quarta-feira, 22 de julho de 2015

Sem susto, Benite comanda vitória do Brasil sobre a Venezuela no basquete

Ala do Flamengo faz 14 pontos e se destaca em quadra no segundo triunfo no Pan. John Cox, primo de Kobe Bryant, estrela do Los Angeles Lakers, é o cestinha do jogo



Por
Direto de Toronto, Canadá

Benite, Brasil x Venezuela basquete Jogos Pan-Americanos Toronto 2015 (Foto: Inovafoto)Benite, Brasil x Venezuela basquete Jogos Pan-Americanos Toronto 2015 (Foto: Inovafoto)


Sem qualquer susto, o Brasil venceu a segunda partida nos Jogos Pan-Americanos. Desta vez a vítima foi a Venezuela. Com uma marcação forte, a seleção masculina não encontrou muita resistência e bateu os venezuelanos por 79 a 64, nesta quarta-feira, em Toronto, no Canadá. Vitor Benite foi o destaque da equipe brasileira com 14 pontos e quatro rebotes. Larry Taylor terminou o jogo com 12 pontos. E JP Batista, novo reforço do Flamengo para a próxima temporada, fez 11, além de pegar cinco rebotes.

Mas quem chamou a atenção foi o ala John Cox, da Venezuela. O camisa 6, cestinha da partida com 16 pontos, é primo do astro Kobe Bryant, dono de cinco títulos da NBA com os Los Angeles Lakers. John Cox nasceu em Caracas quando seu pai, Chubby Cox, tio de Kobe Bryant, atuava pelo Beverly Hills, extinto clube venezuelado, em 1981. Eles se mudaram para os Estados Unidos quando John Cox tinha dois anos. Ele jogou no basquete universitário americano, mas não foi draftado para a NBA em 2005 e resolveu fazer sua carreira profissional na França, onde atualmente atua pelo Le Havre.
- Somos de uma família que joga basquete há muito tempo. Meu pai (Chubby Cox), meu tio (Jellybean Bryant)... Nos falamos com certa regularidade - disse.

Apesar de duas boas atuações, John Cox fez 14 pontos na derrota para os Estados Unidos na estreia, a Venezuela não deve brigar por medalhas. A única chance de o país seguir com chance seria uma improvável vitória de Porto Rico sobre os Estados Unidos na última partida da segunda rodada (o jogo acontece ainda nesta terça).

Já o Brasil segue bem e vai brigar pela liderança do Grupo A. Na última partida da primeira fase, nesta quinta-feira, o Brasil enfrenta os Estados Unidos, às 22h (de Brasília). A partida vai, provavelmente, definir o adversário na semifinal. O outro grupo tem México, Argentina, Canadá e República Dominicana.

- Eu senti uma equipe muito sólida, mesmo jogando contra uma Venezuela aguerrida, com um jogo físico duro, a equipe se portou bem. Todo jogo terá momentos ruins, mas saber sair o mais rápido possível disso mostra uma qualidade muito boa. A parte individual vai sair também. Tem muitos jogadores com qualidade aqui, às vezes vai sobrar mais para um, mais para outro. Hoje foi minha função. Tomara que outros dias seja de outros - disse Benite. 

Vitor Benite deixa John Cox para atrás pra marcar pro Brasil (Foto: Geoff Burke-USA TODAY Sports)
Vitor Benite deixa John Cox para atrás pra 
marcar pro Brasil (Foto: Geoff Burke-USA 
TODAY Sports)


O JOGO

O Brasil começou com Rafael Luz, Augusto Lima, Benite, Hettsheimeir e Léo Meindl. Assim como na vitória contra Porto Rico, o Brasil começou arrasador no início da partida e já abriu 11 a 2. O que obrigou o técnico Nestor Garcia pedir tempo e parar o jogo. A seleção marcava muito bem e saia rápido para o ataque. Benite se destacava no ataque. E o Brasil terminou o primeiro quarto com uma boa vantagem: 22 a 9.

Rafael Souza enterra e marca mais dois pontos pro Brasil (Foto: Geoff Burke-USA TODAY Sports)Rafael Souza enterra e marca mais dois pontos pro Brasil (Foto: Geoff Burke-USA TODAY Sports)


O segundo quarto foi mais equilibrado. A Venezuela acertou mais a marcação e passou a pontuar principalmente com John Cox e Nestor Colmenares, cestinhas da partida com 16 pontos. Mesmo assim, o Brasil seguia com um aproveitamento alto. E com um rodízio interessante de jogadores pontuando. No fim do primeiro tempo, nove brasileiros já tinham feito cestas contra apenas cinco venezuelanos. E o Brasil seguiu com uma boa diferença no placar: 37 a 23. Com nove pontos e três rebotes, Benite foi o principal jogador do Brasil na primeira etapa.

Veio o terceiro quarto e a Venezuela reagiu. Passaram a marcar sob pressão a saída de bola, o que dificultou a seleção brasileira. Chegou a abaixar a diferença para menos de dez pontos, mas no final o abriu conseguiu abrir ainda um pouco e terminou na frente por 54 a 43.
Começou o último quarto e o Brasil parou de jogar por alguns instantes. A diferença chegou a cair para sete pontos : 63 a 56 faltando cinco minutos para o fim da partida. Ruben Magnano pediu tempo. Foi o suficiente para arrumar a casa. O Brasil retornou bem melhor e voltou a controlar o jogo. No fim, uma vitória sem sustos por 79 a 64.

- Fomos bem, jogamos de maneira tranquila, soubemos terminar bem e ainda ainda com 15 pontos de diferença - disse Larry Taylor.

O Brasil disputa os Jogos Pan-Americanos sem as estrelas da NBA. Nenê, Tiago Splitter, Leandrinho e Anderson Varejão não vieram para Toronto, assim como os principais nomes da seleção como Marcelinho Huertas, do Barcelona, e destaques que jogam no país como Alex e Marquinhos. Além deles, jovens nomes que estão na NBA como Bruno Caboclo, Lucas Bebê, Raulzinho e Cristiano Felício também não foram convocados já que estão disputando a Liga de Verão em busca de mais oportunidades na principal liga de basquete dos Estados Unidos.  Mesmo assim, já supera a campanha do último Pan, em 2011, em Guadalajara. Na época, o Brasil foi eliminado ainda na primeira fase após perder dois de seus três jogos e terminou em quinto lugar.



FICHA TÉCNICA

Brasil
-
Titulares: Rafael Luz (5), Augusto Lima (9), Benite (14), Hettsheimeir (7) e Léo Meindl (9). Entraram: Ricardo Fischer (0), Larry Taylor (12), Olivinha (7), Rafael Mineiro (4), JP Batista (11) e Marcus Toledo (1).
Técnico: Rubén Magnano.

Venezuela -
 Titulares: Carrillo (0), Gregory Vargas (9), John Cox (16), Vargas Diaz (7) e Bethelmy (0). Entraram: Miguel Herrera (0), Jhornan Zamora (3), Heissler Guillent (8), Dwight Lewis (5) e Nestor Colmenares (16)
Técnico: Nestor Garcia.


FONTE:
http://glo.bo/1CQnPkM?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Nenhum comentário: