sábado, 8 de novembro de 2014

Caso semelhante ao do Botafogo derrubou o Guarani para a Série C

Bastidores FC

por Martín Fernandez


Como este blog revelou na última sexta-feira, o Botafogo está sob risco de perder seis pontos no Campeonato Brasileiro. O clube é cobrado na Fifa por não ter saldado uma dívida referente à venda do atacante Elkeson para o Guanghzou Evergrande, da China. A negociação ocorreu em 2012, mas a pena pode ser aplicada neste ano, se Botafogo não pagar até a semana que vem.

Tal punição não seria inédita no futebol brasileiro. Em 2006, o Guarani foi punido pela Fifa com perda de três pontos (hoje a pena aumentou para seis) por conta de uma negociação irregular ocorrida anos antes - a venda do lateral esquerdo Gilson para o Sumsunspor, da Turquia. 

A negociação ocorreu em 2003, o clube turco pagou pelo jogador, que nunca se apresentou. O caso foi parar na Fifa e só houve uma decisão três anos depois. A Fifa determinou a perda de pontos na competição que o Guarani estivesse disputando naquele momento - no caso, a Série B do Brasileiro.


O Guarani perdeu três pontos, terminou a competição com 44 pontos, em 18o lugar e caiu para a Série C no ano seguinte. Com um ponto a mais, teria se salvado.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/bastidores-fc/post/caso-semelhante-ao-do-botafogo-derrubou-o-guarani-para-serie-c.html

Nenhum comentário: