri van Gelder como espelho nas argolas (Foto: Ricardo Bufolin/CBG)


Apesar de ter três medalhas em Mundiais incluindo o ouro de Melbourne 2005, o holandês nunca participou das Olimpíadas. O título de Zanetti, nos Jogos de 2012, Yuri teve de ver de longe, em um ciclo olímpico que começou com uma suspensão por uso de cocaína. Na época ele lamentou o “lapso” e se considerou “incrivelmente estúpido”. A história hoje é página virada, e o ginasta tenta levar a equipe holandesa às Olimpíadas.

- Queremos muito ir ao Rio 2016. Nunca fui às Olimpíadas. Seria especial também porque o Brasil tem parte do meu coração. O mais importante é classificar para as Olimpíadas é mais importante. Claro que vou tentar a medalha também, o ouro. Vou com toda minha força. Ginástica é um esporte muito difícil, claro, então precisa ser no momento. Se não cravar a saída, em vez do primeiro lugar, fica em quarto. Nosso objetivo é classificar para as Olimpíadas como equipe. Estamos muito bem neste ano - disse o ginasta.

A Holanda de Yuri só se apresenta em Glasgow na segunda-feira, enquanto o Brasil de Zanetti abre a classificatória masculina no domingo, às 7h (de Brasília). O SporTV 2 transmite ao vivo todas as finais, e os assinantes do canal podem assistir também pelo SporTV Play. O GloboEsporte.com acompanha tudo de perto em Glasgow, com Tempo Real das decisões com presença do Brasil.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/ginastica-artistica/noticia/2015/10/idolo-amigo-e-adversario-holandes-e-espelho-de-arthur-zanetti-nas-argolas.html

Nenhum comentário: