terça-feira, 2 de setembro de 2014

Procurador-geral do STJD acredita em exclusão do Grêmio na Copa do Brasil

Paulo Schmitt espera que haja "responsabilização nos termos da denúncia apresentada" no julgamento das 14h de quarta por injúrias raciais de torcedores


Por Porto Alegre

Paulo Schmitt julgamento STJD brasileirão 2013 (Foto: Edgard Maciel de Sá)Paulo Schmitt denunciou Grêmio, que vai a julgamentoFoto: Edgard Maciel de Sá)

O procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Paulo Schmitt, acredita que o mais provável seja a exclusão do Grêmio da Copa do Brasil, após o episódio de injúrias raciais contra o goleiro Aranha, do Santos, na última quinta-feira. O clube vai a julgamento nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro. O jogo da volta entre as equipes foi suspenso.

Schmitt não entrou em detalhes sobre expectativa em relação ao julgamento, mas sublinhou o artigo em que o Grêmio foi colocado na denúncia, que prevê perda de pontos, mas apenas em campeonatos ou torneios em que eles são computados, o que não ocorre na Copa do Brasil.

- Não se trata de expectativa, mas de que haja responsabilização nos termos da denúncia apresentada. Caso não haja atribuição de pontos pelo regulamento da competição, a entidade de prática desportiva será excluída da competição, torneio ou equivalente - disse, em contato com o GloboEsporte.com.

Paulo Schmitt não irá atuar no julgamento. Ele deve participar do segundo grau, no Pleno, ainda sem data marcada. No julgamento desta quarta-feira, a denúncia será feita pelo subprocurador geral, Rafael Vanzin. O Grêmio será representado pelo advogado Gabriel Vieira e aposta nas colaborações do clube à polícia na identificação dos suspeitos como trunfo para se livrar da pena mais pesada.

torcedora gremio racismo aranha (Foto: Reprodução/ESPN)Aranha foi xingado por torcedora na Arena(Foto: Reprodução/ESPN)

O Grêmio responderá por ato de discriminação racial por parte de torcedores, além do arremesso de papel higiênico no gramado e atraso. O clube corre risco de exclusão na Copa do Brasil e multa de até R$ 200 mil. A denúncia se apoia no artigo 243-G (discriminação racial) e no 213 (arremesso de objeto em campo), ambos do CBJD. O clube responde ainda ao artigo 191 por descumprir o regulamento e entrar em campo três minutos após o horário previsto.

A polícia gaúcha já identificou três torcedores e ouviu dois. Flagrada pelo canal ESPN chamando Aranha de "macaco", Patrícia Moreira deve prestar depoimento na quinta. Diante da repercussão, Patrícia evitou dormir em casa nos últimos dias. Ela se refugiou em residências de parentes e amigos para evitar retaliação. Pedras foram jogadas em direção a sua casa na noite de sexta-feira. O GloboEsporte.com visitou a região na tarde de sábado e ouviu os vizinhos. Amigos negros da menina de 23 anos garantem que ela não é racista.


Confira as notícias do esporte gaúcho no globoesporte.com/rs


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/rs/noticia/2014/09/procurador-geral-do-stjd-acredita-em-exclusao-do-gremio-na-copa-do-brasil.html

Nenhum comentário: