quinta-feira, 26 de março de 2015

Fortaleza é excluído e rebaixado do Cearense pelo TJDF-CE; cabe recurso

Em placar apertado, com três votos a dois, a 1ª Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol no Ceará pune o Tricolor por entrar na Justiça Comum


Por
Fortaleza, CE

 
Julgamento Fortaleza (Foto: Juscelino Filho)Jorge Mota, presidente do Fortaleza, em julgamento no TJDF-CE (Foto: Juscelino Filho)


O Fortaleza foi punido, na tarde desta quinta-feira (26), por ter entrado na Justiça Comum, em 2002, no Caso David Madrigal. De acordo com o entendimento da Procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol no Ceará (TJDF-CE), o Tricolor do Pici infringiu a lei por ainda ter instâncias desportivas a serem percorridas. Por três votos a dois, a 1ª Comissão Disciplinar decidiu pela exclusão do Leão da Série A do Campeonato Cearense, seu imediato rebaixamento e pela classificação automática do Icasa para a final do estadual.

No entanto, a diretoria leonina pode ainda recorrer ao Pleno do TJDF-CE para reverter a situação negativa. Atualmente, o Fortaleza disputa, além do Cearense, a Copa do Brasil e a Copa do Nordeste. A partir de maio, o clube tem a Série C do Campeonato Brasileiro pela frente. O Tricolor do Pici terá três dias úteis para apresentar o recurso ao Pleno do TJDF-CE. No caso, até terça-feira (31). O Leão do Pici também terá de pagar multa de R$ 50 mil. 

O Fortaleza se classificou para as semifinais como segundo colocado, com 27 pontos, e enfrentaria o Icasa, nos dias 5 e 19 de abril. Na última quarta-feira, a equipe de Marcelo Chamusca venceu o Sport por 1 a 0 no primeiro duelo pela Copa do Nordeste. Neste domingo (29), terá o segundo duelo decisivo, na Ilha do Retiro, às 16 horas, lutando para avançar no Nordestão.

A Federação Cearense de Futebol (FCF) só será comunicada oficialmente da decisão nesta sexta-feira (27), quando a entidade decidirá o que deve ser feito com as semifinais marcadas entre Fortaleza e Icasa.

David Madrigal, Ceará, 2002 (Foto: Kiko Silva/ Agência Diário)
David Madrigal motivou ação do Fortaleza na 
Justiça Comum, o que rendeu rebaixamento 
do clube no Cearense(Foto: Kiko 
Silva/ Agência Diário)


Ambiente tenso

Quando o quarto voto (que definiu pela punição ao Fortaleza) foi anunciado, o presidente do clube, Jorge Mota, e o advogado do clube, Marcello Desidério, levantaram-se de suas cadeiras e fizeram menção de ir embora. Mota, por sinal, chegou a jogar sua toga de advogado no chão diante da decisão da 1ª Comissão Disciplinar.

Nenhum dos dois quis falar com a Imprensa ao final do julgamento, que foi durou cerca de três horas.


saiba mais

Entenda o caso

Em 2002, o Ceará foi campeão estadual. O Fortaleza, no entanto, questionou o título alvinegro. O Leão do Pici alegou que o atacante costarriquenho David Madrigal tinha a situação de trabalho irregular no país e que, por isso, não poderia ter atuado. O Ceará se defendia apresentando o alvará expedido pela FCF dando condição de jogo ao atleta. O Fortaleza, então entrou na Justiça Comum, o que acabou gerando a denúncia da FCF, que alegou que o Tricolor do Pici não havia esgotado as instâncias da Justiça Desportiva.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/ce/futebol/campeonato-cearense/noticia/2015/03/fortaleza-e-excluido-e-rebaixado-do-cearense-pelo-tjdf-ce-cabe-recurso.html

Nenhum comentário: