sábado, 8 de novembro de 2014

Novo "Homem de Gelo" da F-1, Bottas minimiza vantagem sobre Massa

Destaque em 2014, lacônico piloto finlandês da Williams é o quarto no Mundial com 72 pontos a frente do brasileiro e tenta repetir Rosberg, Hakkinen e Raikkonen


Por


Valtteri Bottas GP da Rússia (Foto: AFP)
Valtteri Bottas subiu cinco vezes ao pódio 
este ano (Foto: AFP)


A Finlândia teve apenas oito pilotos correndo em 65 temporadas na Fórmula 1. Mas destes, três conquistaram títulos mundiais: Keke Rosberg (1982), Mika Hakkinen (1998 e 1999) e Kimi Raikkonen(2007). E das terras geladas do país escandinavo, outro piloto vem dando o que falar nesta temporada. Com 25 anos, Valtteri Bottas já subiu cinco vezes ao pódio este ano e ocupa uma excelente quarta posição no campeonato com 155 pontos contra 83 do companheiro de equipe, o brasileiro Felipe Massa, que só conseguiu um pódio até aqui na temporada.

A frieza e timidez dos pilotos finlandeses se tornaram famosas na categoria, tanto que Raikkonen tem até hoje o apelido de "Homem de Gelo". Bottas mantém a regra e não prima pela descontração. Embora mais atencioso do que Kimi, o piloto da Williams não é de se estender nas respostas aos jornalistas. Tampouco sorri com frequência. Mas na pista ele vem demonstrando talento para ser um novo "Homem de Gelo" até nos títulos. Será?

- Valtteri vem demonstrando muita capacidade nesta temporada. Sua habilidade e velocidade são incríveis, além de ele ser um piloto muito técnico. Estou muito feliz por poder trabalhar com ele. O futuro dele promete ser brilhante - disse ao GLOBOESPORTE.com o engenheiro de performance da Williams, Rob Smedley, no paddock de Interlagos.

Felipe Massa havia ultrapassado Valtteri Bottas na largada do GP dos EUA (Foto: Getty Images)
Em Austin, Bottas foi ultrapassado por Massa 
na largada e terminou a prova atrás do 
brasileiro (Foto: Getty Images)


A vantagem de 72 pontos sobre Massa e 11 a 6 nos treinos classificatórios é vista por Bottas sem muito entusiasmo. Para o finlandês, o brasileiro estaria bem mais perto na tabela não fossem acidentes na Austrália, Canadá, Inglaterra e Alemanha, e outros contratempos como na China (erro de pit stop da Williams), Bélgica (teve problemas aerodinâmicos no carro após Felipe acertar um pedaço de borracha no asfalto) e Rússia (falha na bomba de gasolina na classificação). Além de veloz na pista, Bottas mostra ser bem tranquilo em suas análises.

- Sim, existe uma vantagem, mas é preciso lembrar que Felipe teve uma temporada com muita falta de sorte - apontou Bottas.

No começo do ano, ambos viveram uma situação que poderia resultar num conflito. No GP da Malásia, Felipe Massa ocupava a sétima posição e ouviu uma ordem da equipe para permitir a ultrapassagem de Bottas. No entanto Massa não abriu a porta, o que gerou um desconforto inicial que acabou solucionado após pedido de desculpas da própria equipe. Sem outros problemas, Bottas exaltou o trabalho do brasileiro num ano bom para a Williams, terceira no Mundial de Construtores.

- Felipe sem dúvida é um grande piloto, muito experiente. Ele ajuda bastante a Williams e trabalha bem em equipe - afirmou.

Sobre a expectativa de mais um pódio no Grande Prêmio do Brasil, Bottas prefere esperar o resultado dos treinos de sábado após ficar em quinto nos primeiros treinos. Até porque a previsão é de chuva, o que é ruim para a Williams devido à dificuldade de os pneus atingirem a temperatura ideal no modelo FW 36.

- Não foi um dia ruim, mas precisamos esperar para ver se vai chover no sábado e domingo. Hoje (no seco) havia muita aderência. Não é uma pista ruim para nós, vamos ver - completou o sucinto Valtteri Bottas.


Circuito de Brasil formula 1 - 2 (Foto: Editoria de Arte)
Circuito de Interlagos recebe a penúltima etapa da 
temporada-2014 da Fórmula 1 (Foto:
 Editoria de Arte)


FONTE:

Nenhum comentário: