quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Projetista do campo de golfe olímpico entusiasmado com progresso da obra

Gil Hanse comemora fase dos trabalhos, recorda atrasos e diz que ninguém esperava que o caminho fosse suave. Americano vem ao Rio esta semana com dirigentes


Por
Rio de Janeiro


Projetista do campo de golfe olímpico, o designer americano Gil Hanse se mostrou entusiasmado com o progresso das obras na instalação dos Jogos Rio 2016 e a conclusão do seu desenho. A partir da próxima sexta-feira ele fará uma visita de quatro dias ao Rio para verificar os trabalhos, junto a integrantes da Federação Internacional de Golfe. Segundo a Empresa Olímpica Municipal, o plantio da grama está 95% concluído. A topografia dos 18 buracos, a instalação do sistema de irrigação e a dragagem dos lagos estão completos. A previsão de conclusão é para o segundo trimestre de 2016. O evento-teste está marcado para novembro.

- Finalmente está finalizado. A obra está feita. A grama está em fase de total crescimento. O único local que ainda precisa ser gramado é o "driving range" - disse Hanse, sobre a área de prática para tacadas de longo alcance.  


instalações do Campo de Golfe Rio 2016 (Foto: André Durão)
Campo de golfe do Rio 2016 em dezembro 
(Foto: André Durão)


Na entrevista concedida ao Golf Channel’s, Hanse fala sobre os atrasos que a obra sofreu. Os trabalhos começaram em 2013, com cerca de um ano de atraso até que se resolvessem questões jurídicas sobre a posse do terreno.

- Mesmo com tudo, está indo bem. O projeto teve, obviamente, muitos contratempos aqui e ali ao longo do caminho, então nós não podíamos esperar que fosse seguir de um jeito completamente suave. Estamos todos entusiasmados. O desenho do campo está intacto. Eles não nos pediram para fazer nenhuma alteração, então estamos orgulhosos do que está sendo construído.


Campo de golfe olímpico (Foto: Divulgação)
Irrigação do campo de golfe 1olímpico 
(Foto: Divulgação)


 A questão jurídica também foi abordada na entrevista. No último mês de novembro, a justiça autorizou a continuação das obras, negando pedido de mudanças do Ministério Publico.

- Eles estão todos atrás de nós. E a todo vapor - encerrou Hanse.

Além do campo, as outras instalações do campo também seguem sendo levantadas. O prédio de apoio e manutenção está em fase final de acabamento, e o prédio principal (Club House) está em fase de fundação. Os custos da obra estão estimados em R$ 60 milhões, pagos pela iniciativa privada. 

Correção: diferente do que informamos, o prazo de conclusão do campo de golfe é o segundo trimestre de 2016, não de 2015. Corrigido às 12:42.


saiba mais

Nenhum comentário: