terça-feira, 13 de outubro de 2015

Destaque europeu, tímida belga Van Hecke chega ao Osasco com moral


Maior pontuadora do Campeonato Europeu de 2013, oposta de 23 anos abre mão da Europa para "aprender com o bicampeão olímpico" e ficar perto da terra do Rio 2016




Por
Osasco, SP


Lise Van Hecke Osasco vôlei (Foto: David Abramvezt)Lise Van Hecke posa após seu primeiro treino com bola no Osasco (Foto: David Abramvezt)


Tímida e calada por ainda não saber falar praticamente nada da língua portuguesa, Lise Van Hecke quase não abre a boca durante o treino no Osasco, no feriado de segunda-feira. Para sorte do atual vice-campeão da Superliga feminina a oposta belga de 23 anos não foi contratada para ser a porta-voz do time, mas sim para fazer o que ela saber melhor: pontos. Uma das principais revelações do vôlei internacional, a maior pontuadora do Campeonato Europeu de 2013 inicia nesta semana a sua primeira temporada fora do Velho Continente, onde ela passou por clubes do seu país e da Itália, sendo o último deles o forte Piacenza, no qual foi campeã italiana no ano passado. Apesar da pompa toda, Lise quer mesmo é aprender com o vôlei bicampeão olímpico.

- Eu tinha propostas da Itália e de outros países da Europa, mas fiquei muito animada com a oportunidade de jogar no vôlei brasileiro, que é um grande vencedor e joga de forma rápida - disse a loira de olho azul, em inglês, um dos três idiomas que ela fala, ao lado do francês e do italiano.
Como está no Brasil há apenas quatro dias, Lise só aprendeu a falar palavras como "oi" e "obrigada" em português, mas ela já fez questão de se ambientar um pouco com a cultura brasileira e saboreou arroz com feijão.

- Eu achei muito bom arroz com feijão. Vi que as pessoas comem bastante e faz bem. Vou tentar comer sempre que der. Também gostei da receptividade das pessoas aqui, são amigáveis e fizeram eu me sentir em casa. Vai ser uma experiência muito legal - comentou a europeia, que já sentiu o carinho do público durante evento para celebrar o Dia das Crianças.

Lize Van Hecke Bélgica Osasco vôlei (Foto: Divulgação/FIVB)
Van Hecke em ação pela seleção da Bélgica: 
maior pontuadora do Europeu de 2013 
(Foto: Divulgação/FIVB)


Leia mais:
Novas tatuagens incentivam Thaísa a recuperar boa forma: "Agora tenho 19"

Thaísa supera medos na recuperação e volta a treinar com bola: "Um alívio"



Poder fazer de um time com uma bicampeã olímpica (Thaísa), duas campeãs olímpicas (Dani Lins e Adenízia) e jogadoras da seleção brasileira, como Camila Brait, Suelle e Ivna, também pesou bastante para a escolha de Van Hecke.

- É maravilhoso ter esses exemplos do vôlei ao meu lado. O time aqui tem campeãs olímpicas e jogadoras muito boas e achei que jogar com elas seria muito bom para a minha carreira. Eu sempre vi os jogos delas na seleção e já as enfrentei algumas vezes em competições entre nossos países. Espero que façamos boas parcerias na quadra.

Lise Van Hecke Osasco vôlei (Foto: David Abramvezt)Lise recebe o carinho de jovem fã após o treino do Osasco (Foto: David Abramvezt)


Por não ser uma grande potência da Europa, a Bélgica dificilmente se classificará para as Olimpíadas do Rio 2016. Para isso, a nação terá que ser campeã do Pré-Olímpico Europeu em janeiro do ano que vem ou ficar em segundo ou terceiro lugares no Europeu para tentar uma das três vagas que serão dadas no Pré-Olímpico Mundial, entre maio e junho de 2016.

- Não vai ser fácil a Bélgica se classificar, mas vamos lutar muito. Agora eu moro no Brasil e vou estar bem perto da energia dos Jogos Olímpicos. Adoraria participar, mas, se não der, quero estar aqui para acompanhar a competição.

Lise chega bastante elogiada ao grupo do Osasco. A central Adenízia conhece a qualidade da nova companheira e acredita que ela dará novamente o toque europeu que a equipe deixou de ter após a temporada 2012/2013, quando a italiana Bosetti e a sérvia Sanja Malagurski, ambas ponteiras, deixarem o atual tricampeão paulista.

- Ela é uma jogadora que a gente já conhece, tem bastante talento e pode ser muito importante para o time nesta temporada. É bom ter um toque do vôlei europeu por aqui. Espero que a gente se entrose e se dê bem - disse Adenízia.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2015/10/destaque-europeu-timida-belga-van-hecke-chega-ao-osasco-com-moral.html

Nenhum comentário: