sexta-feira, 19 de junho de 2015

Com tie-break quente, Itália vence o Brasil em quadra aberta abarrotada

Diante de 11.128 pessoas, italianos tiram proveito de falhas para garantir triunfo em Roma e impor o 2º revés ao rival na Liga Mundial; equipes se reencontram domingo



Por
Roma
 

Para os italianos, a lembrança não era das melhores. Foi diante deles que o Brasil renasceu na Liga Mundial passada, vencendo três jogos nos domínios dos adversários e chegando à final que parecia improvável. Nesta sexta-feira, disposta a se livrar daquele gosto amargo, a Itália colocou a sua força máxima na quadra montada no Foro Itálico. Diante de 11.128 espectadores, numa partida a céu aberto, tirou proveito das falhas da seleção no saque, sobretudo no terceiro set, para vencer o equilibrado duelo por 3 a 2, parciais de 26/24, 21/25, 25/18, 17/25 e 16/14. Este foi o segundo revés dos brasileiros na competição em sete compromissos.  

Os maiores pontuadores do jogo foram Wallace e Lucarelli, com 20 acertos. Do outro lado, Luca Vettori e Ivan Zaytsev foram responsáveis por 16 cada. As equipes voltam a se enfrentar domingo, às 15h10 (de Brasília), em Florença. O SporTV transmite ao vivo, e o GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real, com vídeos. 

Por ser o anfitrião da fase final, o Brasil já está classificado para a etapa decisiva da Liga, que será disputada de 15 a 19 de julho, no Rio de Janeiro. O palco será o Maracanãzinho, que também abrigará os torneios de vôlei masculino e feminino durante os Jogos Olímpicos de 2016.

Lucarelli Itália x Brasil (Foto: FIVB)
Lucarelli é bem marcado por Anzani 
e Travica (Foto: FIVB)


O jogo

O histórico favorecia o Brasil. Nas 81 vezes em que estiveram frente a frente, a seleção levou a melhor em 49 oportunidades, três delas na última edição da competição e em solo italiano. Com Lucarelli, os visitantes abriam o placar. O experiente central Birarelli não deixava os rivais fugirem. A resistência era quebrada por Wallace. O oposto conseguia um ace e passava sem cerimônia pelo bloqueio (11/8). Mauro Berruto parava o jogo. Na volta, a seleção fazia boas defesas e continuava ditando o ritmo. A reação dos anfitriões seria iniciada com o levantador Travica. O bloqueio subia com mais eficiência enquanto o Brasil se precipitava na finalização dos ataques. A virada vinha com Zaytsev, que regia a torcida. A seleção respondia e tirava proveito de uma saque para fora de Birarelli para ter o set point (24/23). Vettori salvava sua equipe e logo em seguida, com um saque em cima de Serginho, deixava os italianos em vantagem. Um erro ofensivo de Lucão, e a parcial ia para os donos da casa: 26/24.  

As ações se equilibravam no set seguinte (6/6). Bruninho chamava Lucarelli e Éder pelo meio. Funcionava (12/10). Na ponta, na defesa, Lucarelli dava sua contribuição e ainda via a jogada terminar com o paredão brasileiro parando Zaytsev (16/12). O bloqueio brasileiro trabalhava bem, e Wallace também (21/17). Um ace de Eder levava preocupação aos comandados de Berruto. Lucão dava uma pancada e fazia 24/19. Anzani fazia a Itália respirar. Evandro ganhava a chance de fechar o set, mas atacava para fora (24/21). Uma falha no serviço italiano deixava tudo igual: 25/21.

Brasil x Itália liga mundial vôlei (Foto: Divulgação / FIVB)
Foro Itálico lotado para a partida 
(Foto: Divulgação / FIVB)


Os erros de saque da seleção (oito na parcial) mantinham os italianos vivos. E o preço não demoraria a ser cobrado. Os anfitriões subiam de produção e tomavam o comando do marcador  (16/12). Rubinho fazia trocas. Lipe, aniversariante do dia, deixava o banco para entrar no lugar de Murilo. Mas o quadro não mudava. O Brasil cometia falhas ofensivas e não conseguia evitar a derrota no terceiro set: 25/18.

Bruninho & Cia se empenhavam para levar o confronto para o tie-break. o Brasil melhorava o serviço, amortecia mais os ataques dos rivais e liderava o placar. A Itália sentia a pressão (19/11). A arquibancada também. Sem olhar para trás, o Brasil caminhava rapidamente para empatar o jogo. Coube a Wallace fechar: 25/17.   
 
Brasil x Itália liga mundial vôlei (Foto: Divulgação / FIVB)Itália comemora ponto (Foto: Divulgação / FIVB)


O set desempate começava muito falado. Berruto reclamava da marcação da arbitragem favorável aos visitantes. Lanza atacava para fora, Travica sacava na rede (3/1). Mas os erros em sequência do Brasil contribuíam para a virada (5/4). Após um pedido de desafio que beneficiava os visitantes, Anzani recebia a bola e comemorava olhando para os jogadores brasileiros. O clima ficava quente, e Wallace aproveitava o momento para empatar (8/8). O triplo marcava Lucarelli, mas não freava Wallace e nem conseguia pegar Lucarelli pouco depois (10/10). Apesar do toque de Lanza na rede na parte inferior da rede, não registrado pelos árbitros, o Brasil não se deixava abater. Fazia boas defesas e, com Lipe, abria 13/12. A Itália empatava. Berruto se estranhava com Rubinho na lateral da quadra. Rapha procurava Lucão e conseguia o march point. Vettori salvava. Um ace de Birarelli deixava os italianos na cara do gol. Explorando o bloqueio, Vettori fazia a arquibancada soltar o grito: 16/14. 


OS JOGOS DO BRASIL

29/05 - Brasil 3 x 2 Sérvia - Belo Horizonte
31/05 - Brasil 3 x 1 Sérvia - Belo Horizonte
05/06 - Brasil 3 x 1 Austrália - São Bernardo do Campo
07/06 - Brasil 3 x 0 Austrália - São Bernardo do Campo
12/06 - Sérvia 3 x 2 Brasil - Novi Sad
14/06 - Sérvia 2 x 3 Brasil - Belgrado
19/06 - Itália 3 x 2 Brasil - Roma
21/06 - Itália x Brasil - Florença
27/06 - Austrália x Brasil - Sydney
28/06 - Austrália x Brasil - Sydney
02/07 - Brasil x Itália - Cuiabá
03/07 - Brasil x Itália - Cuiabá 



FONTE:
http://glo.bo/1BBmzRO?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Nenhum comentário: