quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Diretoria se antecipa a torcedores e paga um mês de direitos de imagem

Clube se beneficia de venda de mandos de campo. Após quatro meses de dívidas com jogadores e comissão, Botafogo deve ter setembro menos caótico


Por Rio de Janeiro

sede General Severiano Botafogo (Foto: Fred Huber)
General Severiano, sede do Botafogo 
(Foto: Fred Huber)


A recente ajuda financeira por parte de um grupo de torcedores para o pagamento de salários foi bem aceita pela diretoria do Botafogo. No entanto, mesmo em grave crise financeira, o clube conseguiu quitar um mês de direitos de imagem dos jogadores e um mês dos integrantes da comissão técnica, que estavam há quatro sem receber. A verba é oriunda do adiantamento de cotas da venda das partidas contra São Paulo (em Brasília), Corinthians e Flamengo (ambas em Manaus).

A partir deste mês de setembro, o grupo de torcedores passará a quitar os direitos de imagem do elenco, o que vai ocorrer até dezembro. Por enquanto, estes quase 20 benfeitores contribuíram com R$ 180 mil das carteiras de trabalho para os seis jogadores que não haviam sido contemplados com uma verba desbloqueada pelo Sindeclubes na Justiça, em agosto. Além disso, pagaram os direitos de imagem de Jefferson e Edílson.

Ainda com todas as suas receitas bloqueadas pela Justiça, o Botafogo está longe de quitar a dívida com jogadores e integrantes da comissão técnica. Mas o mês de setembro promete ser menos caótico nesse sentido. Afinal, o clube tem a sustentação de um tripé para amenizar a insatisfação e manter um ambiente saudável. A ajuda de torcedores somada a uma nova ação do Sindeclubes, além deste adiantamento das cotas da venda das partidas serão responsáveis por pagar os salários.

No dia 22 de agosto o Sindeclubes deu início a uma nova ação na Justiça para desbloquear uma verba de direitos de televisão que está retida a título de penhora. Isso deverá fazer com que o Botafogo possa pagar funcionários e pelo menos parte de uma folha mensal dos valores das carteiras de trabalho dos jogadores. Ainda não existe data para a liberação do valor retido, já que depende de trâmites burocráticos judiciais.

Além disso, o Botafogo decidiu direcionar parte da cota da partida contra o São Paulo, em Brasília, para quitar salários. Principalmente da comissão técnica - que inclui preparadores físicos, fisiologistas, fisioterapeutas e médicos -, que chegaram a ficar quatro meses sem receber. O clube já recebeu uma parte terá a disposição um valor que variou de acordo com o público presente no Estádio Mané Garrincha, na última quarta-feira (24.857 torcedores). Na primeira vez que adotou o procedimento neste Campeonato Brasileiro, no clássico contra o Fluminense, o Alvinegro faturou R$ 585 mil.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2014/09/diretoria-se-antecipa-torcedores-e-paga-um-mes-de-direitos-de-imagem.html

Nenhum comentário: