Atual campeão mundial, britânico da Mercedes coloca mais de meio segundo de vantagem sobre Rosberg. Com "asa velha", Massa é oitavo lugar no grid, Nasr, o 18º
Capacete de Hamilton no GP da Hungria tem homeangem a Jules Bianchi (Foto: Reprodução)
No capacete, Lewis Hamilton trazia a mensagem “Voe alto, Jules” (#FlyHighJules), escolhida de sugestões de internautas para homenagear o piloto francês Jules Bianchi, morto no dia 17 de julho em decorrência do grave acidente no GP do Japão de 2014. Na pista, o tributo veio em forma de velocidade. O britânico “voou baixo” no circuito de Hungaroring e conquistou, com sobras, a pole position para o GP da Hungria. É a nona pole dele em dez etapas na temporada 2015, a 47ª da carreira na Fórmula 1.
A TV Globo transmite a corrida ao vivo neste domingo, a partir das 9h (horário de Brasília)
Lewis Hamilton em ação no treino classificatório
para o GP da Hungria (Foto: Reuters)
Bicampeão mundial e atual líder do campeonato, Hamilton não deu a mínima chance para os rivais. Liderou todos os treinos livres, foi o mais veloz no Q1 e no Q2, e já com a pole garantida nos minutos finais, ainda baixou a marca para 1m22s020, colocando mais de meio segundo em cima de seu companheiro de Mercedes, Nico Rosberg, que teve que se contentar com mais uma segunda colocação.
- Estou
incrivelmente feliz com meu desempenho neste fim de semana. Não lembro
de ter uma performance tão boa como essa - admitiu Hamilton,
impressionado com tanta soberania.
FOTOS:
Lewis Hamilton e Nico Rosberg após treino
classificatório para o GP da Hungria
(Foto: AFP)
Sebastian
Vettel venceu a briga com as Williams e as RBR e foi o “melhor do
resto” com a Ferrari. Fechou em
terceiro, tempo de 1m22s739. Seu ex-companheiro na RBR no ano passado,
Daniel Ricciardo, último vencedor na Hungria, se intrometeu entre os
carros vermelhos. O australiano economizou um jogo a mais de pneus
macios para a última parte
do treino e assegurou o quarto lugar, à frente de Kimi Raikkonen
(Ferrari), que completou o top 5.
Massa fica em oitavo, Nasr, em 18º
Em
um circuito que não favorece os carros da Williams,
Felipe Massa terminou com a discreta oitavo colocação no grid
(1m23s537), duas posições
atrás do companheiro Valtteri Bottas (1m23s222), escolhido pela equipe
inglesa para
usar um modelo novo de asa dianteira. Outro carro que não foi bem em
Hungaroring
foi o da Sauber. Logo de cara Felipe Nasr viu que não poderia ir muito
longe na classificação. Foi eliminado logo no Q1, assim como seu
parceiro
de time, Marcus Ericsson, e terá que largar em 18º, à frente apenas da
dupla da Manor.
Felipe Massa em ação com a Williams no treino
classificatório para o GP da Hungria (Foto: AFP)
A
cena inusitada do dia ficou por conta de Fernando Alonso. O espanhol
viu sua McLaren apagar próximo da entrada dos boxes durante o Q2, e
tentou empurrar o carro sozinho, até receber a ajuda dos fiscais de
pista, para tentar voltar ao treino. Em vão. O regulamento não permite
que um piloto continue na atividade, se este não levar o carro aos boxes
o dirigindo. Com isso, Alonso teve que amargar a 15ª posição no grid de
largada.
Alonso empurra McLaren e acena para os fãs
ao mesmo tempo após ter problema no Q2
(Foto: Reprodução)
Q1 - FELIPE NASR É ELIMINADO
O
treino classificatório acabou cedo para Felipe Nasr e seu companheiro
Marcus Ericsson. Mais rápidos apenas que os carros da Manor, o
brasileiro e o sueco, que renovaram contrato recentemente com a Sauber,
foram eliminados logo no Q1, juntamente
com Roberto Merhi e Will Stevens. O quinto eliminado foi Jenson Button,
da
McLaren. Massa avançou sem sustos, em oitavo, duas posições atrás de
Bottas.
Lá na frente, para evitar surpresas, até a
dupla da Mercedes preferiu usar os pneus macios, mais aderentes,
diferentemente do que costuma fazer normalmente.
Hamilton anotou o melhor tempo do Q1 (1m22s890) e Nico Rosberg, o
segundo
(1m22s979). O único corajoso a usar compostos médios foi Daniel
Ricciardo, que
avançou na 12ª colocação com a RBR e economizou um jogo de pneus macios
para
uma possível ida ao Q3.
Classificados:
HAM, ROS, VET, KVY, RAI, BOT, MAL, MAS, VER,
HUL, GRO, RIC, PER, ALO, SAI
Eliminados:
BUT, ERI, NAS, MER, STE
Q2 -ALONSO EMPURRA MCLAREN PARA OS BOXES
O Q2 foi marcado por um problema na McLaren de Fernando
Alonso, que parou na saída da curva 13, bem próximo da entrada dos boxes,
provocando uma bandeira vermelha que paralisou a sessão por cerca de cinco minutos. O espanhol ainda empurrou o carro sozinho,
até ganhar a ajuda dos fiscais, para levar o bólido ao pit lane, na tentativa
de ainda poder voltar à disputa. Mas não era possível. Ele foi eliminado,
assim como Hulkenberg, Sainz, Pérez e Maldonado. Hamilton seguiu ditando o
ritmo, liderando com 1m22s285, seguido de novo por Rosberg, 1m22s775.
Classificados:
HAM, ROS, VET, RIC, RAI, BOT, KVY, MAS, VER,
GRO
Eliminados:
HUL, SAI, PER, MAL, ALO
Q3 - HAMILTON SOBRAE FAZ A POLE
No Q3, valendo a pole, Rosberg foi o primeiro a completar volta, anotou 1m22s766, calçando um jogo de pneus macios usados. Também de compostos desgastados, Hamilton marcou 1m22s408 e assumiu a ponta. Mesmo com pneus novos, os rivais não conseguiam se aproximar das Flechas de Prata. Vettel, Ricciardo e Raikkonen completavam o top 5, Massa aparecia em oitavo, a duas posições de Bottas.
Como de costume, os pilotos voltaram aos boxes para colocar
um jogo novo de pneus macios para a última tentativa de volta rápida.
Rosberg
passou abaixo do tempo de Hamilton no setor 1, mas não conseguiu manter o
ritmo nos
setores seguintes e completou a volta acima do britânico. Vindo na
sequência, Hamilton, mesmo com a pole garantida, ainda melhorou sua
marca para
1m22s020. Mesmo com alguns pilotos baixando suas marcas, não houve
mudanças no top 10. Vettel assegurou o terceiro tempo, acompanhado de
Ricciardo e
Raikkonen. Massa manteve a oitava colocação, com Kvyat entre ele e
Bottas, enquanto Verstappen e Grosjean completaram os dez primeiros.
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