Mino Raiola compara meio-campista do Juventus a Van Gogh e propõe 11 jogadores para substituir o francês. Brasileiro Felipe Anderson, destaque do Lazio, está na lista
Mino Raiola ficou famoso em Paris por comparar publicamente Zlatan Ibrahimovic à Mona Lisa de Leonardo da Vinci, exposta no Museu do Louvre. Agora, o empresário que gere as carreiras de vários craques do futebol mundial, como Ibrahimovic, Pogba, Balotelli, Maxwell, Matuidi, Lukaku, entre outros, decidiu usar uma nova metáfora para valorizar o seu grande jovem talento, de apenas 21 anos.
- Paul Pogba é como um Van Gogh: quem sabe quanto custa? Depende de quanto dinheiro tem no bolso quem o quer comprar - afirmou o italiano, naturalizado holandês, em entrevista ao jornal “Gazzetta dello Sport”.
Pogba tem só 21 anos, mas já é o principal
jogador do Juventus na temporada
(Foto: Reuters)
Contrastes de empresários
Mino Raiola e Jorge Mendes são atualmente os empresários de maior notoriedade no futebol europeu. Ambos têm jogadores espalhados pelo velho continente, mas enquanto Mendes controla, praticamente, as grandes negociações do futebol português para o exterior e de alguns times do campeonato espanhol (Atlético de Madrid, Real Madrid e Valencia), Raiola lidera o mercado holandês e o italiano.
Foi na Holanda que o empresário conheceu Maxwell, que o levou até Ibra. E, juntamente com o centroavante sueco, foi aumentando o seu poder na Itália, onde já tinha protagonizado a grande transferência de Nedved do Lazio para o Juventus em 2001. Mas foi com Ibra que Raiola conquistou o país do calcio: primeiro o Juventus, Inter de Milão, Barcelona e, por último, o Milan, onde Raiola tem agora outros dois jogadores da sua carteira.
Raiola com Ibra e Maxwell (Reprodução / Instagram)
- Todos têm uma carta na mão, é preciso saber quando jogá-la. Aquela do PSG é a mais natural e, se ele quiser ir, quem pode negar? Não sei se é uma carta para jogar agora. Paul deixará o Juventus para jogar num time de topo na Europa, senão for este ano, poderá ser no próximo. Ele é a única estrela disponível na próxima janela, pode até valer mais do que € 100 milhões, porque Ronaldo, Messi e Ibra não vão deixar os seus times, então ele será o único negociável - adiantou o empresário, frisando ainda o interesse do Real Madrid e do Manchester City no jogador.
Pacotão com Felipe Anderson?
Com a venda de Pogba por cerca de 100 milhões de euros, Mino Raiola aconselha o Juventus a construir um novo time, tal como fez em 2001, depois de vender Zidane ao Real Madrid. Com o dinheiro do craque francês, chegaram Giggi Buffon, Nedved e Lilian Thuram. Os bianconeri construíram uma nova geração vitoriosa com vários jogadores que viriam a conquistar a Copa do Mundo em 2006 com a seleção da Itália.
O time proposto pelo empresário conta com o brasileiro Felipe Anderson, do Lazio, e são quase todos jogadores da sua carteira: Donnarumma (Milan) no gol, Abate (Milan), Ely (Avelino) e Willems (PSV) na defesa. Verratti (PSG), Felipe Anderson (Lazio) e Mkhitaryan (Borussia Dortmund) no meio-campo; Berardi (Sassuolo), Zaza (Sassuolo) e Depay (PSV) no ataque e, como único centroavante, o jovem Kischna, do Ajax.
- Este é o time do futuro. Se eu tenho 100 milhões, compro todos - lançou o empresário.
Felipe Anderson está em grande forma pelo
Lazio (Foto: Agência Reuters)
Ibra e Balotelli evitaram briga
Enquanto se preocupa com o Juventus e era pós-Pogba, Raiola tem outro problema para resolver: Mario Balotelli. De estrela do calcio, o italiano passou a ser descartado pelo técnico Brendan Rodgers no Liverpool – quase não é opção para o treinador no banco de reservas e está decepcionado com ele próprio. Raiola, no entanto, tentou acalmar o jogador e garantiu ao italiano que não será vendido a outro time.
- Um dos grandes erros da minha carreira foi levar Balotelli do City para o Milan. Inicialmente, eu não concordei, mas ele me disse que precisava estar perto da mãe, dos amigos, que tinha saudades do seu país e eu quis ajudar. Mas deveria ter negado, porque o City é um grande clube, organizado, e não o teriam deixado cair nunca. A Inglaterra é o futebol que conta. Errei. Agora ele está no Liverpool e já disse ao Mario que tem um contrato de quatro anos e que dali ninguém o tira. O time tem de se adaptar a ele, e ele ao time. Ele está tranquilo, o vejo diferente de quando jogava no Milan e muito decepcionado com ele próprio. Está passando um momento que nunca tinha vivido antes, mas é inútil perguntar se o Liverpool é o time certo, porque o Liverpool é o único.
Raiola comparou ainda Balotelli a Ibrahimovic, o seu principal jogador e grande amigo, e revelou que o sueco não suporta o italiano.
- Ibra é diferente de Balotelli. Zlatan mete medo, é esperto, te faz mal. Mario não tem a garra de Ibra. Se os dois tivessem ficado juntos no Inter de Milão, teria sido bom para Mario, mas não para o Ibra. O Ibra teria perdido a paciência e batido nele. Ele não suporta o Mario, porque acha que ele desperdiça totalmente o seu talento.
Sobre o centroavante sueco, Raiola assegurou a sua permanência no PSG e anunciou que as duas partes podem, inclusive, prolongar o vinculo contratual do sueco, que termina em 2016.
- Ibra fica no PSG com certeza. Tem mais um ano de contrato e quem sabe não renova uma vez mais. Para mim, Ibra merece a Bola de Ouro dez vezes mais do que Messi. Por quê? Messi fez aquilo que fez no Barcelona, Ibra fez todos os seus times vencerem.
Mino Raiola chegou a se candidatar à
presidência da Fifa (Foto: Reuters)
FONTE:
Nenhum comentário:
Postar um comentário