Escuderia inglesa apresenta MP4-30, carro com o qual tentará repetir sucesso de 1ª parceria com montadora japonesa no fim dos anos 1980, início da década de 1990
Nova McLaren-Honda MP4-30
(Foto: Reprodução)
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O passado e o futuro estão juntos no novo MP4-30, primeiro carro da nova era McLaren-Honda na Fórmula 1. Inspirada no sucesso que conquistou em conjunto com a montadora japonesa como fornecedora de motores no fim dos anos 1980, início de 1990, com Ayrton Senna e Alain Prost, a tradicional equipe inglesa resgatou a cor vermelha. No entanto, nada da clássica pintura vermelha e branca, como muitos fãs torciam. Não querendo viver de passado, mas sim escrever um novo capítulo na história da categoria, a escuderia - hoje com Fernando Alonso e Jenson Button - deu pinceladas de vermelho no novo bólido, mas manteve como predominantes o prata cromado e o preto, cores utilizadas pelo time nas últimas décadas. O resultado é uma pintura que remete aos carros da equipe de meados da década de 2000.
- McLaren-Honda. O nome evoca comoventes memórias do
passado; Ayrton Senna lutando com Alain Prost pela supremacia; máquinas
vermelhas e brancas clássicas que dominavam temporada após temporada; de uma
icônica equipe escrevendo um dos grandes capítulos dos livros de história do
automobilismo. Reunir uma parceria tão ilustre traz consigo o peso da
expectativa, mas todos na McLaren e na Honda estão trabalhando para escrever um
novo capítulo na Fórmula 1, que respeitosamente acena para o passado, mas corajosamente
olha para o horizonte. O lançamento de hoje fala muito sobre a natureza
progressiva de ambas as empresas e apresenta um esquema de cores que
contextualiza firmemente a marca da McLaren no século 21 – escreve a equipe no
comunicado de lançamento do carro.
Nova McLaren-Honda MP4-30
(Foto: Editoria de Arte)
De
acordo com a McLaren, o MP4-30, primeiro com motores
Honda desde 1992, é uma “evolução refinada” do carro da temporada
anterior, graças às poucas mudanças do regulamento técnico da categoria.
Com ele, a equipe pretende “manter o ritmo que
alcançou durante o segundo semestre de 2014”, baseado, segundo ela, em
um “programa
de desenvolvimento técnico intensivo que permitiu ao time se estabelecer
em uma
posição sólida dentro do pelotão”. No ano passado, a McLaren começou
bem, com
um pódio duplo de Button e Kevin Magnussen na primeira etapa. Porém,
logo em
seguida teve uma vertiginosa queda de performance, que só foi recuperada
na metade
final do campeonato, com bons resultados (mas sem pódios),
principalmente do piloto britânico. Um argumento para explicar os
números discretos de 2014 eram os dias contados da parceria com a
Mercedes. Apesar do propulsor alemão ser o melhor da temporada, a
montadora evitou passar informações e novidades para a McLaren, com o
objetivo de não dar "armas" para a Honda.
Bico elegante e toques do "pupilo" de Adrian Newey
Mas apesar de ser uma “evolução” do carro de 2014, muita
coisa mudou na McLaren para este ano. Além da parceria com a Honda, a equipe
fez uma considerável reformulação em seu departamento técnico, com destaque
para o novo engenheiro-chefe Peter Prodromou, grande aquisição do time fora da pista. "Pupilo" de Adrian Newey na RBR
até 2014, o profissional teve grande influência no projeto do novo MP4-30, cuja parte aerodinâmica foi desenvolvida após o fim
da última temporada. Com as novas imposições da Federação Internacional de
Automobilismo (FIA) para melhorar a aparência da frente dos carros, a McLaren
adotou um bico elegante, uma solução diferente da escolhida pela Williams, por
exemplo, que ainda manteve uma pequena protuberância. Outra evolução é uma
carroceria mais estreita em volta do motor e da caixa de câmbio.
-
O regulamento técnico relativamente estável permitiu que nossos
engenheiros evoluíssem algumas das filosofias recentes exploradas no
carro no fim do ano passado, além de adicionar um empolgante novo DNA
técnico nessa mistura. Nosso reestruturado departamento de engenharia
teve a convicção de embarcar em uma série de mudanças de direção. Com
isso em mente, o MP4-30 foi desenvolvido para fornecer um pacote mais
prático e eficaz. É uma base, que oferece inúmeros novos caminhos de
desenvolvimento para nossos engenheiros, aerodinamicistas e pilotos
durante a temporada e para os próximos anos - explicou a equipe.
O
novo MP4-30 da McLaren irá à pista pela primeira vez no próximo
domingo, dia 1º de fevereiro na abertura dos testes de pré-temporada da
Fórmula 1, no circuito espanhol de Jerez de la Frontera. Novo astro da
escuderia, o espanhol Fernando Alonso terá o privilégio/responsabilidade
de abrir as atividades. O ex-ferrarista também estará ao volante na
terça-feira, dia 3. Antigo na casa, o britânico Jenson Button estará no
cockpit nos dias 2 e 4 de fevereiro. A temporada 2015 começa com o GP da
Austrália, de 13 a 15 de março, em Melbourne.
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