terça-feira, 2 de setembro de 2014

Mundial, dia 2: franceses estilosos, tropeço da Itália e susto dos EUA

Cabeleira vermelha de Ngapeth chama a atenção. Irã bate a Itália, e Estados Unidos só vencem a Bélgica no tie-break


Por Cracóvia, Polônia
Depois de um primeiro dia de festa na Polônia, com um jogo histórico para uma plateia de 62 mil pessoas, o Mundial masculino de vôlei engrenou neste domingo. Atuais tricampeões, os brasileiros ainda não entraram em ação, mas outros fortes candidatos ao título estrearam no segundo dia da competição. A Itália tropeçou no Irã e os Estados Unidos sofreram para vencer a Bélgica no tie-break.


volei italia x irã (Foto: Getty Images)
Os iranianos pintaram a cara e 
fizeram barulho na vitória 
sobre a Itália 
(Foto: Getty Images)



saiba mais

A França também mostrou força com uma vitória por 3 a 0 sobre Porto Rico. O destaque foi para as cabeleiras estilosas de Earvin Ngapeth e Nicolas le Goff. O show no dia foi completo pelas torcidas, que pintaram o rosto com bandeiras de seus países, fantasiaram-se e deram show na Polônia.

O Brasil, por sua vez, começa a caminhada em busca do tetra nesta segunda-feira, às 8h (de Brasília), contra a Alemanha. O SporTV transmite a partida ao vivo, e o GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real.


grupo a - austrália iguala a polônia

volei australia  x camaroes (Foto: Getty Images)Adam White acertou seis ataques para a Austrália contra Camarões (Foto: Getty Images)

Os anfitriões abriram o Grupo A e o Mundial com uma vitória por 3 a 0 sobre a Sérvia em uma quadra montada no estádio de futebol de Varsóvia. Festa à parte, a Austrália igualou o resultado da Polônia, só que jogando contra um adversário bem mais frágil: a seleção de Camarões. Poloneses e aussies dividem a liderança empatados em todos os critérios.O desempate será feito na próxima terça-feira, quando as equipes se enfrentam. Os australianos estão empolgados e acreditam que podem repetir as Olimpíadas de Londres, em 2012, quando venceram os poloneses.

- Estamos felizes pelo resultado. Não foi um jogo fácil (contra Camarões), porque cometemos alguns erros. As pessoas falam muito sobre nosso último jogo contra a Polônia nas Olimpíadas, mas isso está no passado. Temos de pensar no jogo de terça. Acreditamos que podemos vencer - disse o capitão Aidam Zingel.

A Argentina também venceu na estreia. O time superou os rivais sul-americanos venezuelanos por 3 a 0 e ocupam a terceira posição do Grupo A por terem tomado mais pontos que Polônia e Austrália.


grupo d - irã bate a itália, e bélgica faz jogo duro com eua

volei italia x irã (Foto: Getty Images)Bloqueio iraniano diminuiu o poder de ataque do italiano Zaytsev (Foto: Getty Images)

Grande sensação da Liga Mundial, quando foi o quarto colocado, o Irã abriu o Mundial mostrando que pode subir mais um degrau no Mundial da Polônia. Neste domingo, os asiáticas montaram uma forte muralha, que parou por 15 vezes o ataque da Itália em bloqueios. Foi o ponto forte da equipe, que tem como melhor campanha em Mundial apenas o 19º lugar de 1998 e 2010. Nem mesmo a boa atuação do oposto Ivan Zaytsev, com 19 pontos, salvou os tricampeões mundiais da derrota por 3 a 1. Agora Itália e Irã estão empatados nos duelos em 2014: 3 a 3.

- Jogamos contra um dos melhores times do mundo. Fomos muito mais pacientes e aprendemos a por vezes não decidir no primeiro ataque, como no passado. Tentamos parar o Zaytsev e tivemos sucesso - disse o técnico do Irã, Slobodan Kovac.

Atuais campeões da Liga Mundial, os Estados Unidos também quase tropeçaram na estreia. Os Dragões Vermelhos, como são chamados os belgas surpreenderam e conseguiram levar a partida para o set decisivo apesar da boa atuação do ponteiro Taylor Sander - o MVP da Liga Mundial fez 24 pontos. Mas a vitória foi americana, no tie-break.


volei belgica x eua (Foto: Getty Images)
Com 24 pontos de Taylor Sander (3), 
Estados Unidos venceram no tie-break 
(Foto: Getty Images)

- Eu acredito que esse jogo não foi uma surpresa. Estudamos a Bélgica.
Tenho um grande respeito pelo time. As pessoas nos veem como campeões da Liga Mundial, mas não significa que os jogos serão fáceis para nós. O primeiro jogo é sempre engraçado e estranho, mas acredito que vamos jogar melhor no campeonato, assim como a Bélgica. É uma equipe perigosa - disse o técnico americano, John Speraw.

A França assumiu a liderança do grupo ao vencer Porto Rico por 3 a 0. O jogo, porém, foi acirrado em todas as parciais - 25/23, 25/22 e 26/24.
estilo em quadra

Um dos principais jogadores da França, o ponteiro Earvin Ngapeth tem fama de "bad boy", chegou a ser expulso da seleção em 2010 por mau comportamento, mas voltou aos Bleus no ano passado. O jogador, que também é rapper nas horas vagas, chamou a atenção neste domingo, não por mau comportamento, mas pelo seu cabelo estiloso, pintado de vermelho. O central Nicolas le Goff não ficou muito atrás, com uma penteado ousado.


volei frança  x porto rico (Foto: Getty Images)
Ngapeth e Le Goff chamaram atenção 
por causa de penteados 
(Foto: Getty Images)



estilo fora de quadra
Se os poloneses fizeram um show no jogo de abertura, outras torcidas se destacaram nesse domingo, mesmo que em menor número. Os belgas colocaram fantasias para apoiar a equipe no acirrado duelo contra os Estados Unidos. Teve até torcedor que encarnou um Dragão Vermelho, apelido do time. Os iranianos também marcaram presença e fizeram muita pressão na Itália, que não suportou à força da equipe asiática.


volei belgica x eua (Foto: Getty Images)
Belga se veste de Dragão Vermelho 
para apoiar time nacional de vôlei 
contra os Estados Unidos 
(Foto: Getty Images)

Nenhum comentário: