terça-feira, 13 de outubro de 2015

Federer decepciona e perde para o 70º do mundo na estreia em Xangai


Número 3, astro suíço é surpreendido pela bela atuação do espanhol Albert Ramos-Vinolas e se despede na segunda rodada da competição em que defendia o título




Por
Xangai, China



Um dia depois de perder a vice-liderança do ranking mundial, o suíço Roger Federer também caiu em quadra, nesta terça-feira. Agora número 3 do mundo, o astro foi surpreendentemente derrotado pelo espanhol Albert Ramos-Vinolas, o 70º do ranking, por 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (4), 2/6 e 6/3, na segunda rodada do Masters 1000 de Xangai, na China, em partida que durou 2h04. Com o revés, Federer, que não precisou participar da primeira rodada por ser cabeça de chave, não vai defender os 1.000 pontos do título do ano passado, mas não deverá ter a terceira colocação da lista da ATP ameaçada.

Essa foi a nona derrota de Roger, de 34 anos anos, nesta temporada de 2015. Ex-número 1 do mundo, ele conquistou cinco títulos e cinco vices, tendo vencido 53 dos 62 jogos que disputou.
Nas oitavas de final, Ramos-Vinola vai enfrentar o vencedor do duelo entre o francês Jo-Wilfried Tsonga (15º) e o dominicano Victor Estrella Burgos (66º), que se encaram ainda nesta terça.

Roger Federer x Albert Ramos-Vinola Masters 1000 Xangai tênis (Foto: Reuters)
Roger Federer lamenta ponto perdido na derrota 
para Ramos-Vinolas (Foto: Reuters)


Sacando bem e com bolas precisas, Roger venceu o primeiro game do jogo com facilidade. Solto contra um rival bem menos técnico do que ele, o astro quase quebrou o saque do espanhol na sequência. Ele chegou a ter dois break points, mas Ramos-Vinolas os salvou e acabou confirmando o serviço. O número 70 do mundo mostrou talento, mas a cada jogada boa de Federer, ele via que precisaria jogar o seu máximo para segurar o maior vencedor da história do tênis, como ficou ratificado no terceiro game, vencido pelo veterano em menos de dois minutos. Porém, quando parecia que iria embalar, o ex-número 1 não conseguiu mais nenhum break e viu Albert seguir empatando o set até o oitavo game. Pesava a favor de Roger a qualidade do seu saque, evidenciada pelo fato dele não ter cedido nenhum break point no primeiro set. Mas o espanhol não se importou e levo o set inicial para o tie-break. No desempate, Albert começou muito bem e abriu 5 a 2, Federer deu uma reagida, mas o tenista que busca seu primeiro título de ATP acabou levando a melhor por 7 a 4, abrindo 1 set a 0, após 54 minutos.

Empolgado com o triunfo parcial diante da fera suíça, Ramos-Vinola soltou o braço no início da segunda parcial e não teve dificuldade para vencer seus pontos nos dois primeiros games de serviço. Mais preciso do que no primeiro set, Federer continuou sacando bem e conseguiu melhor sua recepção. Assim, ele enfim quebrou o saque do espanhol. Com 3/2 no placar, Roger deslanchou de vez. O atual campeão em Xangai ganhou mais dois games seguidos e teve a oportunidade de sacar em 5/2 para fechar o segundo set e empatar a partida. A parcial foi fechada em um ponto muito bonito. Após levar um lobby, Federer se recuperou, rebateu a bola e depois foi à rede para fechar em 6/2 o set que durou 35 minutos.

Roger Federer x Albert Ramos-Vinola Masters 1000 Xangai tênis (Foto: Reuters)
Albert Ramos-Vinola fez grande jogo contra 
Federer (Foto: Reuters)


O set final viu no seu início o melhor de cada um dos dois tenistas. Federer aliou muito bem seu eficiente saque com variação de bolas e fez o espanhol correr. Já Ramos-Vinolas continuava sendo um osso duro de roer, errando muito pouco e sabendo explorar alguns vacilos de Roger quando tinha que usar seu backhand de esquerda. Após ambos confirmarem os seus três primeiros serviços, o número 70 do mundo jogou em altíssimo nível, abriu 4/3 no seu saque e quebrou Federer pela primeira vez no jogo, no importantíssimo oitavo game do terceiro set. Assim, com 5/3, ele sacou para fechar o jogo. Com tranquilidade, Albert venceu o game e levou a grande vitória por 2 sets a 1.


FONTE:

Nenhum comentário: